Xbox "não tem planos" de levar jogos de seus estúdios para outros consoles

Parceira com Steam deve-se à natureza do mercado de PC, diz Aaron Greenberg


Nos últimos tempos, a Microsoft tem se mostrado mais disposta a colaborações com outras companhias, como a Nintendo, e a expandir seu ecossistema, disponibilizando jogos exclusivos em plataformas como o Steam (incluindo o próximo grande lançamento da empresa, Gears 5).

 

CodeBuddy Rio Verde: Escola de tecnologia para crianças e adolescentes! Agende uma aula experimental gratuita!

 

Porém, de acordo com o chefe de marketing de Xbox, Aaron Greenberg, os jogos desenvolvidos pelos estúdios da empresa, incluindo suas novas aquisições, serão dedicados às plataformas da companhia.

"Daqui para frente, todos os nossos estúdios internos, e os estúdios novos que adicionamos, serão focados em fazer jogos para nossas plataformas, e não temos planos de expandir nossos jogos exclusivos first-party para outros consoles", disse em entrevista para a MCV UK durante a Gamescom.

Os atuais projetos das produtoras antes independentes, como a Obsidian com The Outer Worlds e a Double Fine com Psychonauts 2, serão multiplataforma para "honrar" contratos criados pré-aquisição, mas jogos futuros serão voltados para as plataformas.

"Ao pensar no próximo jogo da Obsidian, inXile ou Ninja Theory, todos estes estúdios, assim como nossos estúdios internos existentes, seja 343 ou Turn 10, eles serão focados nas nossas plataformas."

O executivo indica que o caso de Ori and the Blind Forest, que ganhará uma versão para Nintendo Switch com distribuição do próprio Xbox Game Studios, deve-se ao fato de que o Moon Studios, responsável pelo game, ser independente.

"Eles chegaram até nós com o desejo de trazer o Ori original para o Switch", declarou. "Achamos que fazia sentido, e estamos felizes em trabalhar com eles para permitir que o levassem ao Switch."
Quanto à sequência, Greenberg declarou: "Nossos planos com Ori and the Will of the Wisps é de lançá-lo exclusivamente no Xbox One e no PC."

Steam
Greenberg também falou mais sobre trazer jogos de Xbox e exclusivos da Microsoft para o Steam, uma plataforma teoricamente rival da Windows Store nos computadores.

"Sabemos que há um grande público no PC por aí que pode não ser dono de um Xbox, e querem ter a chance de jogar algumas de nossas propriedades maiores. E trazer Gears 5 para este público faz muito sentido", explicou. "O Steam alcança jogadores de PC em muitos mercados que não são tradicionalmente tão fortes com consoles, e ele mantém relações com estes consumidores lá."

Mais novidades sobre Xbox e os jogos da Microsoft serão revelados durante a X019, que será realizado em 14 de novembro em Londres.

Compartilhe

Comente: Xbox "não tem planos" de levar jogos de seus estúdios para outros consoles