PES 2020: as 5 principais mudanças no game

Novidades na jogabilidade, nas licenças e no próprio nome do título da Konami


O eFootball PES 2020 deu o pontapé inicial dos games de futebol neste ano e já está disponível para PlayStation 4, Xbox One e PC.

O novo título da Konami trouxe mudanças para a franquia -- algumas mais sutis, outras mais notórias. Abaixo, listamos as cinco principais:

O nome
Até então, o jogo era anualmente chamado de Pro Evolution Soccer + o número do ano em questão, normalmente um à frente do lançamento (ex: Pro Evolution Soccer 2019 ou, em formato reduzido, PES 2019. A partir desta edição, o nome é eFootball PES 2020. Direto na sigla e com o acréscimo do "eFootball". De acordo com a Konami, a decisão se deve a um "reposicionamento da marca e ao foco em eSports". O antigo torneio PES League agora dá lugar às competições eFootball em duas categorias: eFootball.open e a eFootball.Pro.

A câmera
A câmera de PES 2020 está diferente no jogo e os jogadores vão perceber assim que o juiz apitar e a bola rolar. Mais distante do campo e com mais lentidão na transição das jogadas, a ideia da Konami foi se espelhar às transmissões de futebol da vida real e trazer, portanto, mais vivacidade dentro do jogo. Vale lembrar que a qualquer momento é possível alterar a câmera como você bem preferir -- mas vale a pena testar e ter uma visão mais ampla das quatro linhas.


Novas licenças
Como todo ano, há uma renovação das licenças e exclusividades, tanto em PES como no concorrente FIFA. A grande novidade para o público brasileiro é a presença da Série B do Brasileirão, algo que os fãs pediam há muitos anos -- a Série A também está de volta. Na Europa, o licenciamento continua complicado, mas as apostas pontuais da Konami se mostraram certeiras ao conseguir a exclusividade da gigante Juventus e retornos de times como Manchester United e Bayern de Munique.


Novos "dibres"
Os "dibres" foram repensados em eFootball PES 2020. Com ajuda do embaixador do game e ex-jogador Andrés Iniesta, o jogo traz uma nova técnica de drible dinâmico com o joystick direito, que permite escapar de espaços apertados ou desviar de ataques sem alterar a direção.

Modos clássicos reformulados e recém-chegados
A Master Liga, queridinha dos jogadores de PES, chegou com grandes mudanças, sendo a principal um novo sistema de diálogo interativo, além do sistema de transferência novo e da presença de personagens lendários como Maradona, Zico e Cruyff; também é possível personalizar os logotipos dos patrocinadores. O recém-chegado Matchday, por sua vez, traz eventos semanais onde a precisão dos passes e gols contribuirão com pontos para seu time. No fim de cada semana, os que tiverem melhor desempenho de cada lado serão escolhidos como representantes na Final, com transmissão ao vivo para os usuários do game.

Compartilhe

Comente: PES 2020: as 5 principais mudanças no game