GTA: onde os bandidos se dão bem

Jogo tem uma das histórias de maior sucesso


Na nossa coluna de games de hoje, iremos falar um pouco sobre a história de um jogo que revolucionou todo o mercado de videogames: Grand Theft Auto, ou simplesmente GTA para os íntimos.

O primeiro GTA foi lançado para PC em 1997. Tinha gráficos simples, onde você tinha uma vista aérea do personagem, mas a grande sacada do jogo eram a trilha sonora (simplesmente fantástica, nas camionetes ouvia-se música country, nos carrões “tunados”, rap music) e a liberdade de se andar pelo mapa de jogo fazendo barbaridades sem nenhuma preocupação. Podia-se passear livremente, atropelando pedestres, hare-krishnas, e a polícia. Aliás, essa foi outra marca do jogo: nele, você fazia o papel do bandido, o criminoso que luta para ascender dentro de famílias criminosas. Não demorou e o jogo foi lançado para Playstation 1, sem fazer muito sucesso por aqui, entretanto.

Um belo dia, um deputado conseguiu aprovar um projeto de lei que proibia a venda deste jogo. Pronto! Era o que faltava para tornar o game conhecido. Nos camelôs, todos queriam comprar o tal jogo proibido. Virou sucesso. No mesmo ano, foi lançado GTA London 1969, um jogo que se passava na capital inglesa, mas com pouquíssimas diferenças perante o GTA 1.

Em 1999, a empresa que produziu GTA 1 (Rockstar Games) lançou o GTA2. Com poucas diferenças para o primeiro jogo, GTA 2 não fez sucesso entre os gamers. Passou praticamente despercebido.

Foi em 2001 que a Rockstar deu o seu pulo do gato. Com GTA 3, lançado para o Playstation, surgia um novo estilo de jogo, com um mapa gigante a ser explorado, segredos quase infinitos e uma liberdade nunca antes vista na história dos games. Podia-se fazer qualquer coisa: andar a pé, roubar um caminhão de sorvete ou levar uma prostituta para um, digamos, “encontro”. O jogo foi sucesso. Criava-se uma expectativa monstro para o que a Rockstar lançaria a seguir. E a empresa não decepcionou. Em 2002, lançou GTA Vice City, um jogo ambientado numa fictícia Vice City (uma cidade clone de Miami) nos anos 1980. As músicas, as gírias, o neon, tudo estava lá. GTA Vice City entrou imediatamente no rol dos grandes clássicos dos videogames de todos os tempos. Era uma obra de arte. O jogo explodiu em vendas, e aumentou (se é que isso era possível na época) ainda mais a expectativa para o próximo jogo da série: GTA San Andreas.

San Andreas foi lançado em 2004. Foi épico. Era um jogo monstruoso, com três grandes cidades a serem exploradas. O jogo foi recordista durante muitos anos de maiores vendas na história dos videogames. Não há gamer que não tenha jogado San Andreas pelo menos uma vez na vida. Um jogo onde você tem que se alimentar, malhar, namorar e matar muita gente nesse meio tempo.

Nos anos seguintes, a Rockstar lançou GTA Liberty City Stories e GTA Vice City Stories, mas nenhum dos dois jogos chamou muito a atenção: eram lançamentos originais do PSP (o portátil da Sony).

Em abril de 2008, foi lançado GTA IV, para Playstation 3 e Xbox 360. Um jogo enorme, com um enredo fantástico e um grau de jogabilidade muito elevado. O jogo se tornou um clássico instantâneo. É um sucesso de vendas, mesmo quase três anos depois de seu lançamento. Um mundo virtual enorme para explorar, liberdade total de ações e uma infinidade de segredos que demorará horas a serem descobertos até mesmo pelos mais experientes jogadores. A história dos GTAs é praticamente a mesma, no geral: um criminoso que quer subir na carreira do crime. Basicamente, você tem que ser o criminoso. Pelo menos no caso deste jogo, o crime compensa. E muito.

Nos ícones "Fotos" e "Vídeos" logo acima, você conhece um pouco mais sobre os jogos aqui citados, e tem maiores informações.

Quer sugerir uma notícia? Envie seu pedido para contato@rioverdeagora.com.br e deixe-nos saber o que é importante para você!

Vídeo

Fotos

Imagem de GTA: onde os bandidos se dão bem Imagem de GTA: onde os bandidos se dão bem Imagem de GTA: onde os bandidos se dão bem Imagem de GTA: onde os bandidos se dão bem

Compartilhe

Comente: GTA: onde os bandidos se dão bem