Lissauer anuncia revitalização do Bosque dos Buritis

Presidente do parlamento goiano, deputado Lissauer Vieira, e prefeito da capital, Iris Rezende, anunciam para breve execução do projeto que prevê nova vida para o parque urbano Bosque dos Buritis, no Setor Oeste de Goiânia, ao lado da Alego


O presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), deputado Lissauer Vieira (PSB), e o prefeito de Goiânia, Iris Rezende (MDB), em coletiva à imprensa na manhã desta quinta-feira, 15, anunciaram para breve a execução do projeto de revitalização do Parque Urbano Bosque dos Buritis. Eles não marcaram data para o início das obras, mas asseguraram que estão envidando todos os esforços para que isso ocorra ainda nesse semestre.

Iris Rezende cumprimentou Lissauer pelo trabalho que realiza à frente do Poder Legislativo goiano. Disse que a presença do presidente da Alego na solenidade, no Centro Livre de Artes, o emocionou. O prefeito anunciou concurso público no âmbito da Secretaria Municipal de Cultura, atendendo a reivindicação dos servidores que atuam na área. Afirmou que pretende realizar “muita coisa para que Goiânia se firme como referência nacional, principalmente no setor cultural, neste um ano e meio de gestão que lhe restam.

Lissauer Vieira também cumprimentou Iris pela gestão que realiza, em Goiânia, e manifestou convicção de que essa parceria pela revitalização do Bosque dos Buritis será materializada brevemente. “É muito importante saber que as autoridades políticas de Goiás não estão preocupadas em disputar espaço político, mas, sim, de firmar parcerias com vistas a oferecer melhor qualidade de vida para a população.”

O deputado adiantou que essa parceria para revitalizar o Bosque dos Buritis, que faz parte da vida da Assembleia, se dará de forma tranquila. Informou que a Alego vai cuidar da parte de legislação, técnica e jurídica, enquanto a Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) cuidará da parte operacional.

Representando o Governo de Goiás, participou da reunião o secretário da Casa Civil, advogado Anderson Máximo de Holanda. Entre os secretários municipais estavam o representante da área da Cultura, ex-deputado estadual Kleber Adorno; e da Comunicação, jornalista Vassil Oliveira. Iris disse que busca dar sequência ao trabalho planejado de Pedro Ludovico Teixeira ao criar a cidade de Goiânia. Frisou que a prefeitura, hoje, está pronta para realizar as obras tão reivindicadas pela população, especialmente na área de segurança pública.

A iniciativa é mais uma ação do projeto Viver Bem, da Alego, que tem objetivo de incentivar a saúde e o bem-estar dos servidores do Legislativo estadual, bem como da comunidade de modo geral. “Nesse caso específico do Boque dos Buritis nos juntamos com a Prefeitura de Goiânia e ainda estamos na expectativa de firmarmos mais parcerias para viabilizar melhor estrutura e revitalização desse importante parque da capital”, disse o diretor de Planejamento Estratégico da Alego, André Ariza, que acompanhou o presidente Lissauer Vieira na visita.

Ariza afirmou que a Alego irá colaborar com o projeto, principalmente na busca de união com outras instituições que possam colaborar com o projeto. “Parcerias importantes e com experiências nesse tipo de projeto poderiam ser feitas. Como exemplo podemos citar a Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Goiás (OCB-GO), que já desenvolveu um belo trabalho no Jardim Botânico.”

O diretor informou que a Alego já conseguiu a doação de dois conjuntos de equipamentos para a instalação de academias ao ar livre. “Um deles estamos repassando para que seja instalado aqui no Bosque dos Buritis. O outro iremos sortear dentre os municípios participantes da 1ª Corrida de Rua da Alego, que é uma outra ação na qual a Casa é parceira através do Projeto Viver Bem”, anunciou.

Para que o município possa concorrer aos equipamentos, o diretor lembrou que será requisito a inscrição de pelo menos cinco representantes da cidade na 1ª Corrida de Rua da Alego, bem como no momento do sorteio haver no mínimo um representante legal, que pode ser o prefeito, o vice-prefeito ou o presidente da câmara municipal.

Bosque dos Buritis
O Parque Urbano Bosque dos Buritis fica no Setor Oeste em Goiânia. A reserva ambiental é o mais antigo patrimônio paisagístico de Goiânia. Foi projetado no Plano Oriental da cidade para ser uma área verde. Possui 141.500 metros quadrados, cercado por árvores, lagos, e plantas rasteiras. Conta com três lagoas artificiais abastecidas pelo córrego Buriti e por vários canais subterrâneos. Em uma delas está o maior jato d'água da América do Sul.

Desde a ocupação da cidade até os dias atuais, a área vem experimentando muitas interferências que desfiguram suas características originais. A vegetação nativa foi, em certas partes, substituída por plantas exóticas, restando somente 10% da vegetação original. Já foram implantados no bosque calçadão de caminhada, alambrado, calçamento interno, meios-fios, lagos, cascatas e lanchonete.

No local, se encontra o Centro Livre de Artes, o Museu de Arte de Goiânia e duas obras que muito agradam o gosto dos goianienses e também dos turistas que passam por ali, que são: o Monumento à Paz Mundial, que abriga terras provenientes dos mais diversos países e uma fonte que chega a atingir cinquenta metros de altura, que é a maior da América do Sul, mas que atualmente está desativada.

Compartilhe

Comente: Lissauer anuncia revitalização do Bosque dos Buritis