13 de Novembro de 2012

SMT prepara série de melhorias no trânsito

Confira os locais que passarão por intervenção da Superintendência

A cidade de Rio Verde cresceu, se desenvolveu e recebe com isso os bônus e os ônus do progresso. O grande aumento no número de veículos criou, ao longo dos anos, vários pontos onde o trânsito não flui de maneira adequada. Para sanar esses problemas, a Superintendência Municipal de Trânsito (SMT) preparou um pacote de ações visando melhorar a vida de motoristas e pedestres que trafegam pelas ruas de Rio Verde.
 
Um dos primeiros pontos a receber estes investimentos será a esquina da Avenida João Belo com a Rua Goiânia. O local, principalmente após a instalação de uma agência bancária, se tornou um ponto de trânsito lento. Quem atravessa a Rua Goiânia geralmente demorava (principalmente em horários de pico de movimento) para conseguir a travessia, causando acúmulo de carros na via e transformando o cruzamento em um ponto onde a probabilidade de acidentes era maior. Para contornar esta situação, um semáforo será instalado no local, permitindo maior segurança e agilidade para quem trafega pela região.
 
Outros dois semáforos também serão instalados em pontos estratégicos da cidade. Sendo um na esquina da Rua Costa Gomes com a Rua Luiz de Bastos, no Centro. De acordo com os gestores da SMT, com a implantação do semáforo o loca, ficará mais seguro e permitirá maior agilidade para pedestres e motoristas. Outro ponto importante que receberá a instalação de um semáforo será a esquina da Avenida José Walter com a Rua Heloizio Guerra, no Setor Morada do Sol. O local recebe grande fluxo de veículos, levando à intervenção da SMT para permitir que veículos que cruzem a Avenida José Walter possam ter segurança no momento de fazer a travessia.
 
Outro ponto que também receberá a intervenção da SMT será a Rua Quinca Honório, na altura da FAR (Faculdade Almeida Rodrigues) e do Supermercado Conquista, no Setor Morada do Sol. A intervenção neste local será feita através da colocação de um semáforo e de melhorias na sinalização. Reivindicação antiga da população, o local, principalmente em horários de pico de movimento (das 06h30 às 08h e das 17h30 às 20h) tem excesso de veículos trafegando (incluindo muitos ônibus) pela via e grande número de estudantes que necessitam cruzar a rua para chegarem até a Faculdade.
 
Além da implantação de semáforos, outra ação da SMT que visa melhorar a segurança dos motoristas é que os equipamentos de radar e lombadas eletrônicas que irão autuar motoristas que infringirem os seus respectivos limites de velocidade a partir do dia 20 de novembro. Os equipamentos passaram pela última aferição do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO) no dia 25 de outubro, e estão aptos a funcionar. Por isso, a SMT pede atenção redobrada dos motoristas para evitar serem multados.
 
A SMT também estuda mudanças para o próximo ano na Rua 12 na Vila Borges. Segundo Silvano Pimentel, gestor da pasta, é provável que trecho da referida rua seja transformado em sentido único. Como o local se transformou em uma via com grande fluxo de veículos, uma intervenção no local se fazia necessária, e com a implantação do sentido único na via, aumentam a trafegabilidade e a segurança da rua.
 
Mas as modificações não param por aí. Outra mudança importante deve acontecer já nos próximos dias. Com esta mudança, quem sobe a Rua Laudemiro Bueno, vindo da Alameda Barrinha, será obrigado a virar à direita na Rua Rui Barbosa, contornando a Praça Treze de Maio. Essa alteração visa reduzir o número de acidentes no local, melhorando as condições de quem trafega pela via.
 
Além dessas alterações já citadas, já se encontra em processo de finalização a alteração no sentido das Ruas 13 de Maio e São Paulo, que ligam o Residencial Canaã a Vila Borges. Com estas modificações, a Rua 13 de Maio passa a ter sentido único a partir da esquina com a São Paulo (sai da Vila Borges e vai para o Residencial Canaã), enquanto a Rua São Paulo terá sentido único (sai do Residencial Canaã e vai para a Vila Borges). Com o crescimento populacional da região, é imperativo que a SMT tome as providências adequadas.
 
Aliadas a todas essas medidas, a SMT está finalizando nesta semana a sinalização nas vias do Jardim América, Vila Olinda e Prolongamento Jardim América. Com isso, as ruas dos respectivos setores oferecerão maiores condições de segurança para quem trafega pelo local.

De acordo com Silvano Pimentel “a SMT tem acompanhado com bastante atenção as transformações pelas quais a cidade tem passado, e tem buscado sucessivamente a maior agilidade para estudar e efetivar as mudanças necessárias para que o trânsito da cidade não se transforme em um problema para os usuários”.

Compartilhe / Comente

Notícias Relacionadas

« Voltar

Copyright © 2018 - Todos os direitos reservados

Rio Verde Agora