Na guerra dos aplicativos, quem ganha é o cliente

Uber, 99 e o recém-chegado BrailMob disputam clientes em Rio Verde


Em uma cidade de transporte público caro e ineficaz como Rio Verde, era natural que os aplicativos de transporte, assim que chegasse aqui, caíssem no gosto da população.

Nos últimos anos, muito se discutiu sobre o real impacto econômico de empresas como Uber e 99 no mercado que sempre foi ocupado pelo transporte público. No início desta semana, a Comissão de Viação e Transporte, da Câmara dos Deputados, exibiu alguns números que mostram um pouco sobre o cenário do jogo da mobilidade urbana no País.

De acordo com estudo feito pelo Gaesi, um grupo de pesquisadores sobre automação em mobilidade e outras áreas da Universidade de São Paulo, quase a metade das viagens (ou 49%) feitas pelo serviço Uber Juntos (serviço de carro compartilhado ainda não disponível em Rio Verde) custam o mesmo ou até menos que duas tarifas de ônibus municipal. Um carro pode pode levar até quatro pessoas.

O que chama a atenção é que o valor, superior àquele cobrado por um ônibus, não é um empecilho para os aplicativos. A mesma pesquisa mostra que 62% dos usuários do aplicativo eram “clientes” do transporte público, mas migraram para esse modelo. Os pesquisadores apontam ainda que há uma tendência de alta para a adesão de novos clientes, pois o índice de reclamação é baixo, a média de ocupação é menor que duas pessoas e o mais importante: consumidores se sentem mais confortável.

Em Rio Verde, milhares de pessoas usam os aplicativos de transporte todos os dias. E um novo está surgindo na praça. Trata-se do BrasilMob, que será lançado no dia 9 de novembro. De acordo com o proprietário do aplicativo, Felipe Gonçalves, “Esse aplicativo foi criado com base nas opiniões dos motoristas e passageiros, então somos Brasil, valorizamos o Brasileiro e suas ideias. Para motoristas, temos taxa única de porcentagem de 10%, Não é pegadinha é real. O motorista precisa baixar o aplicativo e fazer seu cadastro. E entrar em contato. Para passageiros, valor das corridas acessível para todos, dando a oportunidade para que possam usufruir dos passeios com sua família, além de termos o cartão fidelidade que se em um mês o passageiro fizer no mínimo 10 corridas, na 11ª não paga nada no raio de 8km”, explicou.

Para celulares Android, o aplicativo pode ser baixado no link: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.mestredosaplicativos.brasilmob&hl=pt_BR

Compartilhe

Comente: Na guerra dos aplicativos, quem ganha é o cliente