08 de Maio de 2015

Em cartaz: O Franco-Atirador

Filme está em exibição no Buriti Shopping Rio Verde

Os filmes de ação estrelados por Liam Neeson ganharam má fama nos últimos anos -- especialmente porque há muitos deles -- mas é difícil negar a diversão sem cérebro de Busca Implacável, o primeiro filme de Pierre Morel. Tem Neeson atirando em caras malvados, vingança e um dos mais icônicos discursos pelo telefone da história. Além disso, o filme relançou a carreira do ator norte-irlandês como um herói de ação (o que não necessariamente é uma coisa boa). O novo filme de Morel, O Franco Atirador, usa a mesma receita de Busca Implacável (incluindo um ator de renome que pode ser o novo... Liam Neeson?), mas não se beneficia tanto de ter um ator do nível de Sean Penn no papel principal.

O Franco Atirador é a história de um atirador profissional chamado Jim Terrier (Penn), cujo assassinato bem-sucedido de um ministro do Congo força-o a se esconder. Com efeito, ele perde contato com seu time de mercenários -- incluindo o amor de sua vida, Annie (Jasmine Trinca). De volta ao Congo anos depois, Jim torna-se o alvo de um esquadrão de atiradores e viaja através da Europa para encontrar Annie, antes que seja tarde demais.

Apesar de ter suas raízes na ação, O Franco Atirador tem um início lento, desenvolvendo-se mais como um drama político do que como um thriller. O problema é que não há uma mensagem por trás da trama: apenas vagas alusões à situação social dos dias de hoje. Entretanto, à medida em que Jim aprofunda sua busca sobre a conspiração a respeito de sua sentença de morte, o filme esquenta. De fato, ao chegar em sua metade, O Franco Atirador começa a disparar cenas de ação a cada 10 minutos, com Jim quebrando ossos, arregalando olhos e cortando cabeças para tudo o que é lado.

Mas há uma coisa que precisa ser dita sobre O Franco Atirador: Sean Penn de fato pode ser um ótimo ator de ação. Além de seu ótimo trabalho corporal, ele faz de Jim um homem com o botão do f***-se apertado sempre, ao mesmo tempo que traz sua experiência ao personagem. É óbvio que o ator ficou bombado para o papel, considerando seus braços cheios de veias e inúmeras cenas sem camisa. Ao final, é fácil concluir que Penn faz um grande trabalho, especialmente quando consegue exibir seu Stallone interior.

Dito isso, o elenco de apoio é esquecível ou pouco utilizado -- especialmente pelos talentos presentes. Trinca está bem como o par romântico de Penn, mas aqui ela é uma mera donzela em perigo. Enquanto isso, nomes como Javier Bardem e Ray Winstone fazem personagens saídos de desenhos animados, e Idris Elba aparece ao todo por pouco mais de cinco minutos (embora parte desses minutos seja gasta em uma cena memorável com Penn pouco antes do ato final).

O Franco Atirador tem ainda um clímax interessante durante uma tourada, o que é bastante interessante. Infelizmente, a longa estrada para chegar até as cenas de ação é pavimentada com narrativas tediosas, relacionamentos entre personagens pouco convincentes e subplots que não levam a lugar nenhum. Além disso, apesar das boas cenas de ação e da atuação sólida de Penn, não dá para se emocionar muito com os personagens -- especialmente com o protagonista Jim, cujas barreiras impenetráveis não permitem que o público se relacione com ele.

O Veredicto
O novo filme de ação de Pierre Morel tem Sean Penn como ponto alto, além de momentos cinematográficos muito bem executados. As lutas mano a mano são afiadas e as batalhas com armas são brutais, ao melhor estilo de Busca Implacável (também de Morel). No entanto, com um começo lento e sem humor, O Franco Atirador tem problemas com personagens desinteressantes e esquecíveis. Após alguns tiros errados, o longa torna-se apenas mais um thriller com narrativa fraca e um bom elenco mal utilizado.

O filme está em exibição no Buriti Shopping Rio Verde apenas em sessões dubladas às 14h10, 16h40, 19h10 e 21h40. Para assistir ao trailer do filme, clique no ícone “Vídeos”.

Compartilhe / Comente

Notícias Relacionadas

« Voltar

Copyright © 2018 - Todos os direitos reservados

Rio Verde Agora