13 de Abril de 2015

Em busca da valorização do turismo

Reunião no distrito de Ouroana teve como objetivo fomentar turismo ecológico em Rio Verde

A cidade de Rio Verde, capital do agronegócio, conhecida pelo verde da produção agrícola, também conta com um rico patrimônio ecológico composto por cachoeiras, matas, paredões de pedra e uma variedade de espécies nativas do cerrado: um ambiente perfeito para a prática de vários esportes radicais e um contato direto com a natureza.

Pensando em desenvolver ações que possam valorizar o turismo ecológico em Rio Verde, a Secretaria de Comunicação, Eventos e Turismo realizou ontem, 12, no Centro de Atendimento ao Turista-CAT, da Subprefeitura de Ouroana uma reunião a fim de ouvir as necessidades de cada categoria, para que juntos possam realizar projetos em prol do turismo ecológico. Estiveram presentes no encontro, o subprefeito de Ouroana Onaldo Lopes Borges; o secretário de Comunicação, Eventos e Turismo Danilo Moraes, o coordenador do CAT André Araujo Silva, o empresário Alceu Neto da MCA Turismo e representantes das modalidades de parapente e paramotor, motocross, moutain bike e rapel, além de representantes da comunidade escolar, agências de viagens e guias turísticos.

Onaldo agradeceu a presença de todos e citou a importância de uma parceria entre o poder público e os representantes de cada entidade. “Precisamos trabalhar juntos, oferecendo toda infraestrutura para que o turista possa vir e contar com essa estrutura básica para atender toda sua família.”

À frente do CAT, André deu as boas vindas ao secretário Danilo e enumerou algumas das belezas naturais que a região possui. “Recebemos visitantes de vários estados, atraídos pela beleza natural que a região tem, propícia para a prática de esportes radicais. Precisamos oferecer a estrutura básica para que o CAT e a região receba esses turistas”.

Danilo Moraes agradeceu a todos por participar da reunião e destacou a importância de se trabalhar junto com todas as modalidades esportivas e as demais entidades para a realização de projetos que valorizem o potencial turístico da região e atrair cada vez mais turistas. “Estou aqui para somar e para divulgar nossa riqueza. Juntos, podemos desenvolver projetos e ações que transformem esse santuário ecológico em um grande potencial turístico.”

Os representantes de cada modalidade foram ouvidos pelo secretário e pelo subprefeito. Cada categoria enumerou as necessidades para a realização da prática esportiva. Altair Medeiros, representante da equipe de parapente e paramotor, citou algumas das ações que precisam ser feitas. “O que precisamos é de uma estrutura básica, como a roçagem da rampa de decolagem e sinalização, o que facilitaria o acesso e nos daria condições de trazer grupos para a prática do esporte.”

Wender Mendes, praticante de rapel na região, lembrou a importância de se colocar coletores de lixo próximo às cachoeiras e cobrou parcerias junto aos fazendeiros, garantindo assim um livre acesso dos desportistas. “Precisamos desse apoio do CAT e do poder público para que possamos oferecer aos turistas uma estrutura básica e garantir a preservação do meio ambiente.”

O secretário aproveitou a reunião e comentou as primeiras ações que estão sendo desenvolvidas frente à pasta. “Inicialmente iremos fazer todo o mapeamento dessa região, das trilhas, cachoeiras e rampas de decolagem. A equipe de mapeamento começou esse trabalho hoje e o próximo passo será a sinalização para facilitar o acesso dos turistas.”

Danilo citou ainda que uma parceria foi feita entre o prefeito Juraci Martins e os deputados federal Heuler Cruvinel e estadual Lissauer Viera buscando junto aos órgãos estaduais e federais a destinação de recursos para o turismo no município. De acordo com o secretário, parcerias como essas também farão a diferença na hora de mostrar resultados. “O deputado Heuler Cruvinel já destinou recursos para o turismo, estaremos em Brasília com o Ministro do Turismo garantindo a disponibilização desses recursos para serem investidos em nosso município.”

Durante a reunião outras parcerias foram firmadas. Alceu Neto também fará parte das ações de desenvolvimento do turismo ecológico. O empresário apresentou um planejamento de visitas nos finais de semana, levando grupos de Rio Verde e alunos para desfrutar das belezas naturais. “Temos um turismo ecológico riquíssimo e a comunidade rio-verdense precisa conhecer todas essas belezas naturais. Coloco a disposição para contribuir com ações que possam desenvolver o turismo da nossa região, comentou o empresário.

Dentre todas as solicitações feitas pelos representantes dos esportes radicais e entidades, o que mais foi cobrado junto ao secretário foi a falta de infraestrutura para receber os turistas. Diante do compromisso assumido à frente da Secretaria, Danilo se comprometeu a buscar recursos. “Com o compromisso de muito trabalho e parcerias com vocês, com nossos deputados federal e estadual, com o secretário de Juventude, Ciências e Tecnologia Fausto Caparelli faremos muito pelo turismo ecológico de Rio Verde. Temos o verde da produção agrícola que todo mundo conhece, agora precisamos mostrar o verde da natureza que também pode gerar emprego e renda para Rio Verde e as famílias dos distritos.”

Todos foram convidados a conhecer um pouco das trilhas e algumas das rampas de decolagem do parapente e paramotor. As maravilhas da natureza puderam ser contempladas do alto de uma das rampas.

Ascom – Prefeitura de Rio Verde

Compartilhe / Comente

Notícias Relacionadas

« Voltar

Copyright © 2018 - Todos os direitos reservados

Rio Verde Agora