Procon Rio Verde divulga preços de brinquedos para o Dia das Crianças

Variações de preços chegam à 277,84%. Brinquedo que obteve a maior diferença foi a boneca


Buscando auxiliar os consumidores que vão às compras para presentear no Dia das Crianças, data a ser comemorada neste sábado, 12, o Procon de Rio Verde divulga uma pesquisa de preços com 32 (trinta e dois) brinquedos, coletados em 4 (quatro) lojas da cidade.

Dentre os itens pesquisados, 5 (cinco) apresentaram uma variação de 277,84% entre menor e maior preço encontrado. Confira aqui na íntegra:

PESQUISA-DE-PREÇOS-DIA-DAS-CRIANÇAS

PESQUISA-DIA-DAS-CRIANÇAS-2019

De acordo com o órgão, o Dia das Crianças é a última data importante para o comércio antes do Natal e, com a proximidade, a perspectiva é de aumento da procura nos próximos dias por presentes nas lojas especializadas.

No entanto, aos pais cabem alguns cuidados para evitar aborrecimentos futuros. Para a ocasião, o Procon Municipal de Rio Verde orienta a população quanto aos cuidados na hora das compras para evitar futuros transtornos. Saiba mais:

    • Pesquisa
Dentre aos principais cuidados e orientações que poderão ajudar na hora da escolha dos presentes para as crianças é, antes de tudo, fazer uma pesquisa de preços antes de comprar um brinquedo, as formas de pagamento e as taxas de juros cuidadosamente.
      
“Existe grande variação de um estabelecimento para outro em relação ao mesmo produto. É importante destacar a necessidade de se informar sobre a política de troca, pois algumas lojas só efetuam a troca no prazo máximo de 7 dias”, esclarece a Coordenadora do Procon de Rio Verde, Ana Carolina Martins, que ressalta: "neste caso, o Procon orienta para que o consumidor solicite e faça constar esse direito na nota fiscal".

    • Ler manual
O consumidor não deve se deixar enganar com as ilustrações estampadas na embalagem. Deverá ler todas as informações sobre o brinquedo, inclusive o manual de instruções, que deve vir em português para facilitar a compreensão.
      
Também é importante observar na embalagem do produto os seguintes itens: idade da criança a que se destina; identificação do fabricante (nome, CNPJ, endereço); instruções de montagem, de uso e eventuais riscos que podem apresentar à criança, quando for o caso; número de peças e selo de segurança do INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial), indicando se o produto foi fabricado de acordo com as normas técnicas vigentes, juntamente com o selo de um órgão credenciado para testar sua qualidade.
      
    • Cupom Fiscal
Além disso, ao efetuar a compra, os pais devem exigir sempre a nota, cupom fiscal ou qualquer comprovante de compra emitido pelo caixa do estabelecimento. Segundo a coordenadora, estes documentos serão necessários, caso precise fazer valer seus direitos de consumidor. Sendo itens essenciais para abertura de uma eventual reclamação.
      
    • Garantia de fábrica
É preciso certificar-se, ainda, que o produto que está comprando tem garantia de fábrica e o tempo dessa garantia, bem como se existe Serviço Autorizado Credenciado no seu Município. Produto sem garantia de fábrica ou outra garantia contratual, de acordo com o Procon, tem garantia legal de 90 dias, necessitando o consumidor apresentar a nota fiscal para poder exercer o seu direito.
      
Se o produto apresentar problema, o fornecedor tem 30 dias a partir do dia da reclamação para resolver e, se não o fizer nesse tempo, o consumidor tem direito a: restituição do valor pago corrigido monetariamente, abatimento proporcional no preço ou substituição do produto por outro da mesma espécie e em perfeitas condições de uso.

    • Compras pela internet
As compras realizadas fora do estabelecimento comercial (por telefone, em domicílio, catálogo ou internet), dão ao consumidor o direito de arrependimento no prazo de 7 dias, contados da data da compra ou do recebimento do produto. “É importante que a população saiba que o Procon é um instrumento de orientação, não só ao fornecedor, mas também ao consumidor” reforçou.
      
    • Evite dívidas
O órgão ressalta que o consumidor não faça compras por impulso e observe o orçamento familiar para evitar o endividamento com compras a prazos e com juros a pouco mais de dois meses do Natal. “Evite levar os filhos aos estabelecimentos para comprar o presente. Muitos pais são influenciados pelas crianças na hora de escolher os brinquedos e, muitas vezes, agindo por impulso, compram desnecessariamente, o que pode vir a comprometer o orçamento familiar”, explica Ana Carolina.

Ascom - Prefeitura de Rio Verde

Compartilhe

Comente: Procon Rio Verde divulga preços de brinquedos para o Dia das Crianças