Gran Turismo: mais que um jogo de corridas

Jogo virou referência no mundo dos games


Quando foi lançado em 1997, para o Playstation 1, Gran Turismo deveria ter atingido apenas o mercado japonês. Na época, era considerado um jogo de corrida “cerebral demais”, onde a adrenalina que jogos como “Need For Speed” despeja nos jogadores passa longe. Entretanto, o jogo foi um sucesso estrondoso e logo ganhou versão em inglês e passou a ser vendido também nos Estados Unidos e no resto do mundo. Virou sucesso absoluto. O realismo na maneira de dirigir, carros idênticos aos do mundo real e a praticamente infinita possibilidade de ajustar o seu veículo de acordo com a sua maneira favorita de dirigir caíram no gosto dos gamers pelo mundo. O jogo, produzido pela Sony, virou referência.

Dois anos depois, o jogo ganhava continuação. A plataforma ainda era o Playstation 1, mas Gran Turismo 2 contava com 650 carros e 27 pistas diferentes. Mais uma vez, sucesso absoluto de público, crítica e vendas. Gran Turismo havia então se tornado uma franquia de sucesso.

Em 2001, já contando com a existência do Playstation 2, a Sony lançou Gran Turismo 3. o jogo contava com algumas novidades, como a possibilidade de se trocar o óleo do carro. O jogo foi muito criticado na época por contar com pouco mais de 150 carros, uma diminuição drástica em relação ao seu antecessor. Mesmo fazendo relativo sucesso, o jogo não conseguiu causar comoção como as duas primeiras versões.

As críticas recebidas por Gran Turismo 3 fizeram a Sony caprichar. Em janeiro de 2005, foi lançado Gran Turismo 4, ainda para o Playstation 2. O jogo contava com mais de 750 carros de 80 fabricantes diferentes e com 51 pistas, recorde da franquia até então. Gamers do mundo todo aprovaram o lançamento. O jogo vendeu mais de um milhão de cópias somente na primeira semana de seu lançamento.

Entretanto, a tecnologia avançou, e o Playstation 3 foi lançado. Todos os jogadores se perguntavam quando seria lançado o Gran Turismo 5. A Sony até alcançou uma versão “antecipada” do jogo, com pouquíssimos recursos, intitulada Gran Turismo: Prologue. As poucas opções na jogabilidade fizeram os gamers se revoltarem com o jogo. Não passava de uma versão piorada de Gran Turismo 4. O que os jogadores queriam era um jogo novo, revolucionário, condizente com a capacidade do Playstation 3. O jogo teve seu lançamento adiado sucessivas vezes, e rumores de que o lançamento nunca sairia do papel já circulavam pela internet. O jogo já era, até o meio do ano passado, o mais caro de todos os tempos. Mas nunca era lançado. Até que em novembro de 2010 isso tudo acabou: a Sony lançou então Gran Turismo 5, um peso-pesado dos jogos automobilísticos, com mais de 800 carros e infindáveis pistas e desafios para os gamers. A franquia estava viva novamente. O jogo bateu recordes de vendagens pelos quatro cantos do mundo. Mecânica, gráficos e sons perfeitos. Para completar, um bom sistema de jogos online, que permite desafios com “pilotos” de todas as partes do mundo. Gran Turismo se firmou de uma vez por todas como referência não só de jogos de corrida, mas também referência em todos os tipos de jogos, pela sua perfeição e nível de detalhamento. É jogo exclusivo para Playstation 3. Quem puder, que jogue.

Vídeo

Compartilhe

Comente: Gran Turismo: mais que um jogo de corridas