A importância de ter um site para as empresas locais

Descubra mais sobre a importância de ter um site para empresas locais e faça seu projeto ou negócio deslanchar seguindo nossas dicas e segredos para websites.


Toda empresa com atuação limitada a uma determinada região pode se beneficiar de criar um website. Existem diversas razões que justificam a importância de se criar um site com informações sobre a empresa, e nós falaremos mais sobre eles.

Com as explicações deste artigo, ficará claro que não só são os grandes negócios que obtêm vantagens em ter uma página na web. Além do mais, não existe qualquer limitação quanto ao setor de atuação das companhias.

Sem mais delongas, vamos aos motivos pelos quais você deve considerar ter ou melhorar o site e a presença digital de sua empresa.

 

Motivos para uma empresa local ter um site

Não é novidade que qualquer cliente ou possível consumidor dos produtos ou serviços de uma empresa estará conectado à internet. Hoje em dia, todos se conectam de absolutamente qualquer lugar via dispositivos móveis, e isso vale para negócios locais.

 

O fato do seu negócio ser dedicado a uma região delimitada não indica que não é interessante estar presente na rede global. E, para provar isso, elencamos os principais motivos para colocar o seu site on-line.

 

1 - Incremento à reputação da empresa local

Tudo e todos estão conectados e presentes na internet, seja em sites próprios ou redes sociais. Consequentemente, negócios que não possuem presença forte na internet não passam credibilidade ao resto do público.

 

Um site não é só um local para disponibilizar informações on-line, pois já temos redes como Facebook, LinkedIn e tantas outras para isso. É uma demarcação de um território de forma mais concreta, ainda que digital, que gera confiança para seu público-alvo.

 

2 - Estratégia de branding

Uma empresa local estabelece sua marca por meio de produtos ou serviços originais e via publicidade, mas um site pode auxiliar neste processo. Quanto mais canais forem utilizados para divulgar o negócio, mais relevante a marca será.

 

Como isso é algo importante tanto para multinacionais quanto para empresas pequenas ou restritas a um local, trata-se de mais um motivo relevante.

 

3 - Cartão de visitas

Uma página em rede social é de fácil criação, enquanto um site bem estruturado demanda esforço e custos. Ao criar uma simples página na web, com boa estrutura e conteúdo, uma empresa está se apresentando como séria.

 

O endereço web pode, por exemplo, ser adicionado a cartões de visita no sentido literal, ou estar presente em qualquer produto da empresa. Então, a pessoa que tiver interesse terá uma boa impressão ao visitar o site do negócio local.

 

4 - Aumento das vendas

Seja a prestação de serviços ou a venda de produtos, o que gera receita para a empresa tende a aumentar exponencialmente em termos de demanda.

 

Não é só porque a página passa a estar acessível de qualquer lugar, a partir de qualquer dispositivo com internet. A própria página pode servir como loja, seja via catálogo ou formulário, para a conclusão de um pedido.

 

Com maior comodidade e eficiência, clientes podem fechar mais negócios e, obviamente, isto será benéfico para a empresa. Um exemplo do sucesso desta estratégia são as lojas on-line, que já são quase 1 milhão, segundo a UOL Economia.

 

O que é preciso para uma empresa local ter um site?

Muitas pessoas ainda pensam que é complicado configurar um site e adicionar conteúdo, ou que precisam de profissionais para isso. A criação passa por processos simples, e então sim, um site pode ser criado de forma prática ou com a ajuda de especialistas.

 

Escolhendo um domínio e um serviço de hospedagem

Primeiro, é preciso decidir qual será o domínio. Trata-se do nome registrado do site e o que vai na barra de endereços para acessar, e que você também incluirá em seus cartões de visitas e perfis nas redes sociais.

 

Basta acessar um site de registro de domínios, ou adquiri-lo junto ao serviço de hospedagem (às vezes oferecido gratuitamente como pacote). O custo é bastante baixo e pago somente uma vez ao ano.

 

Então, você pode escolher um serviço de hospedagem. Quem quiser saber mais sobre servidores como o Hostinger, Meste do Hospeda Site possui um artigo indicando-o como uma ótima opção para pequenos websites. Para empresas locais, com um tráfego reduzido e sites simples, também será um custo baixo e mensal.

 

Para fins de testes e adaptação ao mundo web, as empresas locais podem testar como funciona uma plataforma gratuita. Segundo esta notícia, a Google oferece um site para isso, mas é bastante limitado e não recomendamos.

 

Edição e conteúdo

Por fim, por meio do painel do serviço de hospedagem, qualquer pessoa sem conhecimento técnico pode editar sua página. Seja por meio de uma ferramenta de criação de websites ou contratando alguém que trabalhe com web design, a página rapidamente está pronta.

 

O ideal é adicionar todo o conteúdo relevante sobre a atuação da empresa, local onde atua e principais formas de contato. Mantenha a página limpa e somente com conteúdo pertinente à sua atividade.

 

Considerações Finais

Com quatro importantes motivos para ter uma página na web dedicada à sua empresa local, não restaria motivo para não a criar. Mesmo assim, ainda indicamos os caminhos mais fáceis para quem tem receio de alto investimento de tempo ou dinheiro.

 

Assim como a atuação da empresa com foco local, o site pode ser restrito em termos de conteúdo ao básico. Já é ótimo para conquista de melhor reputação e expansão da marca, além de ser um canal extra de comunicação com clientes.

 

A partir do mais simples, as possibilidades em termos de mais conteúdo são diversas e podem tornar o site ainda mais relevante. Mediante a escolha correta do serviço de hospedagem, não será preciso ter receio quanto à segurança e manutenção do website.

 

Com isso, basta dar início aos passos indicados neste artigo para ver as mudanças serem traduzidas em termos de receita para o seu negócio.

 

Compartilhe

Comente: A importância de ter um site para as empresas locais