04 de Abril de 2017

Aberta mais uma edição da Tecnoshow

Durante a solenidade de abertura, representantes das entidades do agronegócio destacaram a necessidade de reavaliação dos juros para melhorar o acesso do produtor às novas tecnologias

A Cooperativa Agroindustrial dos Produtores Rurais do Sudoeste Goiano (COMIGO) abriu oficialmente na manhã desta segunda-feira, 03, a 16ª edição da TECNOSHOW COMIGO. A abertura do evento, que deve receber mais de 100 mil visitantes e gerar mais de R$ 1,3 bilhão em negócios até 7 de abril, ocorreu no auditório 1 do Centro Tecnológico COMIGO (CTC), em Rio Verde (GO), e reuniu cerca de mil pessoas, de comitivas do Estado de Goiás e das demais regiões produtoras de todo o País. A mesa diretiva da solenidade foi composta por representantes de diversas entidades regionais e nacionais ligadas ao agronegócio, instituições financeiras e autoridades políticas federais, estaduais e municipais.

Em seu discurso, o presidente da COMIGO, Antonio Chavaglia, reforçou a necessidade de equiparar os juros sobre empréstimos a produtores rurais à taxa de inflação, como forma de incentivo primordial para o investimento em tecnologias que otimizem a produtividade e fortaleçam o setor perante a crise econômica. “É preciso criar um equilíbrio financeiro para investimento e para isso, os juros devem cair para o produtor rural conforme a taxa Selic”, enfatizou.

A solenidade de abertura também foi palco para a assinatura do protocolo de intenções do Fórum do Futuro, um projeto que será lançado também nesta terça-feira (03) visando transformar a cidade de Rio Verde (GO) numa referência global do alimento saudável, sustentável, resiliente ao aquecimento climático e socialmente inclusivo. A proposta é uma parceria entre Instituto Fórum do Futuro, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG) e o IF Goiano. “Esse nosso projeto desenvolve-se na cabeça daqueles que sejam competentes e tenham liderança para manter a chama da inovação. Tenho certeza que Rio Verde se transformará numa das capitais da produção mundial de alimentos saudáveis”, explicou Alysson Paolinelli, Presidente do Fórum do Futuro, em seu discurso.

Já o diretor de Agronegócio do Banco do Brasil, Marco Túlio Moraes da Costa, aproveitou a abertura para anunciar benefícios aos pecuaristas, atingidos nos últimos dias pelos desdobramentos econômicos da Operação Carne Fraca, deflagrada pela Polícia Federal no último mês de março. Segundo o diretor, todos os custeios pecuários com vencimentos até junho de 2017 serão prorrogados por um ano. Marco Túlio também anunciou um novo programa da entidade financeira, o Agroenergia BB, que visa garantir o acesso do produtor rural a fontes de energia sustentável, a fim de baratear os custos de produção. “A Tecnoshow tem se mostrado como uma referência em inovação. Por isso, a escolhemos para lançar esse projeto de energia e também o Custeio Digital, uma funcionalidade disponível no nosso aplicativo que permite que os produtores encaminhem as propostas de contratação de custeio pelo celular, diminuindo o tempo de envio de 15 dias para 1”, explicou.

Para o presidente da Organização das Cooperativas do Brasil (OCB), Márcio Lopes de Freitas, é crucial consolidar o cooperativismo a TECNOSHOW COMIGO nesse momento de incertezas e problemas que o agronegócio passa. “Muito mais importante do que criar condições para armazenar soja e milho é preciso armazenar confiança. E confiança se armazena com seriedade e incentivo, para fazer as mudanças necessárias”, enfatizou, também fazendo referência à importância de rever as taxas de juros para o produtor diante do atual momento econômico.

José Mário Schreiner, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), também demonstrou preocupação com o cenário do agronegócio no momento, que vive situações antagônicas, com a comemoração de safras recordes e a instabilidade da pecuária. “A TECNOSHOW COMIGO reforça a necessidade de apoio efetivo para os produtores, com um Plano Safra justo, que é a saída para trazer equilíbrio para agropecuária brasileira”, disse.
Em seu discurso, o deputado estadual e presidente da Frente Parlamentar do Agronegócio, Lissauer Vieira (PSB), ressaltou a importância da TECNOSHOW COMIGO para munir o produtor rural das inovações necessárias para continuar avançando. “Os olhos do mundo se voltam mais uma vez para a nossa cidade. Essa feira reflete a verdadeira face do agronegócio brasileiro, onde temos tecnologias que fomentam a produção, que tem sustentado e alimentado vários países do mundo”, concluiu.

Membro da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR) da Câmara dos Deputados, o deputado federal Heuler Cruvinel (PSD) enfatizou o grande volume de informações e tecnologias expostas na TECNOSHOW COMIGO, que são adequadas para manter o crescimento da produção, mesmo com os entraves econômicos que dificultam o acesso. “É por isso que precisamos de uma atenção especial ao Plano Safra 2017 e à infraestrutura para escoamento”, declarou. O senador Wilder Morais (PP) também aproveitou a abertura da feira para falar diretamente ao ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, sobre a questão da taxa de juros para a agropecuária. “A TECNOSHOW COMIGO é referência nas feiras de tecnologia e do mundo”, completou.

Aproveitando a oportunidade para anunciar uma série de ações parlamentares com o intuito de renovar as concessões de rodovias importantes para o escoamento da produção goiana, a senadora Lúcia Vânia (PSB) falou ainda sobre os novos desafios da TECNOSHOW COMIGO. “Essa feira precisa mostrar a força e a resistência do agronegócio, o último setor da economia a sentir os efeitos da crise e o primeiro a sinalizar reação”, confirmou.

Para o senador Ronaldo Caiado (DEM), o TECNOSHOW COMIGO é o coração que impulsiona a economia do país. “Aqui é um coração capaz de mostrar a realidade da agropecuária brasileira, forte e sem nenhuma parte infartada”, reforçou em seu discurso. O prefeito de Rio Verde, Paulo do Vale (PMDB), indicou a importância da feira para a economia do município, colocando-o como pioneiro em tecnologias voltadas para a agricultura e pecuária. “Que essa feira possa ser cada dia mais uma referência nacional e internacional”, destacou.

O vice-governador de Goiás José Eliton (PSDB), que representou o governador Marconi Perillo (PSDB) na solenidade, indicou a convergência como caminho para enfrentar os atuais desafios da economia e apontou o sucesso da TECNOSHOW COMIGO como centralizadora de informações para fomentar o campo. “A feira mostra um pouco de Goiás, um pouco dos goianos e as nossas virtudes”, afirmou.

Finalizando a solenidade de abertura, o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, reforçou o ambiente favorável da feira para o produtor rural ter acesso à tecnologia e às inovações para o setor. “A TECNOSHOW COMIGO traz durante essa semana uma oportunidade para que todos possam conhecer as mudanças que estão chegando para melhorar a produtividade”, destacou.

A 16ª edição da TECNOSHOW COMIGO segue até a próxima sexta-feira (07), com a exposição do que há de mais moderno em tecnologias voltadas para o agronegócio. O público também terá acesso a uma ampla variedade de atrações gratuitas, como palestras, dinâmicas de pecuária, demonstrações de resultados de pesquisas, dentro outras novidades.

Compartilhe / Comente

Notícias Relacionadas

« Voltar

Copyright © 2018 - Todos os direitos reservados

Rio Verde Agora