Soja começa a ocupar os campos de Rio Verde, mas chuva irregular ameaça o início da safra
Município pode cultivar cerca de 450 mil hectares na temporada 2026/2027, porém produtores avançam com cautela para evitar germinação desigual e prejuízos com replantio
As plantadeiras começaram a cruzar as propriedades rurais de Rio Verde, dando forma a mais uma safra de soja. A movimentação no campo marca o início de um novo ciclo econômico para o município, mas a chegada das máquinas não elimina a principal dúvida deste começo de temporada: haverá chuva suficiente para sustentar as sementes depois que forem colocadas no solo?
A semeadura da safra 2026/2027 avança em ritmo cauteloso no Sudoeste Goiano. Temperaturas elevadas e precipitações localizadas dificultam uma largada uniforme, fazendo com que produtores observem não apenas a chuva registrada em um único dia, mas principalmente a sequência prevista para as semanas seguintes.
Na área atendida pela Comigo, cooperativa sediada em Rio Verde, a expectativa é de cultivo de aproximadamente 2,4 milhões de hectares. Somente no município rio-verdense poderão ser plantados cerca de 450 mil hectares de soja, uma das maiores áreas entre as cidades da região.
O tamanho dessa lavoura ajuda a explicar por que cada mudança no comportamento das chuvas repercute diretamente sobre a economia local. A soja movimenta revendas, transportadoras, oficinas, armazéns, cooperativas, prestadores de serviços e uma extensa cadeia de empregos que acompanha o calendário agrícola.
Primeiras chuvas ainda não garantem segurança
A chuva que molha a superfície pode ser suficiente para estimular a germinação, mas não necessariamente para sustentar a planta jovem durante os dias seguintes.
Esse é o risco que mantém parte dos produtores em compasso de espera. Quando a semente começa a germinar e a umidade desaparece antes do estabelecimento da lavoura, cresce a possibilidade de falhas no estande, desenvolvimento irregular e necessidade de replantio.
A previsão climática para outubro indica maior risco de precipitações abaixo da média em boa parte de Goiás. Nesse cenário, as pancadas podem ocorrer de maneira isolada, alcançando algumas propriedades e deixando outras praticamente sem água.
O início de outubro teve períodos de instabilidade e previsão de pancadas de chuva em Rio Verde, mas a própria natureza localizada das precipitações impede que o cenário seja considerado regular em toda a zona rural.
Para o agricultor, portanto, não basta olhar para o céu e perceber a formação de nuvens. É necessário verificar a umidade acumulada no perfil do solo e a possibilidade de novas chuvas depois da semeadura.
Goiás avança, mas ainda abaixo de outras regiões
Os levantamentos disponíveis apresentam diferenças no percentual já semeado em Goiás. Uma análise divulgada pelo Sindicato Rural de Rio Verde apontou aproximadamente 7% da área estadual plantada no começo da semana, enquanto outra avaliação publicada em 8 de outubro estimou avanço de cerca de 5%.
A diferença pode decorrer das datas de coleta, das fontes consultadas e da velocidade das operações entre um levantamento e outro. As duas análises, entretanto, concordam que o clima permanece como o principal fator de atenção.
Enquanto Goiás começa com prudência, estados como o Paraná avançaram mais rapidamente devido às condições de umidade. A comparação mostra que o plantio brasileiro não ocorre de maneira uniforme e que cada região precisa adaptar o calendário à realidade do solo.
Calendário foi antecipado para aproveitar janelas de umidade
Nesta safra, a Agência Goiana de Defesa Agropecuária autorizou excepcionalmente a presença de plantas de soja no campo a partir de 20 de setembro. A data original seria 25 de setembro.
A antecipação atendeu a um pedido da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás e da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Goiás. O objetivo foi permitir que os agricultores aproveitassem pequenas janelas de umidade abertas pelas primeiras chuvas.
A medida, porém, não significou uma recomendação para plantar a qualquer custo. A decisão continuou nas mãos de cada produtor, considerando o volume recebido na propriedade, as características do solo e as previsões para os dias posteriores.
A data final para a semeadura permanece em 2 de janeiro de 2027. Os produtores também devem cumprir as obrigações sanitárias, incluindo o registro das áreas cultivadas e o monitoramento das lavouras.
Área pode crescer, mas produção está projetada para cair
A estimativa da Safras & Mercado aponta que Goiás poderá cultivar aproximadamente 5,005 milhões de hectares de soja na temporada 2026/2027. Isso representaria aumento de 1,3% em relação aos 4,94 milhões de hectares da safra anterior.
Apesar da expansão da área, a produção estadual foi projetada em cerca de 18,924 milhões de toneladas, número 1,3% inferior às 19,170 milhões de toneladas obtidas no ciclo passado. A produtividade média estimada recuaria de 3.900 para 3.800 quilos por hectare.
Essas projeções ainda poderão mudar conforme o comportamento do clima. Uma boa distribuição das chuvas durante a germinação, o desenvolvimento vegetativo e o enchimento dos grãos poderá elevar o rendimento. Em sentido contrário, períodos prolongados de calor e estiagem poderão reduzir o potencial das lavouras.
Replantio aumentaria custos de uma safra já cara
O temor de perder a primeira semeadura ganha peso porque os custos de produção seguem elevados. Uma lavoura que precisa ser replantada exige novas sementes, mais combustível, horas adicionais de máquinas e outra aplicação de mão de obra.
Além da despesa direta, existe o custo do tempo. A soja plantada mais tarde também será colhida depois, reduzindo a janela disponível para o milho de segunda safra.
Em Rio Verde, onde soja e milho formam uma sequência fundamental para a atividade agrícola, qualquer atraso pode se espalhar pelo restante do calendário. A colheita posterior da soja empurra a semeadura do milho para uma época de maior risco climático, aumentando a possibilidade de a cultura atravessar períodos secos antes de completar o desenvolvimento.
Por isso, a cautela observada neste início não significa necessariamente atraso. Para muitos produtores, esperar alguns dias por uma sequência mais confiável de chuvas pode ser economicamente mais seguro do que entrar imediatamente no campo e correr o risco de fazer todo o trabalho novamente.
Safra movimenta muito além das porteiras
O avanço das plantadeiras começa a modificar também o movimento dentro da cidade. Cresce a procura por sementes, fertilizantes, defensivos, peças, pneus, manutenção de máquinas e transporte de insumos.
À medida que a semeadura se intensifica, aumenta também o fluxo de veículos pesados nas rodovias e estradas vicinais. Depois, durante a colheita, o movimento se desloca para armazéns, cooperativas e unidades de processamento.
Com uma estimativa de 450 mil hectares somente em Rio Verde, a soja ocupa uma área equivalente a milhares de propriedades urbanas reunidas. É uma dimensão que coloca o município entre os protagonistas da produção agrícola brasileira e transforma o regime de chuvas em assunto econômico para toda a população.
O desempenho da lavoura influencia empregos temporários, fretes, comércio, serviços, arrecadação e capacidade de investimento dos produtores. Uma safra bem estabelecida beneficia diferentes setores; uma temporada marcada por falhas e replantios reduz margens antes mesmo da colheita.
Próximas semanas serão decisivas
O plantio ainda está no começo, e outubro será determinante para definir o ritmo das operações em Rio Verde. O produtor deverá acompanhar três fatores principais: umidade do solo, distribuição das chuvas e temperaturas após a emergência das plantas.
Não é apenas a quantidade acumulada de água que importa. Uma chuva forte seguida por muitos dias secos pode ser menos favorável do que volumes menores distribuídos regularmente.
Por enquanto, o campo avança sem um quadro generalizado de atraso. Mas o cenário ainda recomenda prudência. A safra começou, as sementes estão chegando ao solo e as máquinas voltaram a dominar a paisagem rural.
Agora, para que a promessa de uma grande colheita sobreviva às primeiras semanas, Rio Verde precisa de algo que tecnologia, investimento e planejamento não conseguem substituir: chuva regular, no lugar certo e no momento certo.
Últimas notícias