O perigo das redes sociais

A Estreia de Galeno José como colunista de Tecnologia no Rio Verde Agora


Quem não possui ou não pretende um dia ter algum perfil em uma rede social, que atire a primeira pedra! Felizmente ainda não me machuquei isso por que praticamente todas as pessoas com idade e raciocínio lógico suficiente para conseguir acesso ao computador e consequentemente à internet possui um perfil em alguma rede social, neste caso podemos falar das principais que seriam o Facebook, Orkut e Twitter.

Infelizmente a maioria dos utilizadores não tem a mínima noção de segurança de dados, isso acaba fazendo com que coloquem informações particulares e de pessoas próximas a eles, isto acaba sendo um prato cheio para assaltantes, sequestradores, estupradores, etc.

A própria rede social nos traz vários campos para serem preenchidos, como telefone, endereço, histórico escolar, informações profissionais e particulares como hobbies, atividades e estado civil, para uma pessoa convencional esses campos não tem problema serem preenchidos, mas, para alguém que se preocupa com sua identidade e principalmente privacidade, tem muito, mas, muitos problemas. Afinal, quantos dos seus contatos das redes sociais realmente você conhece? Qual a probabilidade de algum deles estarem utilizando algum fake (perfil falso)? E o pior de tudo, como saber se a pessoa é de confiança? Caros leitores, sinto muito dizer, mas, não há como isso ocorrer e mesmo que tivesse alguma maneira seria um processo lento e demorado.

As redes sociais tentam aplicar métodos de segurança, bloqueando fotos ou colocando políticas de uso para que tal ferramenta esteja disponível apenas á você e seus amigos, e mesmo assim a segurança pode ser burlada e informações preciosas podem ser descobertas, pois você informou de mão beijada para eles quando preencheu os campos informados no seu perfil, isto para uma pessoa de má fé, é um tesouro único, pois a sua vítima (você) está o ajudando.

Lembre-se, a cada dia que passa o mundo está mais perigoso, principalmente o mundo da internet, pois aqui, você consegue tudo o que quer e ainda se mantém em anonimato completo, então quanto menos informações suas estiver presente, melhor será para sua segurança e de seus familiares, afinal, como dizem meus avós: “O seguro morreu de velho”.

Até o próximo artigo sobre segurança na internet...

Compartilhe

Comente: O perigo das redes sociais