Culinária chinesa: conheça 8 pratos típicos da China

A China possui uma das mais antigas e exóticas culinárias do mundo.


Principais Características da Culinária Chinesa

Antigamente, imperadores chineses realizavam diversas festas, onde buscavam servir banquetes, como uma forma de oferenda aos deuses e aos espíritos, para que, em retorno, o povo recebesse sucesso e prosperidade nas colheitas. Para a produção desses pratos, surgiram nos palácios vários chefes de cozinha, responsáveis pela criação de alguns dos pratos mais famosos da culinária chinesa, que são preparados e consumidos até os dias de hoje.

Só lembrando que no Brasil podem encontrar comida chinesa vejo o Cardápio China in Box.

culinária chinesa é muito famosa pela sua riqueza de detalhes, sabores, textura e cores. É comum encontrar comidas chinesas que mesclam doce e salgado, agridoce e picante, macio e crocante, frio e quente, etc. Assim, baseando-se no Yin e Yang, a culinária chinesa busca complementar polos opostos. Além disso, outra característica importantíssima é o aroma dos pratos. Determinados ingredientes são utilizados, não apenas para melhorar o gosto da comida, mas simplesmente para tornar o seu cheiro agradável. Os cortes dos alimentos também são fundamentais, pois quando as comidas são pequenas, é mais fácil consumi-las utilizando o famoso palitinho chinês – igualzinho ao “hashi” japonês.

A China é um país gigantesco que abriga uma população enorme e se divide em várias regiões. Desse modo, é natural que de norte a sul seja possível encontrar diferentes pratos, ingredientes e receitas nas diferentes províncias que compõem o país. No Norte da China, por exemplo, é muito comum o consumo de massas e frituras, enquanto na região sul, os pratos são bem mais variados. Pela sua grandeza territorial e cultural, a China também abriga uma imensidade de iguarias, como carne de cachorro, gafanhoto, cobra, entre outras, principalmente devido ao seu passado histórico, marcado por revoluções e guerras violentas que levaram a população chinesa à miséria e à fome. Porém, sua culinária também é marcada por pratos não tão exóticos, que são admirados e degustados ao redor de todo o mundo: yakissoba, rolinho primavera, frango xadrez, etc. Além disso, muitos dos pratos típicos do país foram utilizados como modelo para as culinárias do Japão, da Tailândia e do Vietnã.

Quanto aos principais ingredientes utilizados nas receitas chinesas, é possível citar itens como tofu, soja, arroz, flor de Lótus, cogumelos, frutos do mar e peixes. Como a agricultura é uma das suas principais atividades econômicas, o trigo e o arroz também são alguns dos elementos mais importantes da culinária chinesa. O arroz é um ingrediente milenar na China  e o trigo é essencial, pois é a base de um dos alimentos mais servidos nos pratos chineses: o macarrão.

O povo chinês também utiliza a comida para fins medicinais, religiosos, filosóficos e políticos. Outra característica inusitada da culinária chinesa é que as refeições grupais são entendidas como um ato de cooperação entre amigos e familiares, por exemplo, onde existe o costume de uns servirem aos outros.

 

Pratos Típicos Chineses

Yakissoba

Um dos pratos chineses mais famosos é o “macarrão de sobá frito de Okinawa”. O prato é composto por um macarrão que pode ser frito numa chapa, ou não, e que, geralmente, é do tipo talharim ou do tipo lámen. Hoje em dia, é possível encontrá-lo em praticamente todas as grandes cidades ao redor do mundo, seja em restaurantes, feiras, fast-foods ou festivais tradicionais chineses.

 

 

culinária

 

Além da receita típica, existem variações famosas deste prato, como os chamados rolinhos-primavera camponeses e os rolinhos-primavera vietnamitas. Os primeiros são recheados basicamente de carne de porco salteada, com molho de soja, óleo de gergelim, camarão, cogumelos, pimentão vermelho, repolho e vinho chinês. Já na receita do Vietnã, que também é comum em muitos países, os rolinhos-primavera são de mariscos cozidos, aletria de feijão, cenoura ralada e ervas aromáticas.

Frango Xadrez

Neste prato o frango é frito e refogado com cubos de cebola, pimentão, salsão e gengibre ao molho de soja.

Lámen Chinês

O lámen chinês é um prato composto por macarrão e uma sopa de ossos de porco, peixe ou frango, com molho tarê. Este prato, mais especificamente o lámen, foi popularizado por se transformar em um “macarrão instantâneo” – o famoso miojo que conhecemos.

 

Tofu Recheado

O Tofu Recheado surgiu graças ao imperador Zhu Yuanzhang, da Dinastia Ming. Uma vez, quando o jovem rei estava faminto, ele se dirigiu a uma casa onde pediu alimento para uma senhora, que lhe ofereceu restos de tofu recheado com carne e verduras. Ao tornar-se imperador, o tofu recheado com carne passou a fazer parte do seu cardápio.

 

Camarão à moda de Xangai

O camarão à moda de Xangai é um prato de camarão cinza frito, refogado no saquê.

Rolinhos-primavera

Os rolinhos-primavera chineses são muito populares, talvez até mesmo quanto o yakissoba. Estes deliciosos salgadinhos, adotados em praticamente todo o mundo, são rolos relativamente pequenos feitos com massa de farinha, tipicamente de arroz, água e sal, recheada de vegetais e que, ocasionalmente, levam carne ou camarão. Eles são, na maior parte das vezes, fritos e servidos com molhos tradicionais de sabor forte. O nome “primavera” foi dado porque originalmente os rolinhos eram preparados no Ano Novo Chinês, que é também conhecido como “Festa da Primavera”.

 

culinária

 

Chop Suey

O Chop Suey consiste em pequenos pedaços de carne cozidos e salteados com legumes. São tipicamente servidos com arroz, mas também podem ser acompanhado de noodles, na versão americana.

 

Pato à Pequim

O Pato à Pequim, também chamada de “pato laqueado”, é fervido e assado, e cortado em tiras. Ele é servido ao molho agridoce e com massas que se parecem com panquecas. Este prato costumava ser uma das receitas tradicionais servidas aos oficiais de alto escalão da China.

Compartilhe

Comente: Culinária chinesa: conheça 8 pratos típicos da China