Karlos Cabral celebra a Educação em sessão especial ao Dia do Estudante

Da tribuna da Assembleia Legislativa, ele falou "da imensa alegria de acolher a todos os presentes nessa noite histórica, onde cada um, cada uma, no seu tempo e espaço, contribuiu com a construção das lutas e marcos estudantis em Goiás"


O deputado Karlos Cabral (PDT) discursou durante a sessão especial em homenagem ao Dia do Estudante, de sua autoria, e prestou homenagem a pessoas que marcaram história no movimento estudantil e ainda contribuem com as lutas empreendidas pelos estudantes. Da tribuna da Assembleia Legislativa, ele falou "da imensa alegria de acolher a todos os presentes nessa noite histórica, onde cada um, cada uma, no seu tempo e espaço, contribuiu com a construção das lutas e marcos estudantis em Goiás".

“Duas razões me motivaram a propor essa sessão", justificou. "A necessidade de reconhecer as conquistas do movimento estudantil frente aos períodos de incertezas e ameaças ao estado democrático de direito no Brasil e o desejo de homenagear professores e alunos do Centro de Ensino de Tempo Integral (CEPI) Osório Raimundo de Lima, da cidade de Iporá, vencedores da etapa nacional da Olimpíada Internacional de Matemática Sem Fronteiras”, contou o deputado.

Karlos Cabral disse ainda que esse episódio mais recente é motivo de uma alegria singular, sendo a primeira instituição de ensino público a chegar a essa conquista no Brasil. Foram cinco medalhas nessa competição internacional, que conta com jovens de todo o mundo. Medalha de ouro para o nono ano, prata para o oitavo ano e bronze para o ensino médio.

“Por essa razão, homenageamos, nessa semana do Dia do Estudante, esses alunos e alunas que nos enchem de orgulho, à coordenação regional de Iporá, todos os professores e diretores do colégio. Por isso, essa Casa reconhece o esforço e o amor pela educação”, enfatizou Karlos.

Por fim, o parlamentar fez questão de ressaltar que a crise na Educação no Brasil, "não se trata de uma crise e, sim, de um projeto, orquestrado por agentes, que conscientes do efeito emancipador da educação, buscam o desmonte das políticas educacionais, que nos últimos anos foram responsáveis pela democratização do acesso à educação pública, gratuita e de qualidade, para grupos historicamente marginalizados e privados de direitos".

“Assistimos, nos últimos meses, a um brutal ataque do Governo Federal à educação pública. Foram cortes na educação: 30% do orçamento anual das Instituições Federais de Ensino, bloqueio de verbas, congelamento de compra de livros didáticos e a programas de apoio a creches. Fiz questão de trazer esse contexto para mostrar as razões pelo qual o grupo hoje homenageado é símbolo de resistência ao retrocesso e vanguardista na luta pela democracia brasileira”, concluiu Karlos Cabral.

Ascom Alego

Compartilhe

Comente: Karlos Cabral celebra a Educação em sessão especial ao Dia do Estudante