29 de Setembro de 2015

Sicredi, OCB e Sicoob promovem lançamento do livro "Rumos do Cooperativismo Financeiro no Brasil"

Terceiro livro dos autores Abelardo Duarte e Mardem Soares será apresentado em evento com presença de lideranças locais, vinculadas as cooperativas e OCB Goiás

Na próxima quinta-feira (1º) os ex-servidores do Banco Central do Brasil (BCB), Abelardo Duarte e Mardem Soares, lançam, em Goiânia (GO), o livro "Rumos do Cooperativismo Financeiro no Brasil". Em suas 178 páginas, a obra aborda estudos, alicerçados na experiência dos autores e em dados disponibilizados pelo BCB, sobre os principais movimentos do cooperativismo financeiro nos últimos cinco anos e suas consequências.

Além disso, faz análises estruturais e regionais que convergem para o diagnóstico, as perspectivas e os desafios para o setor. "É um manual bastante útil para quem quer conhecer e quem pensa estrategicamente o cooperativismo financeiro", analisa Abelardo Duarte.

Entre os dados apresentados, Goiás aparece em posição favorável. Em 2014, o cooperativismo financeiro no estado apresentava um grau de penetração no mercado local maior que 5%, superior à média nacional. Mais de um quarto dos depósitos e empréstimos cursados pele sistema cooperativista na Região Centro-Oeste acontecem em território goiano.

O evento acontece na sede da Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Goiás (OCB-GO), às 9 horas. Participam da solenidade lideranças vinculadas às cooperativas Sicredi, Sicoob UNI, Sicoob Goiás Central e OCB-GO.


Cooperativismo Financeiro:
O cooperativismo financeiro, presente em todo o País, cresceu substancialmente nos últimos 15 anos, praticamente imune a crises. Em cinco estados brasileiros já representa mais de 10% do que é cursado no mercado financeiro local.

Além disso, é de singular importância para a sociedade, na medida em que promove a aplicação de recursos privados e assume os correspondentes riscos em favor da própria comunidade onde se desenvolve. Por representar inicia¬tivas dos próprios cidadãos, contribui de forma relevante para o desenvolvi¬mento local sustentável, especialmente nos aspectos de formação de poupança e de financiamento de iniciativas empresariais que trazem benefícios eviden¬tes em termos de geração de empregos e de distribuição de renda.


Os autores:
Duarte e Soares foram servidores do Banco Central do Brasil durante 33 anos, dos quais 15 dedicados às microfinanças e ao cooperativismo de crédito em particular. Participaram das discussões normativas que culminaram nos vários aprimoramentos da década 2000 a 2010.

Ainda no Banco Central, escreveram o livro "Microfinanças o Papel do Banco Central e a Importância do Cooperativismo de Crédito" e participaram também de capítulos do livro "Governança Cooperativa". Foram também diretores do Sicoob Confederação entre 2010 e 2014, o que agregou ainda mais conhecimentos à sua vivência no cooperativismo financeiro.

Race Comunicação

Compartilhe / Comente

Notícias Relacionadas

« Voltar

Copyright © 2018 - Todos os direitos reservados

Rio Verde Agora