02 de Julho de 2012

Pecuária 2012: Exposição de eqüinos trará 48 animais

Evento contará com a presença de dois campeões brasileiros de adestramento

Durante a Exposição Agropecuária de Rio Verde, o público poderá apreciar a exposição de 48 equinos das raças Quarto de Milha, Puro Sangue Inglês, Paint Horse, Lusitano e Árabe.

Uma atração à parte onde estarão presentes animais com características distintas representando o melhor de cada raça e suas utilizações. Outra surpresa são os valores que esses eqüinos podem chegar, sendo avaliados em até R$ 70 mil.

Assim, a atenção do público se volta para as particularidades de cada um e fica difícil escolher um preferido para os amantes de cavalos.

Quarto de Milha
Animal originado do cruzamento de Mustang (cavalos selvagens dos Estados Unidos) com o Puro Sangue Inglês - PSI. Sendo, também, descendente do Andaluz (espanhol).
Sua grande característica é a potencia dos quartos traseiro, tendo aptidão para sela, lida com o gado, corridas e hipismo rural. Com altura média de 1,50 m, é um animal calmo e próprio para o trote.

Foi o primeiro cavalo americano a se tornar popular no mundo com grande velocidade inicial, sendo mais adequado para distâncias curtas e provas de balisas e tambores.

Puro Sangue Inglês
Originário da Inglaterra é fruto do cruzamento de três garanhões orientais com éguas do país e da “Royal Mares” da península ibérica. O propósito foi obter cavalos para corridas de longas distâncias.

É uma raça “melhoradoura”, ou seja, aprimora outras raças através do cruzamento. É um animal mais alto, 1,62m em média, ótimo para corridas planas ou obstáculos de média distância e para o trote.

Os animais PSI são corajosos, ativos e valentes. É bom saltador de obstáculos e de sela para passeios. Considerado o cavalo mais veloz do mundo e com características mentais de alta excitabilidade e nervosismo.

Paint Horse
Derivado do Quarto de Milha, só que pintado. É o primeiro em preço e o terceiro em criatório nos EUA. No Brasil, um dos campeões de importação. A valorização da raça no mercado de equinos aumentou nos últimos cinco anos.

A Associação Brasileira do Cavalo Paint, ABC Paint, utiliza três termos para os padrões de cores da raça: overo, tobiano e tovero.

Lusitano
É uma raça portuguesa em crescimento na Europa e no Brasil. É o cavalo mais antigo de selas do mundo. O Puro Sangue Lusitano sempre será o cavalo por excelência para a arte equestre e toureiro. Proporciona maior prazer para montar, com aptidões para obstáculo, ensino e atrelagem de competição, manejo de gado e escolas equestres. Atinge a altura máxima aos seis anos de idade, sendo 1,55m para a fêmea e 1,60m para o macho.

Árabe
De origem selvagem, é considerada a raça mais antiga do mundo e por 36 séculos suas características permanecem as mesmas. Hoje possui cabeça pequena e côncava, pescoço arqueado, linha de garupa horizontal e cauda levantada de inserção alta, devido à falta de uma vértebra, rosto mais desenhado.

Apreciado até hoje por sua extraordinária capacidade como cavalo de guerra. Possui velocidade, resistência, agilidade e inteligência. Utilizado para sela, corrida, saltos de obstáculos, lida do gado, lazer e circo.

Assessoria de Comunicação - Sindicato Rural de Rio Verde

Compartilhe / Comente

Notícias Relacionadas

« Voltar

Copyright © 2018 - Todos os direitos reservados

Rio Verde Agora