Conheça o antes e depois do forno elétrico

O forno não possui data de criação, surgiu primeiro uma espécie de construção para receitas como pães e outros assados. Isso evolui na idade média, sendo registrado o primeiro forno em 1490 na Franç


O forno elétrico foi uma invenção moderna que trouxe mais praticidade à cozinha. Cozinhar é uma arte que acompanha a história da humanidade e os fornos fazem parte de diversos preparos. Foi necessária muita evolução até chegarem os modelos atuais.

O forno não possui data de criação, surgiu primeiro uma espécie de construção para receitas como pães e outros assados. Isso evolui na idade média, sendo registrado o primeiro forno em 1490 na França. Os fornos de ferro começaram a ser comercializados somente em 1728, sendo ainda muito simples.

O mais interessante é que foi somente em 1800 que houve a invenção do forno de ferro para várias panelas. Houveram fornos de carvão e querosene para competir, mas o de ferro ainda continuou a ser predominante. Não foi até 1826 que o primeiro fogão à gás surgiu com sucesso.

O fogão a gás continuou a evoluir lentamente, principalmente pela falta da estrutura do gás encanado. Na década de 10 foi criado um fogão revestido de esmalte, o que o tornava mais simples de limpar.

Por fim, surge o forno elétrico. A verdade é que não há consenso sobre quem o inventou, mas muitos atribuem ao Thomas Ahearn em 1882. De toda forma, a primeira patente foi dada em 1896 por William Hadaway.

Como funciona um forno elétrico

O forno elétrico foi evoluindo com o tempo e seu funcionamento ficou mais simples para o consumidor. Com a aplicação das bobinas de aquecimento com resistor, os fornos elétricos ficaram muito mais simples de entender. Elas também são aplicadas em outras partes da cozinha, como em churrasqueiras elétricas.

 

O resistor tem uma ação idêntica ao aquecer a água em um chuveiro elétrico. No contato com a água dissipa a energia em forma de calor, esquentando-a. É interessante, porque no fogão não é necessário esse contato direto entre alimento e fonte de calor.

Por ser uma região isolada o calor se propaga facilmente e é necessário um tempo para esfriar completamente, mesmo após desligado. Existem três modelos, de bancada, mesa e embutidos, o que muda entre eles essencialmente é peso e design.

Vantagens do forno elétrico

Os fornos elétricos foram evoluindo com o tempo e suas vantagens também aumentaram. O forno elétrico tem menos umidade e entrega mais calor. Seu calor também é mais durável, graças a boa propagação de sua construção.

Esses fornos também possuem auto limpeza, facilitando a manutenção da higiene do produto. Tal recurso colabora na durabilidade do forno. A segurança dos fornos elétricos é maior, especialmente para pessoas que não estão acostumadas a cozinhar.

Uma das poucas opções possíveis para preparos de carnes. Eles são repletos de funcionalidades, mesmo nos modelos mais simples.

Funções do forno elétrico

Além de assar, ao escolher qual o melhor forno eletrico, veja se permite diversas outras preparações em seus pratos que deseja. A maioria deles possuem um termostato com regulador de temperatura. Combinado com timer ou aviso sonoro, são funções que dificilmente fornos à gás entregam na mesma faixa de preço, e suficiente para diferentes pratos.

Muitos fornos possuem funções de regulagem de temperatura avançadas. A função de convecção, por exemplo, há uma circulação maior do ar e do calor feita por um ventilador. A função descongelar é super interessante para quem não possui microondas. Nela é ligado somente o ventilador para permitir a circulação do ar e descongelar mais rápido.

Existem funções de grill e outras específicas para pães, por exemplo. Claro que seu preço varia de acordo com cada adicional, mas esses são bônus. Eles tornam sua vida na cozinha mais prática, mesmo que não sejam essenciais para o uso do forno.

E é por isso que ele vem conquistando cada vez mais espaço na cozinha brasileira. O custo-benefício do forno elétrico é algo a se considerar, além de sua constante evolução.

Compartilhe

Comente: Conheça o antes e depois do forno elétrico