27 de Junho de 2012

Pecuária 2012: rodeio terá várias atrações

54ª Exposição Agropecuária de Rio Verde promete mais uma vez ser grande sucesso. Crianças também têm vez na festa

Durante 54ª Expo Rio Verde, o público poderá apreciar na arena de rodeios diversas atrações, além da premiada montaria em touros. Durante o evento serão apresentadas também as Provas de Três Tambores, de Carneiros, e Boi Anão.

O lado competitivo também dará espaço ao entretenimento e novidades como a beleza dos animais e amazonas, destreza dos movimentos e com a alegria das crianças peões-mirins.

Três Tambores

A prova será realizada de 20 a 22 de julho e contará com a participação de aproximadamente 60 amazonas de diversos estados do país, todas com destaque nacional. A fase classificatória ocorrerá na parte da manhã, onde apenas 10 amazonas serão selecionadas conforme pontuação. No período noturno, durante a realização do rodeio, passaram por mais uma seleção, onde apenas três concorreram a final do domingo. Serão premiadas as classificadas até o décimo lugar.

Regulamento
A atividade, que pode ser iniciada a partir dos seis anos de idade, consiste em circular três tambores no menor tempo possível, quando são exigidas velocidade e agilidade tanto do animal quanto da competidora.
 
A cada erro são acrescentados segundos ao tempo total da competidora. Dentre as penalidades estão: derrubar o tambor, acréscimo de 5 segundos; errar o percurso e em caso de um animal ferido, a mesma será desclassificada.

Outro fator determinante é o peso mínimo de 65 kg das amazonas, que em caso de serem mais leves, deverá ser acrescentado pesos de chumbo na cela do animal até completar o valor desejado. Todos esses fatores serão avaliados por juízes oficiais, sendo a categoria aberta a todas as idades.

Prova dos Carneiros e Prova do Boi Anão
As provas do Carneiro e do Boi Anão são realizadas de 20 a 22 de julho, com crianças montando os animais antes da montaria profissional. Serão premiados do primeiro ao quinto lugar para ambas.

As crianças interessadas poderão fazer a inscrição no Parque do Peãozinho (nos dias 13 e 14 de julho, durante a Expo Rio Verde), mesmo que nunca tenha montado e devem seguir os requisitos de 30 a 50 kg para a prova do mini boi e até 30 kg para a prova dos carneiros. Os competidores deverão estar no local das provas às 18hs e levar somente o chapéu, sendo o restante fornecido pela equipe organizadora (coletes e demais vestimentas).

Com notas que variam de 0 a 100, as montarias serão avaliadas seguindo os mesmo critérios do touro profissional, permanecer os oito segundos em cima do animal, sem cair e sem colocar os pés no chão.
 
A pontuação também é adquirida pela postura do competidor. Já na prova dos carneiros, além do tempo, é analisado o equilíbrio da criança em cima do animal, onde quanto mais reta, maior a nota e quanto mais inclinada para os lados, menor.

A criança deve segurar o carneiro com as duas mãos, não pode colocar os pés no chão e deve passar a linha feita no meio da arena. “São competições que exigem habilidade”, diz Ronair Ferreira, organizador e dono dos animais.

Fonte: Sindicato Rural de Rio Verde

Compartilhe / Comente

Notícias Relacionadas

« Voltar

Copyright © 2018 - Todos os direitos reservados

Rio Verde Agora