PES ou FIFA? Qual o melhor?

Jogos disputam título de preferido dos gamers


O mundo dos videogames tem um mercado que não para de crescer: o de jogos de futebol. Dois jogos despontam como os mais bem-sucedidos de todos os tempos: FIFA Soccer e PES (Pro Evolution Soccer, ou Winning Eleven para os mais antigos). Essas duas franquias possuem aproximadamente 99% de todas as vendas de jogos de videogame futebolísticos no mundo. Mas afinal, qual a diferença de um para outro jogo?

FIFA é uma franquia de propriedade da EA Sports, uma das maiores produtores de jogos do mundo. Sua origem remonta ao já longínquo ano de 1994, quando o primeiro FIFA (na época chamado de FIFA Soccer) foi lançado. Era um jogo exclusivo para o Mega Drive, e seus gráficos, embora pareçam toscos hoje em dia, eram revolucionários. A franquia, que era a única com licença oficial da FIFA, tinha nomes verdadeiros de jogadores em 1995, e não parou de crescer. A franquia foi absoluta durante vários anos, mas seu reinado estava por terminar.

No ano de 1996, a Konami, gigante japonesa produtora de sucessos como Metal Gear, lançou o jogo World Soccer Winning Eleven, um jogo de futebol desenvolvido exclusivamente para o Playstation 1. A Konami já havia produzido um jogo de futebol para o Super Nintendo e o Nintendo 64, a franquia International Superstar Soccer. Entretanto, Winning Eleven logo virou febre. Em pouco tempo, desbancou FIFA e se tornou o número 1 dos jogos de futebol. A diferança básica estava na mobilidade. Enquanto o FIFA na época era um jogo de futebol que não se parecia com futebol, Winning Eleven dava ao jogador uma sensação muito mais realista.

Logo os gamers foram deixando FIFA de lado. Já no começo dos anos 2000, FIFA era segundo lugar bem atrás do líder Winning Eleven. A franquia japonesa cresceu, e ganhou o nome de PES (Pro Evolution Soccer) na Europa, onde fez tremendo sucesso. O Winning Eleven então passou a ser apenas PES, e seu domínio era absoluto.

Mas a EA Sports não iria ficar parada. Com o lançamento do X-BOX e do Playstation 3, ela investiu pesado na mecânica de jogo do FIFA. Aos poucos, o FIFA foi retomando o interesse dos gamers. O jogo era mais fluido, bem diferente daquilo que a série havia mostrado nos últimos anos. Os uniformes oficiais e os gráficos eram perfeitos. Em menos de uma década, FIFA assumiu a liderança de novo, deixando o PES num desconfortável (para a Konami) segundo lugar.

Mas qual o melhor? Eu, particularmente, gosto dos dois. Para quem quer um desafio maior, recomendo FIFA. A inteligência artificial é mais bem elaborada, e exige mais do jogador. PES é um jogo, na minha opinião, mais voltado ao desafio entre dois jogadores humanos. A série PES perdeu um pouco da excelente mecânica que sempre foi característica da franquia, e os movimentos dos jogadores parecem mais robotizados. Nos gráficos e som, acho o FIFA superior, mas ganhando por muito pouco. Por via das dúvidas, compre e jogue os dois. Melhor ainda se você jogar pela internet. Adversários espalhados pelo mundo não vão faltar.

Compartilhe

Comente: PES ou FIFA? Qual o melhor?