
Exposição 2012 já dita moda
Rio-verdenses correm em busca do traje típico para a tradicional exposição agropecuária. Moda inclui xadrez vibrante, chapéu colorido e cintos de strass. Comércio registra alta de até 30% para atender a demanda do estilo country
Todo ano junto com a época da tradicional festa agropecuária de Rio Verde chega também uma correria a lojas em busca de botas, camisas, chapéus e cintos, todos, com uma só exigência- que os acessórios sirvam para compor um look country, estilo típico das festas agropecuárias de todo país.
O mercado cresceu muito e hoje as novidades vão além de couros e pelos de animais e chegam aos strass dos cintos, as palhas coloridas dos chapéus tomando o espaço do tradicional marrom, e as camisas, que hoje são obrigatoriamente xadrez, mas não aqueles quadradinhos básicos monocromáticos. A tendência hoje são cores, e elas variam de rosa, verde, azul, lilás, amarelo e laranja.
Nessa época, o vendedor Robson Alves Gonçalves trabalha dobrado para atender os aspirantes a cowboys e cowgirls. Há mais de dois anos trabalhando em um loja especializada nessa área ele conta que todo ano chegam novidades para agradar os público local. "Cada festa é uma nova tendência que faz sucesso nas exposições pecuárias em outros estados e aparece por aqui também."
Segundo ele, esse ano a vedete serão as botas estilo texana em couro colorido que vão agradar a homens e mulheres. "Muitos modelos vieram no estilo masculino, mas as mulheres gostaram e adotaram um novo modelo de bota." Quanto à variedade, o vendedor garante que ela alcança todos os gostos e bolsos. "Temos couros de jacaré, bovino, avestruz, e preços que vão de R$ 200 a R$ 400 o par."
Além das camisas e camisetes xadrez, este ano os chapéus também ganharam novas formas, cores e acessórios. Batizados de estilo exótico, os apetrechos deixaram de lado cores e formas tradicionais e ganharam um visual mais moderno. "Temos chapéu rosa, azul, verde, com bijuterias penduradas, outros com as abas pequenas amassadas junto a lateral que dão um aspecto vintage, viraram febre na loja."
Cristais e Strass
A empresária Marcia Helena Oliveira Vilela comemora a variedade de cintos cravejados de pedras que imitam cristais e strass. "No ano passado tivemos alguns mais discretos, esse ano eles chegaram todos bordados com pedras grandes, pequenas, largos, finos, com cores, enfim, as mulheres terão muitas opções para brilhar nas festas."
Segundo Márcia, todo ano quando entra o mês de maio o movimento na sua loja aumenta cerca de 30% devido às festas do estilo country nas redondezas. A empresária conta que a cada ano a loja investe cada vez mais em opções para alimentar o mercado. "Nós trabalhamos com marcas especializadas nesse público e buscamos atualizar esse público com as novas tendências."
A empresária conta que a única coisa que não muda muito no gosto dos adeptos ao estilo é a calça jeans que entra festa e sai festa, mas deve permanecer básica. "Geralmente a cor é o denin e o modelo deve ser reto com a boca mais larga para abrigar o cano alto da bota. Algumas mulheres investem em um estilo básico, mas justo para usar a bota para fora da calça", finaliza.
Por Marisa Coutinho – Publicado no Jornal Tribuna do Sudoeste