07 de Dezembro de 2015

Inaugurado o Setor de Pesquisa de Insumos Agrícolas da UniRV

O galpão de insumos agrícolas é uma infraestrutura multiusuária destinada à pesquisa das áreas de agrárias e afins, disponível a todos os pesquisadores da UniRV e das instituições parceiras

A Universidade de Rio Verde – UniRV promoveu nesta quarta-feira, 02, a solenidade de inauguração do Setor de Pesquisa de Insumos Agrícolas.
 
A Vice-Reitora, professora Ma. Maria Flavina das Graças Costa; o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Me. Nagib Yassin; a Pró-Reitora de Graduação, professora Ma. Helemi Oliveira Guimarães de Freitas; o Pró-Reitor de Administração e Planejamento, professor Me. Carmo dos Reis de Sousa; a Diretora da Faculdade de Agronomia, professora Ma. Laura Bonifácio Guimarães; o coordenador do Setor de Pesquisa de Insumos Agrícolas, professor Dr. Takeshi Kamada; a presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG), professora Dra. Maria Zaíra Turchi, acadêmicos da UniRV e demais docentes participaram da programação.
 
O complexo conta com 733,2 m² de área construída, dispõe de Laboratório de manuseio de soluções, Sala de Armazenamento de Produtos Comerciais e de RET, Sala de registros e equipamentos, Piscina Química para produto Comercial, Piscina Química para produto RET, Lavatório de implementos agrícolas, com separação para coleta de resíduos químicos e coleta normal (separação óleo/água), Depósito de defensivos agrícolas para lavoura comercial, Depósito de embalagens vazias, Depósitos de insumos agrícolas com 6 salas; Banheiros, Hall de maquinários, com sistema de Alarme e monitoramento por vídeo, Plantadeira de Parcelas Experimentais, Pulverizador tanque 600 L, Trator, Roçadeira, Triton, Trilhadeira e Balanças.

Representando o Reitor, professor Dr. Sebastião Lázaro Pereira, a Vice-Reitora, professora Ma. Maria Flavina das Graças Costa agradeceu a presença de todos e salientou a importância do novo Setor não só ao público interno da Universidade, mas também para a região. “Este é um momento especial para a Instituição, podemos ver os resultados dos investimentos se tornando realidade, prova disso é que o espaço já está sendo utilizado para desenvolvimento de pesquisas importantes, o que só foi possível graças à parceria com a FAPEG”, enfatizou.
 
Em pronunciamento, a presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás, professora Dra. Maria Zaíra Turchi recordou visitas anteriores à UniRV e elogiou os investimentos que estão sendo feitos de maneira contínua em Ensino, Pesquisa e Extensão. “Tenho acompanhado o crescimento da UniRV em infraestrutura, novos cursos e novos câmpus. Hoje, a Universidade é referência para o Estado e tem feito a diferença em todas as atividades desenvolvidas. Agradeço o empenho de todos que fizeram com que o projeto acontecesse, desejo que a Universidade continue crescendo e que venham outros editais e possibilidades. Parabéns pelo trabalho!”, salientou.
 
 
Setor de Pesquisa de Insumos Agrícolas da UniRV

O galpão de insumos agrícolas é uma infraestrutura multiusuária destinada à pesquisa das áreas de agrárias e afins, disponível a todos os pesquisadores da UniRV e das instituições parceiras. Dispõe de equipamentos e instalações adequadas às atividades que possam ser executadas seguindo as normas vigentes da legislação, referente aos trabalhos com insumos agrícolas. Recentemente foi credenciado no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) para realização de estudos relacionados aos defensivos agrícolas.

Esse benefício foi possível pela aprovação do projeto no edital PROINFRA/FINEP/FAPEG 2009 submetido pelos professores do Programa de Pós-Graduação em Produção Vegetal da Universidade de Rio Verde, recebendo valor correspondente a R$ 1 milhão para conclusão. Parte dos recursos no valor de R$ 500 mil foi concedido pela FAPEG para construção do Galpão de Insumos Agrícolas e aquisição de equipamentos. Outra parcela foi cedida pela Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) para aquisição de equipamento de médio e grande porte. A UniRV, em contrapartida ampliou o local com a construção de lavatório de máquinas para obter o credenciamento no MAPA.

O Setor de Pesquisas de Insumos Agrícolas conta com nove professores doutores e quatro mestres usuários diretos, destina-se às atividades específicas de pesquisa e docência e representa um avanço para qualidade dos cursos da instituição, especialmente para Agronomia e Produção Vegetal.

Ascom - UniRV

Compartilhe / Comente

Notícias Relacionadas

« Voltar

Copyright © 2018 - Todos os direitos reservados

Rio Verde Agora