Benefícios de se exercitar 30 minutos por dia

Você sabe quais são os benefícios de se exercitar 30 minutos por dia?


Você sabe quais são os benefícios de se exercitar 30 minutos por dia?

Manter um estilo de vida ativo nos ajuda a permanecer saudáveis ​​e fortes, independentemente do sexo ou idade. 

É por isso que dedicamos este artigo para rever os benefícios de se exercitar 30 minutos por dia.

Antes de entrarmos nisso, devemos distinguir entre exercício e atividade física. 

Atividade física é considerada qualquer movimento corporal produzido pelos músculos esqueléticos que envolva consumo de energia. 

Isso inclui esportes, exercícios e outras atividades, como brincar, caminhar, fazer trabalhos domésticos, jardinagem e dançar.

Qualquer atividade, seja para trabalho, caminhada ou ciclismo, ou como parte de atividades recreativas, traz benefícios à saúde. 

Com isso em mente, agora podemos passar para os benefícios de se exercitar 30 minutos por dia.

1. Limpa o sistema cardiovascular

Como mencionamos no início, uma rotina diária de exercícios traz múltiplos benefícios. Esta atividade afeta cada um dos órgãos do corpo. Quanto ao coração, o sangue circula melhor.

Dessa forma, o oxigênio, essencial para o metabolismo, pode chegar a todos os cantos do corpo. Justamente por isso, a prática regular de exercícios físicos ajuda a prevenir doenças cardíacas.

2. Combate a hipertensão e diabetes

Especialmente beneficiados pelo exercício físico, podem ser os hipertensos. Claro que, para realizar até a rotina mais moderada, é preciso ter a aprovação do médico que acompanhou a evolução do paciente.

Como indica a literatura científica, os benefícios da prática regular de exercícios físicos são sempre potencializados se forem acompanhados de uma alimentação saudável. 

Embora sempre sob a avaliação de um médico, alguns pacientes chegam a abandonar a medicação. Essas são as vantagens de levar uma vida ativa e eliminar os maus hábitos alimentares.

Da mesma forma, a atividade física, ao promover o metabolismo, também regula os níveis de glicose no sangue.

Daí a importância do exercício físico para pacientes com diabetes. Aliado a uma alimentação equilibrada, só pode ser fonte de bem-estar para pessoas cuja qualidade de vida está diminuída.

3. Aumenta a autoestima

O exercício age como um antidepressivo, por isso melhora o humor. Por extensão, aumenta a autoestima; isto é, o amor necessário por nós mesmos.

É fato que quando nos sentimos vitais do ponto de vista físico, também somos vitais para enfrentar a vida em geral.

4. Melhore a qualidade do sono

O exercício regular também afeta sua capacidade de relaxar e dormir melhor. De fato, pesquisas sugerem que 150 minutos de exercícios vigorosos por semana podem melhorar a qualidade do sono em até 65%.

Da mesma forma, o esgotamento da energia produzida pelo exercício ajuda a estimular os processos de recuperação durante o sono. Em geral, pode reduzir a insônia e outros distúrbios do sono.

Outros benefícios

Os benefícios de se exercitar não são benéficos apenas para pessoas doentes, mas também para adultos em geral, pois:

  • É fato que ajudam a retardar a degeneração óssea, que pode levar à osteoporose.

  • Eles também ajudam a prevenir o câncer; especialmente câncer de cólon, mama e próstata. Vale dizer, os que atualmente possuem a maior prevalência na população mundial.

  • Aumenta as capacidades cerebrais, tornando a circulação sanguínea mais eficiente. Assim, quando você os pratica, você fica mais disposto, focado e criativo.

Especialistas recomendam atividade física por 30 minutos pelo menos 4 vezes por semana.

Agora que você conhece em primeira mão os benefícios do exercício físico regular, o que está esperando? Decida-se e comece.

Saiba mais sobre esporte e exercícios físicos.

Dicas para ter em mente ao se exercitar

Lembre-se de ir devagar. Pode acontecer que no início seja difícil para você completar a rotina de 30 minutos. Nesse caso, é conveniente não forçar o organismo.

Em vez disso, observe os sinais do seu corpo e respeite-os. Pare se, por exemplo, você se sentir muito cansado. Depois de recuperar o fôlego, retome a rotina. E assim, pouco a pouco.

Nunca se esqueça de se hidratar bem. É extremamente necessário repor o líquido que perdemos devido à transpiração que acompanha o exercício físico.

A realização de exercícios de aquecimento também evitará lesões nos músculos e articulações. 

Ao antecipar esses tipos de contratempos, você garante que está em condições de continuar com sua rotina de exercícios.

Merece menção especial a necessidade de as pessoas com hipertensão manterem um registro de sua pressão arterial.

Para fazer isso, deve ser tomado antes e depois do exercício. Assim, evitaremos qualquer transtorno.

Lembre-se de que, enquanto nos exercitamos, a pressão arterial tende a subir, embora normalize mais tarde. 

No entanto, não é aconselhável começar a se exercitar se a pressão estiver alta. Nesse caso, será melhor esperar que normalize.

No entanto, em caso de dúvida, é sempre melhor procurar aconselhamento de um profissional de saúde.

Graças aos benefícios de se exercitar, todo o seu corpo será beneficiado. Você vai se sentir melhor consigo mesmo. Não só você terá mais energia, mas seu corpo ficará mais magro e mais harmonioso. 

Compartilhe

Comente: Benefícios de se exercitar 30 minutos por dia