26 de Novembro de 2014

Câmara Municipal é reinaugurada

Local recebeu o nome de Palácio Iturival Nascimento

A reinauguração e ampliação do prédio da Câmara Municipal de Rio Verde, nesta segunda-feira, 24, foi um momento para homenagear os pioneiros da política rio-verdense.

O clima era de festa e satisfação, onde participaram da solenidade, várias autoridades, como: o presidente da Câmara Municipal, Idelson Mendes; os vereadores Iran Cabral, José Antônio, Celso do Clube, Lúcia Batista, Náudia Faedo, Oduvaldo Ribeiro, Lucivaldo Medeiros, Eliene Moraes, Iturival Nascimento Jr, Luciano Perpétuo, Orestes Ferreira, Luiz Alves, Elecir Casagrande, Manoel Pereira, Maria José, Paulo Henrique Guimarães, Leilton Ribeiro, Nilton da Silva, Anázio Ayrton, Dr. Antônio; o Deputado Federal, Heuler Cruvinel; o Deputado Estadual eleito, Lissauer Vieira; representando o Governador, a Secretaria de Articulação Política de Goiás, Cilene Guimarães; o presidente da Câmara de Santo Antônio da Barra, Altair Domingos de Moraes; o reitor da Universidade de Rio Verde, Sebastião Lazaro Pereira; Presidente da OAB, Dr. Mardem Douglas Araújo; o secretário de Articulação Política, Elias Rosa Cardoso no ato representando o prefeito Juraci Martins Oliveira; o vice-prefeito Demilson Lima; representando o comandante do Corpo de Bombeiros o Coronel Luiz Antônio; o presidente do Conselho de Segurança, e vice-presidente de micro e pequenas empresas da Associação Comercial e Industrial – ACIRV, Manoel Divino; secretários municipais; autoridades políticas e eclesiásticas, imprensa local e munícipes.

Cerca de 2 mil pessoas participaram do evento. Quem não conseguiu um lugar no auditório pôde acompanhar tudo através de telões colocados em outras dependências do prédio.

A abertura da solenidade contou com atração da Orquestra Municipal de Violeiros e Sanfoneiros “Filadelfo Jorge da Silva”, com os hinos Nacional e de Rio Verde regida pelo maestro Geraldo Ferreira da Silva.

Em seguida o presidente da Câmara, Idelson Mendes agradeceu a presença de todos e disse que a Câmara foi adaptada na estrutura para garantir um melhor atendimento, conforto e comodidade a população. “Sonhar para si é um direito; sonhar e realizar em benefícios de outros é um dever,” disse.

Representando a imprensa local, o jornalista Júlio Capparelli parabenizou o presidente da Câmara pela reforma do prédio e destacou que o papel de vereador é importantíssimo no processo democrático, pois o vereador é o elo entre a população e o Poder Executivo.

Para o descerramento da placa inaugural da reforma e ampliação do prédio da Câmara Municipal de Rio Verde, o presidente Idelson Mendes convidou o padre Luciano, pároco da paróquia São Vicente de Paulo para as bênçãos.

O novo prédio tem 2.610,57 metros quadrados e custou à Casa de Leis R$ 1.368.010,50. A atual reestruturação possui: 21 Gabinetes para vereadores, onde 9 gabinetes foram construídos nesta obra, 14 Salas para departamentos, 03 Salas para reuniões, 07 Salas para Departamentos.

Todos os ex-presidentes da Câmara Municipal foram homenageados, com destaque pelos excelentes serviços prestados em suas épocas, com placas e um livro biográfico da história da Câmara, entregues para os ex-presidentes e representantes. Que são eles: Felipe Santa Cruz, Epaminondas Portilho, Juventino Ferreira de Castro, Liduíno Arantes, João Rodrigues do Nascimento, Agenor Diamantino, Walter Pereira de Castro, Nestor Fonseca, Lauro Martins, José Rosa de Lima, Pedro Velasco, Tércio Campos Leão, Joaquim Vicente Paiva, João Costa Leão, Waldomiro Tartuce, Newton Pereira de Castro, Iturival Nascimento, José Bonifácio, Chafic Antônio, Wagner Guimaraes Nascimento, Lauro Pires de Lima, Aroldo Oliveira Andrade, Luiz Braz da Silva, Armando Fonseca Júnior, Lázaro José de Almeida, Isaac Antônio de Moraes, Walter Venâncio Guimarães, Cilênio Modesto de Moraes, Luiz Alberto Leão, Oswaldo Fonseca de Almeida, Walderes Souza de Oliveira, Demilson Lima, Aluízio Rodrigues, Adão Mota Filho, Dione Guimarães, Elecir Casagrande e Elias Rosa Cardoso.

O escritor Filadelfo Borges de Lima falou da história de Rio Verde e da importância da Câmara Municipal. "A Câmara Municipal corresponde ao Poder Legislativo, ou seja, cabe aos seus componentes a elaboração de leis que são da competência do município como o sistema tributário, serviços públicos, isenções e anistias fiscais, por exemplo. Os vereadores são importantes, também, porque lhes cabe fiscalizar a atuação do prefeito e os gastos da prefeitura. São eles que devem zelar pelo bom desempenho do Executivo e exigir a prestação de contas dos gastos públicos” explanou.

O deputado Federal Heuler Cruvinel parabenizou o presidente Idelson Mendes e disse que estará presente nesta semana de festa do poder legislativo. ”Este é um belo evento de reinauguração e ampliação, Idelson faz uma administração séria, responsável e honesta a frente do legislativo municipal de nossa cidade, tenho a honra de participar deste grande evento, que homenageia várias pessoas que contribuíram com a nossa cidade. Parabéns aos vereadores, aos ex- presidentes e aos familiares que se encontram aqui neste grande evento", disse.

Representando o governado Marconi Perillo, a Secretaria de Articulação Política de Goiás, Cilene Guimarães parabenizou os vereadores pela festa de reinauguração. "Presidente Idelson o senhor entregou condições para que cada um dos vereadores tivessem seus próprios gabinetes, o povo anseia compromisso lealdade e dedicação. Hoje estou aqui representando o nosso governador e quero cumprimentar em especial aos ex-presidentes que colocaram seus tijolinhos, para então contribuir com esta Casa de Leis, e finalizo parabenizando cada um dos senhores que lutaram muito pelo crescimento desta cidade, e isto é graças ao trabalho de cada um, por isso todos estão de parabéns," disse.

Após os discursos, todos os ex-presidentes desta casa de Leis foram homenageados, recebendo uma placa e um livro da biografia dos ex-presidentes.

Emocionado o vereador Iturival Nascimento agradeceu o vereador Oduvaldo, autor da Lei que denominou a sede da Câmara, Palácio Iturival Nascimento por ter concedido o pedido a homenagem para seu pai Iturival Nascimento e destacou a magnitude da construção. "Nessa noite temos a oportunidade de resgatar a história de Rio Verde, a reconstrução material deste prédio é simbólica, a homenagem prestada é mais importante. Hoje é um dia de muita emoção para mim e toda a nossa família, em especial para a minha mãe Janete Nascimento aqui presente, o reconhecimento desta bela homenagem ao meu pai, um homem honrado, pai de família, amigo, um exemplo de respeito ao próximo. Mas não poderia deixar de falar do Iron Nascimento seu irmão, juntos fizeram muito para nossa querida Rio Verde, meu pai foi muitas vezes criticado por deitar no trilho para conseguir benefícios para esta cidade. Vereador por 2 mandatos, Deputado Estadual por 2 mandatos, Deputado Federal por 4 mandatos, esta Casa de Leis tem a honra de representar o maior legislador de Rio Verde", disse.

O ex-presidente Armando Fonseca destacou a importância da Câmara Municipal e do trabalho dos vereadores para o andamento dos grandes projetos que proporcionam o crescimento da cidade. "Neste momento presidente Idelson Mendes, nós estamos na intimidade deste poder, sinceramente não imaginava que eu pudesse depois de 32 anos voltar a tribuna mais os meus colegas vereadores que convivi, obrigado pela oportunidade é muito gratificante. Olhando para o plenário constato a presença daqueles que representaram no passado este Poder Legislativo, alguns já não estão conosco, mas estão sendo representados pelos familiares queridos. É um momento único, um momento histórico, muito obrigado por nos proporcionar tamanha alegria com estas belas homenagens", falou.

Finalizando, o presidente agradeceu o apoio de todos os vereadores e funcionários. "Mais uma vez quero agradecer a todos que nos apoiaram e nos incentivaram a levar adiante esta obra. Aos vereadores, aos funcionários da Câmara, que são a mola-mestra de todo o processo legislativo; e aos meus familiares, pela paciência e compreensão. Ao padre Luciano, Irma Pia e irmã Hermelinda, muito obrigado pelo apoio que foi muito importante para mim. Esta nova Câmara Municipal foi sonhada por outros legisladores, mas coube a nós regar a semente do sonho e fazer brotar o fruto da realidade. Quero dedicar esta obra aos pioneiros que acreditaram e lutaram pela nossa querida cidade de Rio Verde. Também quero dedicar aos cidadãos do presente que continuam lutando para fazer desta cidade um polo de desenvolvimento e progresso contínuos. A todos, o meu muito obrigado!" pronunciou.

A noite também foi abrilhantada com atrações musicais com os cantores Marcio Galvão e Ellen Raquel e Amanda Lopes. E ao encerrar o evento todos puderam conferir a reforma do prédio ao som da Orquestra Municipal de Violeiros e Sanfoneiros “Filadelfo Jorge da Silva”.
 
Rackel Milhomens – Assessoria de Comunicação

Compartilhe / Comente

Notícias Relacionadas

« Voltar

Copyright © 2018 - Todos os direitos reservados

Rio Verde Agora