Quantos Dentes Os Cães Têm?

Enquanto a maioria dos cães definitivamente tem mais latido do que mordida, nossos amigos peludos carregam muitos dentes.


Enquanto a maioria dos cães definitivamente tem mais latido do que mordida, nossos amigos peludos carregam muitos dentes.

Um cão adulto deve ter 42 dentes no total, e esse número de dentes deve permanecer o mesmo durante toda a vida adulta.

Embora nossos cães sejam geralmente muito menores do que nós humanos, eles têm muito mais dentes do que nós.

Os humanos só têm 32 dentes, e isso só se você tiver a sorte de ter todos os dentes do siso.

Assim como nossos próprios dentes, os 42 dentes adultos do seu cão precisam durar a vida toda e não voltarão a crescer se os perderem ou forem removidos.

Como os brancos perolados do seu cão têm que durar toda a vida, é importante escová-los regularmente para mantê-los limpos e saudáveis ​​e fazer check-ups dentários anuais com o veterinário, assim como você cuida de seus próprios dentes.

Você quer que esses dentes estejam brilhando quando seu cão lhe der um grande sorriso brega.

Todos Os Cães Têm O Mesmo Número De Dentes?

Todos os cães terão o mesmo número de dentes, independentemente de sua raça e tamanho.

Se você tem um pequeno Chihuahua ou um enorme São Bernardo, todo cão adulto terá 42 dentes.

Alguns cães podem estar perdendo um ou dois dentes após perdê-los durante uma doença ou acidente, ou porque foram extraídos por um veterinário.

Por exemplo, um cão com doença gengival grave pode ter alguns dentes removidos para tratar a doença.

Quantos Dentes Os Cachorros Têm?

Pode parecer surpreendente, mas os filhotes têm apenas metade dos dentes de um cão adulto, embora a princípio, seu filhote não tenha nenhum dente.

Quando os filhotes nascem, eles são cegos, surdos e desdentados, assim como as crianças humanas, os filhotes desenvolvem um conjunto de dentes decíduos, ou dentes de leite, que eventualmente cairão e serão substituídos por seus dentes adultos.

Eles têm 28 dentes de leite no total e começarão a surgir quando seu filhote começar a dentição a partir de 2 semanas de idade.

Todos os 28 dentes do filhote devem estar presentes quando atingirem 8 semanas de idade.

No entanto, seu filhote não terá esses dentes por muito tempo porque quase assim que os dentes de leite surgirem, eles começarão a cair novamente.

Quando Os Cachorros Perdem Os Dentes?

Os filhotes começam a dentição novamente a qualquer momento após as 8 semanas de idade, o que significa que, quando você trouxer seu novo filhote para casa, poderá encontrar alguns dentinhos no chão (embora a maioria dos filhotes acidentalmente engula seus dentes de leite soltos).

Com 10-12 semanas de idade, os dentes decíduos do seu cachorro começarão a cair e serão substituídos por dentes adultos.

Levará alguns meses para que seu conjunto de novos dentes brilhantes cresça adequadamente.

Os dentes de um filhote tendem a cair da frente primeiro, com os molares na parte de trás geralmente sendo os últimos a cair e serem substituídos por dentes adultos.

Se o seu cachorro não perder todos os dentes de leite por algum motivo, eles precisarão ser removidos por um veterinário.

Uma vez que seu filhote tenha cerca de 6 meses de idade, ele deve ter perdido todos os dentes de leite e ter todos os 42 dentes permanentes adultos.

 

 

Quantos Conjuntos De Dentes Os Cães Têm?

Os cães terão dois conjuntos de dentes em sua vida, a primeira são os dentes decíduos, ou “dentes de leite”, que terão por alguns meses quando filhotes.

Esses dentes caem e abrem espaço para os dentes permanentes adultos do seu cão.

Se o seu cão perder um dente adulto, ele não voltará a crescer, os dentes do seu cão são para toda a vida, então eles precisam de cuidados.

Que Tipos De Dentes Os Cães Têm E Para Que Servem?

Os cães têm quatro tipos diferentes de dentes na boca, estes são incisivos, caninos, pré-molares e molares.

Estes são os mesmos tipos de dentes que nós humanos temos, e eles fazem um trabalho semelhante quando seu filhote está mastigando durante o jantar.

No entanto, você provavelmente notou que os dentes do seu cão não se parecem em nada com os seus.

Os caninos de um cão são muito mais parecidos com presas para começar, e seus molares não são quadrados e planos como um molar humano.

Incisivos

Os incisivos de um cão são os pequenos dentes bem na frente da boca, esses pequenos dentes têm apenas uma raiz.

Os cães têm 12 incisivos no total, sendo 6 na mandíbula superior e 6 na inferior.

Os incisivos são usados ​​para pegar coisas ou para raspar e mordiscar, por exemplo, seu cão usará seus incisivos para se limpar, mordiscando qualquer inseto ou sujeira presa em sua pele, mas também usará seus incisivos para roer e raspar a carne de um osso.

Caninos

Os dentes caninos são assim chamados porque os cães têm um conjunto bastante impressionante.

O nome próprio é “cúspides”, mas todos os chamam de presas ou caninos e são os inconfundíveis dentes longos na frente da boca do seu cão, entre os incisivos e pré-molares.

Seu cão usa seus caninos para perfurar, agarrar e segurar coisas, bem como para rasgar sua comida.

Seu cão deve ter 4 dentes caninos, sendo 2 na mandíbula inferior e 2 na parte superior.

 

Pré-Molares

Os pré-molares são os dentes menores, quase triangulares, atrás dos caninos do seu cão.

Estes são os dentes mais abundantes na boca do seu cão e devem ter 16 deles, são 8 pré-molares em cada mandíbula e 4 em cada lado da boca.

Os pré-molares são usados ​​para triturar e mastigar alimentos, e sua forma triangular os torna muito úteis para cortar alimentos.

Quando seu cão mastiga um brinquedo, ele tende a usar o lado da boca e usar os pré-molares.

Veja acessórios para pet.

Molares

Os dentes caninos molares parecem muito diferentes dos de um humano, ao contrário de nossos molares planos, que são ótimos para triturar grãos e vegetais, um cão tem molares bastante afiados e triangulares.

Eles ainda são usados ​​para mastigar seus alimentos e dividi-los em pedaços menores, eles simplesmente não evoluíram para triturar alimentos como os dentes humanos.

Os pré-molares e molares de um cão são bastante semelhantes, exceto que seus molares geralmente são muito maiores.

Excepcionalmente, os molares de um cão não são divididos igualmente entre suas mandíbulas.

Eles têm dez molares no total, com quatro na mandíbula superior e seis na inferior.

Saiba mais sobre dentes caninos, clique aqui.

Compartilhe

Comente: Quantos Dentes Os Cães Têm?