Descubra se você pode escolher o seu aparelho ortodôntico e como escolher

O aparelho ortodôntico faz parte da vida de muitas pessoas, sendo um tratamento muito comum, principalmente durante a adolescência e juventude.


O aparelho ortodôntico faz parte da vida de muitas pessoas, sendo um tratamento muito comum, principalmente durante a adolescência e juventude.

 

Dessa forma, mesmo sendo algo costumeiro, muitas pessoas acabam tendo medo de colocar o aparelho dentário, imaginando ser necessário colocar o fixo tradicional, que muitas vezes é mais dolorido e acaba não tão estético para muitos pacientes.

 

Entretanto, com o avanço das tecnologias e das soluções tecnológicas em todas as áreas do mercado, surgiram novos tipos de aparelhos que se propõem a arrumar a posição dos dentes, de forma mais estética e muitas vezes, até mesmo mais rápida.

 

Portanto, confira a seguir quais são os tipos de aparelhos, sejam eles tradicionais ou alinhadores invisíveis e entenda como escolher o melhor para você.

 

Quais os tipos de aparelhos mais comuns hoje? Quais são suas principais diferenças?

Confira a seguir quais são os principais tipos de aparelhos ortodônticos atualmente, e quais suas principais características.

 

  1. Braquetes metálicos simples com “elásticos”

Esses aparelhos, conhecidos como fixo, é o famoso tradicional, comum na vida de diversos jovens e adolescentes, que possuem ligaduras elásticas coloridas.

 

Além de ser o mais tradicional, ele acaba sendo o que possui menor custo, e portanto, o mais acessível.

 

  1. Porcelana com “elásticos” e braquetes transparentes:

Esse tipo de aparelho, também fixo, é um primeiro formato que se propõe a ser um aparelho invisível.

 

Em suma, eles acabam sendo similares ao aparelho fixo tradicional, porém, algumas peças têm a intenção de serem transparentes, ou até mesmo, com a mesma cor do dente, para que o alinhador não possa ser distinguido da arcada dentária.

 

  1. Braquetes metálicos autoligantes

Esse tipo de aparelho dispensa as ligaduras elásticas e metálicas ao redor do braquete. São os mais eficazes que existem. Isso porque, eles acabam oferecendo um tratamento mais rápido.

 

  1. Braquetes transparentes (porcelana) autoligantes

Esse modelo de aparelho possui uma alta eficácia estética, por trabalhar e entregar uma “invisibilidade” maior. Além disso, ele também é capaz de acelerar o tratamento, fazendo com que o paciente precise fazer o uso dele por menos tempo.

 

Por esses motivos, ele acaba sendo um dos mais caros e mais inacessíveis do mercado.

  1. Transparentes

Esse tipo de aparelho é considerado por muitos especialistas como um dos mais modernos da atualidade. Isso porque, eles se resumem a moldes transparentes que são móveis e encaixáveis no dente.

 

Por sua modernidade, ele acaba apresentando um alto custo, bem como tratamento altamente estéticos como as lentes de dentes.

 

Para saber mais sobre lentes, basta pesquisar sobre “facetas de porcelana antes e depois”.

 

  1. Aparelhos dentários linguísticos

Por último, mas não menos importante, esse modelo também é considerado um aparelho ultramoderno, uma vez que ele é colocado na parte interna dos dentes, sem nem chegar a transparecer.

 

Por esse motivo, a sua manutenção acaba sendo mais complexa, fator que acaba elevando o custo desse tipo de tratamento.

Como escolher o melhor aparelho ortodôntico?

O primeiro passo para entender qual o melhor aparelho dental a se colocar é indo fazer uma visita a um especialista dentista.

 

Isso porque, o profissional poderá te passar informações sobre custo-benefício, tempo de tratamento, bem como um dentista informa o valor clareamento dental.

 

Dessa forma, o dentista também poderá indicar quais são os melhores aparelhos para serem colocados de acordo com cada caso, indicando quais são as características que devem ser priorizadas na hora de fazer essa escolha.

 

Em resumo, normalmente, o dentista também pode indicar qual o melhor modelo observando o perfil da pessoa e entendendo com qual opção ela irá se adequar.

Afinal, não tem nada melhor do que procurar a opinião de um especialista.

 

Além disso, antes de escolher de fato qual será o aparelho, compare o custo-benefício, pesquise relatos e avaliações na internet de pessoas que já usaram, pois isso pode te ajudar.

 

Vale lembrar que esse tipo de busca também é válida e pode ser feita para qualquer tipo de tratamento que você precise fazer, inclusive para pacientes que desejam saber questões como: “preços de implantes dentários”.

 

De modo geral, a melhor forma de escolher o seu aparelho é sempre avaliando suas prioridades e necessidades, dentro disso, um profissional de odontologia irá te passar o mais recomendado.

 

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.

Compartilhe

Comente: Descubra se você pode escolher o seu aparelho ortodôntico e como escolher