O que fazer para as orquídeas florir?

O que pode estar sendo feito de errado para as orquídeas não florirem, é um questionamento bem comum. Existem, na verdade, vários fatores que podem estar causando esse problema.


Flowers Orchid Nature - Foto gratuita no Pixabay

O que pode estar sendo feito de errado para as orquídeas não florirem, é um questionamento bem comum. Existem, na verdade, vários fatores que podem estar causando esse problema.

Quanto à orquídea, ela é uma planta que realmente precisa de uma atenção especial, e que requer muita paciência, pois é bem sensível à luz e às mudanças de tempo.

Por isso, se você está com dificuldades para fazer a sua orquídea florescer, separamos algumas dicas e ideias para você adaptar, e tentar fazer aí na sua casa.

Os nutrientes importam!

As plantas necessitam de vários nutrientes. Alguns dos principais são: o nitrogênio, que regula a fotossíntese, o crescimento e a construção de proteínas e aminoácidos; o fósforo, que auxilia no bom desenvolvimento das raízes; o potássio e o boro, que trabalham na produção das flores, frutos e folhas.

No caso das orquídeas, a falta de algum desses ingredientes pode fazer com que elas não floresçam. 

Portanto, preste atenção nos cuidados que você precisa ter com a planta para que, assim, ela possa fluir de maneira correta, trazendo flores lindas para deixar o ambiente mais bonito e alegre.

Confira mais dicas de nutrientes para flores no I love Flores: https://iloveflores.com/

Como usar a luz adequadamente?

Caso você cuide adequadamente da sua orquídea, mas ela ainda assim não esteja florescendo, pode significar que ela esteja com a falta de luz natural. 

Você pode ouvir bastante que as orquídeas não gostam de sol, mas isso não significa que você precisa retirar todo o sol da planta. 

Por isso, comece a adaptar a planta com um pouquinho do sol, aquele de manhãzinha, mais ou menos das 6 horas às 9 horas da manhã, que costuma ser fraco. Isso fará uma grande diferença para a sua orquídea.

Orchids Blossoms Orchid Flower - Free photo on Pixabay

Aplique adubo 

Uma dica rápida, essencial e fácil para ajudar a sua planta a florescer, é adubá-la. O adubo é uma das melhores formas para garantir que sua orquídea fique nutrida e floresça. 

Para isso, você pode optar pelo adubo mineral, ou então o adubo orgânico. Além disso, você tem a opção de comprá-lo em alguma floricultura, ou qualquer outro lugar que venda, mas também pode produzi-lo em casa. 

Há vários ingredientes que podem ser usados como adubo como, por exemplo, a borra de café, casca de ovo, casca de banana, e restos de alimentos, como alguns legumes e vegetais.

Troque o substrato

O substrato é a base que dá sustentação para o crescimento da planta. Você não precisa, necessariamente, trocá-la, pois um substrato pode durar anos mantendo-se suficiente para uma planta. 

Porém, às vezes mudá-lo pode fazer com que sua orquídea conheça novos ares, e crie uma sustentação mais firme e forte. 

Ademais, sua orquídea pode não estar florindo por conta de ter um substrato que já se encontra envelhecido. Experimente colocar carvão vegetal, ou então fibra de coco como substrato.

Compartilhe

Comente: O que fazer para as orquídeas florir?