24 de Fevereiro de 2016

Rio Verde sedia mostra cultural e palestra com Amyr Klink

Exposição gratuita “Linha D’Água Circulação” alerta para o consumo consciente da água. Mostra pode ser conferida entre os dias 27 de fevereiro e 4 de março, no Shopping Buriti. O velejador profere palestra gratuita no dia 26 de fevereiro.

A cidade de Rio Verde, em Goiás, recebe entre os dias 27 de fevereiro e 04 de março a exposição “Linha D’Água Circulação”, que pode ser conferida no Shopping Buriti, de segunda a sábado, das 10h às 22h, e no domingo, das 14h às 20h. A mostra é organizada pela D’color Produções Culturais, de Campinas, e é promovida pela International Paper, por meio do Instituto International Paper (IIP), através da Lei de Incentivo Fiscal Rouanet. A ação faz parte do projeto Guardiões das Águas - do IIP - que tem como objetivo discutir a temática de água na educação ambiental.

“Linha D’Água Circulação” é uma exibição gratuita, que reúne 30 fotografias do acervo de Amyr Klink que destacam o uso racional da água nas expedições feitas pelo velejador. Klink já realizou mais de 40 viagens oceânicas e tornou-se referência nacional quando se fala em consumo consciente, especialmente da água.

As fotografias estão divididas em três módulos, que remetem aos barcos usados por Amyr Klink em algumas de suas principais expedições: barco a remo I.A.T., Paratii e Paratii II. As fotos das expedições do velejador estarão dispostas em painéis que também contém textos sobre as viagens. Todo o material expositivo é montado em base sustentável, seguindo assim os princípios do projeto, de estimular a reflexão sobre consumo consciente.

Além de conferir a riqueza e beleza das imagens, os visitantes poderão ver de perto o barco original I.A.T., utilizado na Travessia do Atlântico Sul a remo. A viagem durou 100 dias e deu origem ao livro “100 dias entre céu e mar”, que ficou por 31 semanas consecutivas na lista dos 10 livros mais vendidos de não-ficção no Brasil.

O projeto “Linha D´Água Circulação” conta ainda com um livro-catálogo da exposição e uma cartilha infantil ilustrada com conteúdo relacionado ao consumo consciente da água. O material estará à disposição dos visitantes e será distribuído também nas visitas guiadas para estudantes. “O Instituto International Paper tem em sua essência a missão de mobilizar e engajar a comunidade para questões socioambientais. E a exposição é uma oportunidade de atentar para o uso racional da água através de imagens, o que facilita a assimilação da prática pelas pessoas, especialmente crianças”, destaca Gláucia Faria, coordenadora de Responsabilidade Social Corporativa da International Paper.  

A exposição foi inaugurada em setembro de 2014, na cidade de São Paulo, coincidindo com as comemorações pelos 30 anos da Travessia do Atlântico Sul, e já passou por cidades como Jundiaí, Itajaí, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, São Paulo e Campinas.

O evento conta com o apoio da Secretaria de Educação de Rio Verde, que levará os alunos da rede pública de ensino à exposição. Todas as escolas participantes irão receber o material didático completo da exposição, que inclui o livro catálogo e as cartilhas ilustradas sobre consumo consciente de água, para que a temática seja trabalhada em sala de aula.

Abertura - Palestra gratuita com Amyr Klink
A abertura da exposição “Linha D’Água Circulação” será no dia 26 de fevereiro, com a presença de Amyr Klink, que fará uma palestra gratuita às 19h, no auditório do SENAC. Ele conta sobre suas viagens e experiências e fala das estratégias de consumo ligadas à água, mostrando que planejamento, precisão e consciência são fundamentais. Para assistir à palestra é preciso retirar antecipadamente um vale-ingresso pelo site www.dcolor.art.br/ingressos, a partir do dia 18/02. No dia do evento, os vale-ingressos deverão ser trocados pelo ingresso no local da palestra, das 17h às 18h45. Os vales que não forem trocados até este horário serão invalidados e disponibilizados para o público em geral.

Sobre a International Paper
A International Paper (NYSE: IP) é líder global em embalagens e papel com operações na América do Norte, Europa, América Latina, Rússia, Ásia e Norte da África. Seus negócios incluem embalagens industriais e de consumo juntamente com papéis não revestidos e celulose. Com sede em Memphis, Tennessee, a empresa emprega aproximadamente 55 mil pessoas e está estrategicamente localizada em mais de 24 países atendendo a seus clientes no mundo todo. As vendas líquidas da International Paper em 2015 foram de US$ 22 bilhões.

No Brasil atua nos negócios: papéis para imprimir e escrever, papel para embalagens e embalagens de papelão ondulado, empregando aproximadamente 5 mil profissionais.  O sistema integrado de produção de papel para imprimir e escrever da International Paper no Brasil é composto por três fábricas: duas no Estado de São Paulo e uma no Mato Grosso do Sul. Seus produtos, as linhas de papéis para imprimir e escrever Chamex e Chamequinho e a linha gráfica de papéis Chambril, são 100% produzidos a partir de cultivos de eucalipto certificados. O negócio de embalagens é formado por três fábricas de papel para embalagens, localizadas no Estado de São Paulo, e quatro unidades produtoras de chapas e embalagens de papelão ondulado: duas no Estado de São Paulo, uma em Goiás e uma no Amazonas.

Para saber mais sobre a International Paper, seus produtos e seu compromisso com a sustentabilidade econômica, social e ambiental, acesse: www.internationalpaper.com.br

Sobre o IIP
Criado em dezembro de 2007, o Instituto International Paper (IIP) concentra todas as ações de responsabilidade social corporativa da companhia. O IIP tem como missão fomentar o desenvolvimento educacional e socioambiental com foco em crianças e adolescentes e seu objetivo é mobilizar e engajar a comunidade e seus parceiros, desenvolver programas de responsabilidade social.  Os projetos do Instituto envolvem, diretamente, 32 mil pessoas por ano e alcançam, de forma indireta, mais de 160 mil. Desde 2003, os investimentos socioambientais da International Paper somam mais de R$ 28 milhões, divididos em projetos ocorridos em 26 cidades. Só em 2014, o IIP teve um aumento de 10% nos investimentos em projetos voltados à responsabilidade social.  Para mais informações sobre o Instituto International Paper, acesse o site www.institutoip.com.br. Para saber mais sobre sustentabilidade e sobre a International Paper, acesse www.internationalpaper.com.br

Sobre a D´color Produções Culturais

Produtora de eventos culturais de Campinas (SP) que assessora, planeja e executa projetos culturais para o desenvolvimento social, em parceria com instituições, produtoras e artistas dos mais diversos segmentos através de leis de incentivo. Com mais de cinco anos de atuação, já produziu dezenas de espetáculos de música e artes cênicas em diferentes regiões do país.

Serviço
“Linha D’Água Circulação” é um projeto viabilizado pela Lei de Incentivo Fiscal Rouanet, com patrocínio da International Paper.
Exposição Linha D’Água Circulação
Data: 27/02 à 04/03/16
Horário: Segunda a sábado, das 10h às 22h e domingo das 14h às 20h.
Local: Shopping Buriti
Endereço: Rua O, nº 1044, Residencial Jd. Campestre. Rio Verde - GO
Entrada franca.

Palestra com Amyr Klynk
Data: 26/02/16
Horário: 19h
Local: Auditório do SENAC
Endereço: Rua Ilídio Leão, 154, Vitoria Regia. Rio Verde – GO
Palestra gratuita, mediante retirada de vale-ingresso no site www.dcolor.art.br/ingressos, a partir do dia 18/02. No dia do evento, das 17h às 18h45, os vale-ingressos devem ser trocados pelo ingresso para a palestra. Os vales que não forem trocados serão invalidados e ficarão disponíveis para o público no local.

Compartilhe / Comente

Notícias Relacionadas

« Voltar

Copyright © 2018 - Todos os direitos reservados

Rio Verde Agora