Guerra às notícias falsas: WhatsApp vai permitir busca reversa de imagens

O novo recurso chega para ajudar no combate à disseminação de fake news na rede social


As fake news fazem parte de um grupo de práticas que diversas redes socias procuram combater, com o WhatsApp não é diferente. Depois de limitar o número de contatos para os quais se pode encaminhar uma mensagem no serviço de troca de mensagens, agora um novo recurso tem a missão de reforçar o combate às informações falsas.

O WhatApp está desenvolvendo um recurso de busca reversa de imagens, que permite que o usuário possa verificar a veracidade de uma foto, através de uma pesquisa no Google – algo semelhante ao que acontece ao pesquisar por imagens diretamente no site de buscas. O processo foi bastante simplificado para facilitar a verificação.

A nova funcionalidade ainda não está disponível para todos, porém, já foi observada pela equipe do site Wabetainfo na versão 2.19.73 do WhatsApp Beta.

Como utilizar o recurso?
Para realizar uma busca por imagem a partir do WhatsApp, o usuário deve selecionar a imagem, ir em mais opções (os três pontos da vertical), selecionar “Buscar imagem”, um aviso vai aparecer e informar que o upload da imagem será feito no Google, é só confirmar a opção e verificar os resultados de busca na aba do navegador que foi aberta.

Essa será uma importante ferramenta para o combate da disseminação de noticias falsas. A pesquisa por imagens do Google já está disponível há tempos, porém, pelo celular, é um procedimento complexo. A nova funcionalidade ainda não tem data para chegar ao aplicativo, esperamos que seja em breve. 

Compartilhe

Comente: Guerra às notícias falsas: WhatsApp vai permitir busca reversa de imagens