27 de Fevereiro de 2018

Iniciada coleta seletiva em Rio Verde

A cooperativa de reciclagem é gerida pelos próprios trabalhadores

Um grande impacto positivo para o meio ambiente e uma oportunidade de renda para os catadores de lixo. Assim pode ser traduzida a coleta seletiva de lixo em Rio Verde, que teve início este mês.

Inicialmente a coleta atua em parceria com os 10 maiores geradores de lixo do município. O material é coletado pelos catadores, que é levado para um galpão no bairro Martins. Lá ele é separado, prensado, pesado e depois vendido.

A renda é dividida em partes iguais entre os catadores, que ainda recebem uma ajuda de custo do município. Reativada após anos parada, a Coop-Recicla é gerida pelos próprios trabalhadores.

O potencial de crescimento pode ser medido tanto pelo interesse econômico das indústrias por materiais reciclados quanto pelo impacto ambiental. Calcula-se que cerca de 90% do lixo que entra atualmente no aterro é reciclável. Em outras palavras, a iniciativa pode multiplicar o tempo de vida útil do aterro.

Planejamento

Muitas empresas já demonstraram interesse de integrar a coleta seletiva e o número de participantes vai aumentar em breve.

A segunda etapa será levar a coleta seletiva para as escolas e pontos de grande aglomeração de pessoas. O objetivo é criar uma cultura de reciclagem na população para, em seguida, estender o serviço para toda a cidade.

Ascom – Prefeitura de Rio Verde

Compartilhe / Comente

Notícias Relacionadas

« Voltar

Copyright © 2018 - Todos os direitos reservados

Rio Verde Agora