O que é feminização facial, para que serve e quando é indicado?

Rosto feminino possui suas características específicas, de um jeito mais suave e harmonioso.


Rosto feminino possui suas características específicas, de um jeito mais suave e harmonioso. Para transexuais e transgêneros a mudança de sexo passar por um momento importante, onde transita muito pela identidade.

E a feminização facial é um tema muito envolvido nessa questão. Por isso, abaixo, entenda mais o que é, para que serve e onde fazer. 

 

O que é a feminização facial?

É um conjunto de procedimentos cirúrgicos que visam dar traços femininos em pacientes transexuais e transgêneros. A face nos dá a primeira impressão visual e nos permite de uma forma rápida atribuir diretamente o sexo da pessoa.

Conhecida também como FF (Feminização Facial), este procedimento vem crescendo sua procura devido ao fato de tornar essas características mais suavizadas e harmonizadas, deixando mais semelhante a um rosto feminino.

 

Para que serve a feminização facial?

Como dito anteriormente, a feminização facial, através de processos cirúrgicos, com alterações dos tecidos moles e mais duros, darão a quem se submeter a tal processo, características mais femininas ao seu rosto.

Dessa forma, ela serve principalmente a transexuais e transgêneros em processo de mudança de sexo.

 

Quando é indicado?

Mas não só para pacientes transexuais e transgêneros a cirurgia de feminização facial é indicada. Mulheres com em casos de reconstrução de faces mutiladas devido a algum trauma ou patologia. Além, é claro, de casos mais estéticos, onde a mulher julga ter um rosto menos feminino, podem ser considerados.

 

Onde realizar a cirurgia de feminização facial?

Apenas em clínicas autorizadas e com especialidade na área de harmonização facial. É muito importante sempre ficar atento aos locais, a fim de evitar problemas maiores no processo de recuperação e alcançar o melhor resultado.

Já o profissional que poderá realizar a feminização facial, varia entre: cirurgião plástico, dentista, dermatologistas.

 

Em quanto tempo se tem o resultado esperado?

Segundo o Dr. Luiz Paulo Barbosa, o resultado esperado surge após sumir os inchaços e edemas do rosto, que duram por volta de 10 a 15 dias. Já o resultado 100%, ficará entre 3 e 6 meses, onde até esse período, ainda haverá inchaço residual pouco perceptível.  

 

Quais os procedimentos necessários?

Existem diversos procedimentos que irão variar da necessidade ao gosto do paciente. Podemos citar alguns abaixo:

Frontoplastia óssea:

Suavização da testa com diminuição das proeminências ósseas.

Avanço do Couro Cabeludo: cirurgia associada à frontoplastia que permite uma diminuição da altura da testa dando um ar mais feminino ao paciente transgênero.

Levantamento das Sobrancelhas:

Permite reposicionar o músculo frontal mais superiormente e pode ser usada nas pacientes femininas com queda do supercílio pela idade.

Mentoplastias e Osteotomias dos Maxilares:

Mobilização dos ossos faciais e maxilares permitindo uma mudança espacial em todas as dimensões, sendo muito importante na transição da face masculina para a feminina.

Rinoplastia:

Cirurgia indicada para correção estética do nariz.

 

Quais os cuidados pós cirurgia de feminização facial?

O médico responsável pelo procedimento irá recomendar repouso, drenagem e até dietas mais específicas dependendo de cada paciente.                    

 

 

 

 

 

 

Compartilhe

Comente: O que é feminização facial, para que serve e quando é indicado?