28 de Abril de 2017

Rio Verde, Capital do Futuro é apresentado a lideranças

O projeto tem como objetivo tornar o município uma referência global do alimento saudável, sustentável

Ao longo de segunda-feira, 24, o IF Goiano – Campus Rio Verde recebeu representantes do setor produtivo da região para apresentar o projeto Rio Verde, Capital do Futuro.

O projeto tem como objetivo tornar o município uma referência global do alimento saudável, sustentável, resiliente às mudanças climáticas e socialmente inclusivo. A ideia está sendo construída pelo Instituto Fórum do Futuro, pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) e pelo IF Goiano, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação.

São parceiros confirmados na realização do projeto: a Associação Pró-desenvolvimento do Estado de Goiás (Adial), a Cooperativa Agroindustrial dos Produtores Rurais do Sudoeste Goiano (Comigo), a empresa Caramuru e a Prefeitura Municipal de Rio Verde.

No período da manhã, foram apresentadas diversas propostas que compõem o projeto Conexão Futuro, o Hub da Inovação, que prevê a criação no município de um ambiente de inovação ligado à cadeia de valor do alimento; Integração Lavoura-Pecuária-Floresta, que busca tornar Rio Verde uma referência na implantação do sistema; Jardim Botânico Rio Verde, que envolve uma série de ações relacionadas à conservação da biodiversidade e promoção do bem-estar na cidade; e Línguas On-Line, que vai capacitar jovens para se comunicarem em línguas estrangeiras estratégicas.

Também foi apresentada a proposta inicial de criação de um programa de mestrado profissional em Desenvolvimento Regional, Agricultura e Sociedade, de caráter multidisciplinar. O objetivo do mestrado é a formação dos agentes que irão atuar diretamente no projeto Rio Verde, Capital do Futuro.

No período da tarde, foi apresentado com mais detalhes o projeto de integração lavoura-pecuária-floresta, que visa encontrar soluções para implantação das diversas modalidades do sistema nos municípios de Iporá e Rio Verde. A escolha de Iporá, que apresenta uma realidade econômica e agrícola bastante distinta de Rio Verde, surgiu de uma demanda apresentada durante a Tecnoshow, no início de abril, com representantes do IF Goiano, do Fórum do Futuro, da Adial e da Comigo.

No dia 15 de maio está previsto um evento para apresentação das primeiras etapas na realização de cada projeto.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Rede Arco Norte/ Polo de Inovação

Compartilhe / Comente

Notícias Relacionadas

« Voltar

Copyright © 2018 - Todos os direitos reservados

Rio Verde Agora