Líder Vitor Hugo e ministro Tarcísio garantem atenção especial para Goiás nos investimentos em infraestrutura de transportes

Eles ressaltaram a importância de o Legislativo e o Executivo trabalharem em parceria em prol dos projetos e ações do Governo Bolsonaro que vão melhorar os transportes no Brasil, destravar e simplificar a economia e gerar empregos e renda


O líder do Governo na Câmara, deputado Major Vitor Hugo (PSL-GO), e o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, anunciaram nesta quinta-feira (22) uma série de melhorias que serão feitas nos próximos três anos, durante a gestão do presidente Jair Bolsonaro, na infraestrutura de transportes de Goiás. O objetivo é assegurar um amplo desenvolvimento econômico no estado, com profundos avanços nos setores de rodovias, ferrovias e aeroportos.

Vitor Hugo e Tarcísio Freitas também ressaltaram a importância de o Legislativo e o Executivo trabalharem em parceria em prol dos projetos e ações do Governo Bolsonaro que vão melhorar os transportes no Brasil, destravar e simplificar a economia e gerar empregos e renda. Eles se reuniram, na Câmara dos Deputados, com os vice-líderes Carlos Henrique Gaguim (DEM-TO), Darcísio Perondi (MDB-RS), Guilherme Derrite (PP-SP), Herculano Passos (MDB-SP), José Medeiros (PODE-MT), José Rocha (PL-BA) e Lucas Vergilio (Solidariedade-GO).

O líder Vitor Hugo destacou, entre as demandas do interesse de Goiás que tem encaminhado ao governo, a duplicação da BR-153, importantíssima para levar o desenvolvimento ao norte do estado; e a duplicação da BR-364, a partir do município de Jataí e passando por Mineiros. Vitor Hugo lembrou que esteve no final de julho em Anápolis com o presidente Bolsonaro, o governador Ronaldo Caiado e o ministro Tarcísio na assinatura da concessão da Ferrovia Norte-Sul, obra esperada há mais de 30 anos pelos goianos. 

O ministro Tarcísio salientou a importância da atuação do líder do Governo na Câmara: “Há muita coisa na logística de Goiás que está sendo feita, e tenho contado aqui com o apoio da bancada federal do estado, em particular do deputado Major Vitor Hugo, que tem sido incansável na luta pela infraestrutura de Goiás.”

“É lógico que precisamos ter um olhar especial para Goiás, pelo tamanho do estado, pela pujança, pela importância econômica, e também pela amizade de mais de 25 anos que tenho com Vitor Hugo, com quem venho tratando das questões do estado desde a transição. Antes da minha posse, quando eu ainda era ministro indicado, fizemos a primeira visita a Goiás — estivemos em Anápolis, numa conversa muito produtiva”, disse o ministro.

Balanço de ações
Tarcísio Freitas informou que o governo tem priorizado a manutenção e a recuperação da malha rodoviária, citando como exemplos as BRs 158, 153, 364 e 452.

“Lançamos a consulta pública da BR-153, de Anápolis até Aliança do Tocantins – vamos ter a duplicação desse trecho, com investimentos a serem realizados no âmbito da concessão. É importante, neste momento, participar da estruturação deste projeto, na consulta pública, para que já possamos ver necessidades e incorporar dispositivos”, afirmou o ministro.

Ele citou também a concessão do aeroporto de Goiânia, que está em estudo e será feita em outubro do próximo ano.

“Assinamos o contrato de concessão da Ferrovia Norte- Sul em 31 de julho, aniversário de Anápolis. Isso inaugura uma nova era em termos de logística: vamos ter o trem realmente passando, subindo em direção ao Norte de imediato. E, agora, teremos R$ 3 bilhões de investimentos na ferrovia, que ligará os portos de Santos (SP) e Itaqui (MA)”, lembrou. “Goiás com certeza será muito beneficiado pela passagem da Ferrovia Norte-Sul, que vai operar não só grãos, mas contêineres e carga em geral”, acrescentou.

Ainda neste ano, segundo o ministro, será assinado o contrato de prorrogação da Estrada de Ferro Vitória-Minas, que terá uma contrapartida importante, a construção da Ferrovia de Integração do Centro-Oeste: “Vamos ligar o Vale do Araguaia, a cidade de Água Boa (MT) a Mara Rosa (GO). Será mais uma ferrovia que vai passar por Goiás, que vai se integrar à Ferrovia Norte-Sul; então, nós viabilizaremos essa importante conexão, e isso transformará a logística do estado.”

Tarcísio Freitas disse que o governo está trabalhando na concessão da BR-060, abrangendo a BR-364, de Jataí até Mineiros; de Mineiros até Rondonópolis; e incluindo a BR-452, até o terminal da hidrovia Tietê-Paraná.

“Há vários outros desafios, e tenho certeza de que o ministro Tarcísio vai ter um olhar muito especial por Goiás. Esse é o nosso pleito. É um prazer ter um grande amigo à frente da infraestrutura do Brasil”, concluiu o deputado Vitor Hugo.

Compartilhe

Comente: Líder Vitor Hugo e ministro Tarcísio garantem atenção especial para Goiás nos investimentos em infraestrutura de transportes