Frações: Confira este guia e saiba como ela pode ser cobrada no ENEM

O assunto ‘frações’ é muito presente e forte na matemática como um todo. Por isso, não poderia ficar de fora do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio).


O assunto ‘frações’ é muito presente e forte na matemática como um todo. Por isso, não poderia ficar de fora do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio).

Contudo, as operações com fração no ENEM geralmente não são como muitas pessoas pensam, dado o teor e os objetivos do exame.

Continue lendo para saber mais sobre o que são frações e os seus variados tipos, e como se preparar para “encontrar” esse assunto na prova do ENEM

Frações: o que são?

As frações são a representação matemática de uma divisão igualitária ocorrida entre dois números, chamados de numerador e denominador.

Os números fracionários, como são conhecidos os resultados de uma fração, podem ser representados assim:

  • 2/10: dois décimos.

Neste exemplo, ‘2’ é o numerador, enquanto ‘10’ é o denominador.

Tipos de fração

Existem frações de vários tipos diferentes. Conheça os principais a seguir!

  • Frações próprias: neste caso, o numerador precisa ser maior que ‘0’ e maior que o denominador;
  • Frações impróprias: aqui, os numeradores são maiores que os denominadores;
  • Frações equivalentes: as frações equivalentes são conjuntos de frações que, apesar de terem composições diferentes, apresentam um mesmo resultado;
  • Frações mistas: as frações mistas podem tanto ser enxergadas como um segundo tipo de frações impróprias. Também podem ser representadas por um numerador fracionário e um denominador inteiro;
  • Frações aparentes: neste tipo de fração, o numerador é múltiplo do denominador;
  • Frações decimais: nas frações decimais, o denominador sempre é um número múltiplo de 10 (exemplo: 100, 1000).

Além destas, existem as frações irredutíveis, algébricas, egípcias, unitárias, compostas e contínuas.

Operações com frações

As frações podem ser representadas em todas as quatro operações fundamentais da matemática, a saber: adição, subtração, multiplicação e divisão.

Com isso, vários outros problemas matemáticos, baseados nas operações fundamentais, podem ser solucionados com o uso da fração. Entretanto, existem algumas regras que precisam ser observadas na hora de adicionar, subtrair, multiplicar ou dividir frações.

Veja as regras para cada tipo de operação em específico:

  • Adição com frações: na adição de frações, soma-se os numeradores e repete-se os denominadores, se forem iguais. Contudo, se os denominadores forem diferentes, as regras do Mínimo Múltiplo Comum (MMC), devem ser aplicadas até se chegar a denominadores diferentes;
  • Subtração com frações: aqui, aplicam-se as mesmas regras vistas na adição;
  • Multiplicação com frações: para multiplicar frações, basta multiplicar numerador por numerador e denominador por denominador, sempre de par em par;
  • Dividir com frações: primeiro, a primeira fração deve ser multiplicada pelo inverso da segunda (denominador no lugar do numerador). Por fim, o resultado da multiplicação deve ser dividido por dois.

Fração no ENEM: como se preparar

Como todo e qualquer assunto de matemática básica, as frações estão presentes no ENEM, que é em suma um exame que afere os conhecimentos adquiridos nos ensino médio, onde elas são reforçadas.

Porém, a fração no ENEM não se manifesta de forma explícita, em questões próprias, em todos os casos. Existem, sim, questões que pedem a solução para conjuntos de frações, mas elas estão cada vez mais escassas.

Na maioria das ocasiões, questões baseadas em raciocínio lógico e que demandam uma interpretação de texto apurada são colocadas, e a melhor forma de resolver essas questões é fazendo o uso de frações.

Portanto, a melhor forma de se preparar para encarar as frações no ENEM, é observar, em provas passadas, os padrões das questões que envolvem o assunto para não ser pego de surpresa.

Além disso, praticar resolvendo exercícios envolvendo fração, melhora o desempenho. Questões de ENEM com frações, disponíveis na internet, são as mais indicadas para serem usadas nesta preparação.

Veja este exemplo de questão de fração do ENEM:

Questão: (ENEM 2014) Mário preencheu 3/4 de uma jarra de 500 mL com refresco. Na hora de servir a bebida, ele distribuiu o líquido igualmente em 5 copos de 50 mL, ocupando 2/4 da capacidade de cada um. Com base nestes dados responda: que fração de líquido restou na jarra?

  1. 1/4
  2. 1/3
  3. 1/5
  4. 1/2

Resposta: d) 1/2.

Para chegar ao resultado, primeiro calcula-se a quantidade de refresco que está na jarra:

  • 500ml x ¾ = 500 x 3 / 4 = 1500/4 = 375ml

Em seguida, o cálculo precisa definir a quantidade de refresco nos copos:

  • 50ml x 2 / 4 = 50 x 2 / 4 = 100 / 4 = 25ml
  • 25ml x 5 (quantidade de copos) = 125ml

Por fim, temos a quantidade de líquido que sobrou na jarra:

  • 375ml - 125ml = 250ml (resultado final)

Na enunciado, a questão informa que a jarra possui a capacidade total de 500ml. Como vimos, o cálculo informa que 250ml, a metade da capacidade total da jarra, foram utilizados.

Com isso, é correto afirmar que a fração que representa o resultado é ½.

Conclusão

Neste artigo, que é um verdadeiro guia sobre frações, é possível conferir os detalhes sobre o conceito básico desse assunto matemático e os seus vários tipos.

Por fim, o usuário, seja ele estudante ou não, pode ficar por dentro de como se dá a fração no ENEM, aprendendo a se preparar para o que vem no exame.

Compartilhe

Comente: Frações: Confira este guia e saiba como ela pode ser cobrada no ENEM