Como o Youtube funciona

O Youtube é uma plataforma de compartilhamento de vídeos com sede na Califórnia, criado em 2005 por três ex-funcionários do Paypal, e comprado em 2006 pelo Google por mais de 1,5 bilhão de dólares. Entenda o porquê dessa grande aquisição:


Hoje vou responder dúvidas muito comuns: Como o Youtube funciona? como   ganhar dinheiro no Youtube? O que é monetização? Entenda as diferentes estratégias para quem quer ter resultados através do Youtube .

Youtube é uma plataforma de compartilhamento de vídeos com sede na Califórnia, criado em 2005 por três ex-funcionários do Paypal, e comprado em 2006 pelo Google por mais de 1,5 bilhão de dólares. Entenda o porquê dessa grande aquisição:

  • O Youtube é basicamente um motor de busca. Atualmente, ele é o segundo maior do mundo, perdendo somente para o próprio Google, então na época já existia uma sinergia entre os negócios.
  • O segundo motivo era a grande aposta do Google no formato de vídeo como a principal forma que as pessoas escolheriam para consumir conteúdo, portanto ter o Youtube reforçaria o posicionamento da marca no mercado.
  • O terceiro motivo foi expandir a receita publicitária gerada através do Google AdSense para vídeos.

Vamos entender então como monetizar o seu canal de Youtube?

  1. Ativar a exibição de anúncios

Google AdSense é um serviço gratuito oferecido para donos de websites e canais de Youtube ganharem dinheiro por meio da exibição de anúncios. Uma vez que seu canal está inscrito, a ferramenta básica de anúncios, Google Ads, passa a exibi-los em seu site, vídeo ou próximo a ele. O lucro é gerado a partir do número de visualizações e cliques, e quem paga por isso são os próximos anunciantes, isto é, pessoas interessadas em ofertar produtos ou serviços que estejam relacionados àquele conteúdo ou modelo de negócio. Se você pesquisar por marketing digital, por exemplo, o Google te mostra conteúdos relacionados ao tema, e isso se reflete também nos anúncios de Youtube.

Mas afinal, o lucro é todo meu?

Não é bem assim. O Google e o Youtube dividem com o seu canal a receita gerada a partir desses anúncios, calculados a partir do CPM (Custo por Mil Visualizações). A fórmula utilizada para calcular a receita gerada não é muito transparente, mas se formos pesquisar, estamos falando de aproximadamente 45% do total para o dono do canal.

Todo mundo pode ganhar dinheiro com o AdSense?

Até janeiro de 2018, qualquer criador de conteúdo poderia selecionar a opção de monetizar o canal, podendo sacar o valor gerado quando chegasse a 100 dólares. No entanto, novas regras foram estabelecidas. Atualmente, você precisa ter pelo menos mil inscritos e no mínimo 4 mil horas de visualizações de vídeos para estar apto a gerar receita através do seu canal no Youtube.

Os ganhos vão depender do tipo e do preço dos anúncios que aparecem junto ao seus vídeos, e a média mundial gira em torno de 1 dólar a cada 1000 visualizações. Com essa informação, você pode entender que é preciso ter muitas visualizações para realmente ganhar dinheiro, mas não esqueçamos que o maior youtuber do mundo tem mais de 63 milhões de inscritos, e algumas networks como a Vevo alcançam bilhões de visualizações, então se você tiver uma grande audiência, pode gerar uma boa receita através do Youtube e fazer disso a sua profissão.

  1. Estabelecer parcerias

Uma segunda maneira de ganhar dinheiro através do Youtube é firmar parcerias com marcas. A própria plataforma tem um formato de parceria onde você pode inclusive ter o canal patrocinado, o que é bem comum em canais com foco em games, onde quem contribui ganha alguns benefícios exclusivos. Para estar habilitado para esse tipo de monetização, seu canal precisa ter pelo menos 100 mil inscritos.

As parcerias podem também acontecer fora do Youtube, por meio das quais você apresenta marcas e fala sobre produtos e serviços em seus vídeos como um formador de opinião. Para as novas gerações de crianças, adolescentes e jovens, os youtubers são verdadeiras celebridades e podem fazer propagandas em outras mídias, além de escrever livros, licenciar o nome em uma série de produtos, entre outros meios de monetização. Mas vale ressaltar, quando o assunto é vídeo, sempre que estiver falando de forma paga sobre alguma marca, você precisa sinalizar com o selo de promoção, tanto por questões legais quanto por transparência com seu público.

Já imagino meu pai preocupado porque não me encaixo em nenhuma dessas categorias, mas existe ainda mais uma terceira maneira de ganhar dinheiro com o Youtube!

  1. Divulgar o seu trabalho

O Youtube permite que você apareça para um número maior de pessoas que vão consumir seu conteúdo por afinidade com o tema e com o formato de vídeo, aquela aposta do Google de mais de 10 anos atrás que hoje é uma realidade. Perceba que dessa forma estamos fazendo aquilo que já comentamos lá no canal: Marketing de Conteúdo .

Seja qual for a sua maneira de monetizar o canal, é importante estabelecer bem seus objetivos, sejam eles construir uma grande audiência, seja formar parcerias com conteúdo focado em muito engajamento, ou de forma indireta, utilizando a plataforma para se divulgar profissionalmente.

Compartilhe

Comente: Como o Youtube funciona