09 de Dezembro de 2011

Consultório virtual: traição

A psicóloga Kátia Beal responde perguntas dos leitores do Rio Verde Agora

Meu marido me traiu. Quero me separar, mas ele não quer. Eu o amo muito, mas ainda não consegui perdoar a traição. Tenho medo de me magoar novamente. Como esquecer os traumas do passado?
Clara, 48 anos


Você pode ter perdido a confiança no seu esposo e se sente traumatizada com a traição, mas para poder viver uma relação plena e seguir em frente, você precisa antes de qualquer coisa, perdoá-lo, e também se perdoar, parar de se culpar e analisar até que ponto você também pode ter contribuído para a traição. Digo isso porque acredito que somente há espaço para um terceiro quando algo não vai bem na relação. Não que essa seja a regra, claro. Então, se vocês se amam e querem ficar juntos, cabe analisar o que aconteceu com cada um, e se necessitar, buscar ajuda especializada. Mas fico na dúvida se você realmente deseja a separação ou espera que o outro faça, para não ter que arcar com a responsabilidade. Pela maneira que você se expressa me dá a entender que não está conseguindo lidar com a sua escolha e acaba deixando a decisão da separação nas mãos do esposo. Apenas para acrescentar, deixo claro que perdoar não significa esquecer, mas sim, elaborar os seus sentimentos de forma a voltar a se relacionar bem com seu marido e ser feliz.

Grande abraço a todos e até a próxima semana...

Se você tem alguma pergunta, alguma dúvida, algum problema ou algum conflito que esteja com dificuldade de resolver, você pode enviá-los para o e-mail da psicóloga Kátia Beal katiabeal@gmail.com que iremos responder na próxima semana aqui no www.rioverdeagora.com.br   

*Se preferir, as perguntas podem ser feitas de maneira anônima, ou substituiremos o seu nome para garantir o sigilo e preservar a sua identidade.

Compartilhe / Comente

Notícias Relacionadas

« Voltar

Copyright © 2018 - Todos os direitos reservados

Rio Verde Agora