Como prevenir problemas nas articulações?

Ossos, articulações e músculos trabalham juntos na complexa rede do sistema musculoesquelético.


Ossos, articulações e músculos trabalham juntos na complexa rede do sistema musculoesquelético. Sua função é permitir movimento para o corpo humano, graças principalmente às articulações, que é onde os ossos se unem. Mas como prevenir problemas nas articulações?

As extremidades dos ossos são cobertas por uma fina camada de cartilagem que amortece a articulação e ajuda a distribuir a carga uniformemente quando a pressionamos. A superfície lisa e escorregadia permite que nossos ossos se movam livremente, sem atrito.

Muitas doenças ósseas surgem quando as articulações estão danificadas, portanto, saber como prevenir problemas nas articulações é fundamental para ter uma vida de qualidade.

Tratamento de doenças articulares

Seu tratamento dependerá do tipo de lesão, já que haverá lesões mais ou menos graves.

Lesões menos graves

Para sua recuperação, um conjunto de descanso com gelo é recomendado para lesões, ou seja, muito descanso, uso de gelo na parte afetada. 

Em seguida, será feita uma compressão da área (para diminuir o suprimento sanguíneo) e, finalmente, a elevação da parte lesada para reduzir a pressão arterial na área. 

O uso de medicamentos anti-inflamatórios é recomendado para aliviar a dor, reduzir o inchaço e ser capaz de mover bem a articulação.

Também é importante continuar com uma série de procedimentos quando você já se curou, como aplicar calor antes de fazer qualquer tipo de exercício na área afetada. E, finalmente, aplique gelo após o exercício para evitar qualquer inflamação.

Lesões mais graves 

Neste caso, recomenda-se ir a um profissional para que ele possa recomendar o tipo de medicamento adequado ou, em casos muito graves, fazer uma operação.

Articulações, flexibilidade de movimento

Muitas de nossas atividades diárias exigem articulações saudáveis e funcionais. Enquanto alguns, como os joelhos, fornecem estabilidade, outros, como os pulsos e tornozelos, nos permitem nos mover.

Mas as articulações, que podem ser de diferentes tamanhos e formas, são suscetíveis a desgaste e danos por vários motivos, como lesões ou doenças como artrite. 

A cartilagem da articulação se desgasta com a idade, e é por isso que algumas pessoas têm desconforto articular causado pela incapacidade de produzir colágeno, a proteína que ajuda a preservar as articulações em condições normais.

Os joelhos são uma das partes mais afetadas porque eles possuem um trabalho realmente difícil. À medida que envelhecemos, a cartilagem do joelho se desgasta, os ossos começam a se esfregar e o revestimento da articulação não pode produzir líquido sinovial suficiente (lubrificação).

Protegê-los é uma medida preventiva que deve começar desde a infância, escolhendo hábitos saudáveis para que, na velhice, nenhum problema grave apareça.

Além disso, o quadril é outra área que é suscetível a esse tipo de condição. Muitas pessoas, a partir dos 40 anos, relatam dores nos ossos do quadril, mas não sabem que esse problema é devido, em grande parte, a perda de flexibilidade por causa do desgaste das articulações.

Portanto, no resto desse artigo, vamos ver como prevenir problemas nas articulações.

Como prevenir problemas nas articulações?

De fato, nunca é tarde demais para começar a pensar na saúde das articulações. A dor não precisa fazer parte do processo de envelhecimento se começarmos a mimar o corpo adequadamente.

Para isso, basta colocar em prática as seguintes dicas:

1. Faça exercício físico

Se você quer evitar ter problemas nas articulações, é fundamental incluir o exercício físico em sua rotina diária. Afinal de contas, ele fortalece os músculos ao redor das articulações e, portanto, a probabilidade de sofrer algum problema diminui consideravelmente.

Existem muitos exercícios que você pode fazer, mas a natação é, certamente, o mais recomendado, pois não sobrecarrega de nenhuma forma as articulações. Uma caminhada, dependendo do seu estado de saúde, também pode ser uma boa opção.

2. Mantenha um peso saudável

As articulações são projetadas para suportar uma certa quantidade de força. Se estivermos acima do peso, é provável que estejamos colocando mais pressão sobre elas do que pensamos. Cada quilo extra que ganhamos coloca mais pressão em nossos joelhos.

A perda de peso reduz significativamente a dor, a função e a rigidez do joelho associadas à osteoartrite do joelho. Por isso, se você está começando a sentir dor nas articulações, perder peso pode ser uma excelente opção.

3. Coma uma dieta saudável

Manter uma dieta saudável também é essencial. Assim, podemos fazer com que o corpo obtenha todos os nutrientes necessários para manter a saúde em dia. 

Por exemplo, a vitamina E tem propriedades anti-inflamatórias e níveis saudáveis têm sido associados a um menor risco de danos às articulações e células ósseas. Podemos encontrá-la no abacate, sementes de girassol ou nozes.

4. Mantenha hábitos posturais corretos

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a má postura é uma das principais causas de problemas nas articulações.

Isso sobrecarrega todas as articulações, o que gera tensão adicional nos joelhos, quadris e coluna. De fato, manter a cabeça ereta, os ombros para trás e a coluna reta é muito importante.

Caso você tome remédios para dor de coluna frequentemente, é essencial visitar um especialista que possa verificar se suas articulações estão em boas condições ou não.

5. Mantenha uma boa hidratação

A água constitui 80% da cartilagem do corpo. Se não ficarmos bem hidratados, o corpo extrai água da cartilagem e de outras áreas, o que, sem dúvida, prejudicará as articulações. Assim sendo, tomar água é um passo fundamental para preservar as articulações.

6. Descanse suficientemente

O descanso é essencial porque promove a desinflamação e ajuda na saúde das articulações. É uma das melhores maneiras de proteger as articulações e não requer nenhum esforço. Em suma, o mau descanso pode acabar em articulações rígidas e doloridas.

7. Tome suplementos dietéticos

A glucosamina e o sulfato de condroitina são substâncias que ajudam a manter as articulações lubrificadas e regenerar e reparar cartilagens danificadas. Uma revisão revelou que a glucosamina administrada por seis semanas reduz a dor e melhora a função em pessoas com osteoartrite.

O uso de suplementos como o colágeno, no entanto, gera debate sobre sua real eficácia nas articulações, portanto, eles devem sempre ser tomados sob supervisão médica.

Compartilhe

Comente: Como prevenir problemas nas articulações?