Primeiros socorros, como agir em emergências?

Você sabia que os procedimentos de primeiros socorros são extremamente úteis para diversos casos?


Você sabia que os procedimentos de primeiros socorros são extremamente úteis para diversos casos?

Muitos pensam que somente quem trabalha na área da saúde deve fazer um curso de primeiros socorros, porém eles estão enganados. Qualquer pessoa pode fazer um curso, podendo ser um Curso Online ou presencial de primeiros socorros, e assim poder salvar alguém quando precisar.

Todas as pessoas devem estar sempre preparadas para desempenharem as noções básicas de primeiros socorros. Essas ações são determinantes para salvar a vítima ou minimizar os desconfortos.

Definimos os primeiros socorros como sendo um procedimento de emergência, no qual as ações devem ser aplicadas nas vítimas de acidentes, com o objetivo de mantê-las vivas. Os procedimentos podem ser uma ação individual ou coletiva, que deverá ser totalmente dentro das suas devidas limitações e, com a finalidade de prestar uma assistência minuciosa e definitiva para salvar a vítima.

Os primeiros socorros sempre deverão ser prestados quando a vítima não tiver as devidas condições de cuidar de si própria, e assim receber um excelente primeiro atendimento pela pessoa próxima, que deverá ser capacitada.

O profissional que faz o atendimento de emergência é chamado de Socorrista, ele possuirá a devida formação e os equipamentos especiais, assim como os Paramédicos, e uma pessoa que realiza um Curso de Primeiros Socorros é chamado de Atendente de Emergência.

Sempre antes de prestar os primeiros socorros, é fundamental que o socorrista tenha em mente as seguintes necessidades: manter a calma e afastar os curiosos.

Telefones úteis em caso de emergência

·         Samu: 192

·         Corpo de Bombeiros: 193

·         Disque-intoxicação (Anvisa): 0800-722-6001

·         Defesa Civil: 199

·         Polícia Militar: 190

É essencial sempre salientar que algumas pessoas não estão devidamente preparadas para realizar os primeiros socorros, portanto o ideal é sempre deixar que outra pessoa realize os devidos procedimentos.

Noções de primeiros socorros

Para socorrer uma vítima de mal súbito, você deverá manter sempre a calma e seguir os devidos procedimentos, como, por exemplo:

  • Verifique sempre se a vítima consegue falar e mantém o raciocínio;

  • Evitar mover a pessoa do lugar;

  • Checar a respiração e pulsação;

  • Afastar os curiosos.

Procedimentos de primeiros socorros para parada cardíaca

A Parada Cardiorrespiratória (PCR) é definida por uma perda repentina da função exercida pelo coração. Algumas vezes, a vítima sente uma forte dor no órgão, podendo perder a consciência e a respiração.

Os três minutos posteriores ao ataque cardíaco são fundamentais para auxiliar a vítima. Segundo pesquisas divulgadas pelo Hospital Israelita Albert Einstein, aproximadamente 150 mil casos de paradas cardíacas acontecem no Brasil.

Como socorrer a vítima de Parada Cardíaca

Primeiramente, você deverá deitar a vítima de barriga para cima. Se possível, busque a ajuda de outra pessoa para auxiliar durante a massagem.

Posteriormente, incline o queixo da pessoa para ajudá-la a respirar. Deixe os braços esticados e coloque a palma de uma das mãos sobre a região do tórax. Sempre use a mão em cima da outra com o objetivo de fazer a pressão necessária.

Massagem cardíaca em adultos

Realize a pressão durante 18 segundos, fazendo a pressão durante 30 vezes nesse período, você deverá afundar a mão até 5 cm para que o coração possa receber a massagem.

Prestando atenção ao movimento do tórax. Repetindo o procedimento de afundar e soltar as mãos para que o coração consiga bombear o sangue suficiente para os outros órgãos.

Massagem cardíaca em bebês

Deite o bebê com a barriga para cima, incline a cabeça dele para trás e verifique se existem alguma coisa obstruindo a respiração.

Com o dedo indicador e médio, pressione o coração com empurrões consecutivos a cada segundo. Repetindo até o resgate chegar.

Parada respiratória

A Parada Respiratória vai acontecer quando o cérebro para de receber oxigênio, fazendo com que a pessoa perca a respiração e a consciência.

Esse mal súbito poderá acontecer em decorrência de: parada cardíaca, engasgos, pressões no pescoço, afogamentos, choques, entre outros.

Procedimento para socorrer vítimas de Paradas Respiratórias

Sempre coloque a vítima deitada no chão com a barriga para cima, inclinando a cabeça dela para trás e o queixo erguido.

Utilizando os dedos indicador e polegar para fechar as narinas. Deixe assim a boca da vítima aberta e encostando os seus lábios nos dela. A seguir de dois sopros para que consiga levar ar aos pulmões.

Se o procedimento for feito com a massagem cardíaca, a cada 10 pressões torácicas, você deverá realizar dois sopros.

Primeiros socorros para queimaduras

O Ministério da Saúde estima em uma pesquisa que 1 milhão de pessoas sofrem com queimaduras, anualmente. E a grande maioria tende a ser crianças.

Os primeiros socorros para queimaduras poderão prevenir infecções e agravamentos. Porém, é muito comum associar as queimaduras com o fogo, elas podem acontecer também pelo contato com o frio e por produtos químicos.

Fraturas

Se você ainda não tem conhecimento sobre como colocar a parte do corpo da fraturada no lugar, jamais tente realizar o procedimento, pois você pode prejudicar ainda mais o quadro da vítima.

Sempre entre em contato com o atendimento de emergência e aguarde a ajuda de um profissional. Se houver sangramento, lave a área com água corrente, e tente estancar o sangue com gaze ou pano limpo.

Cortes

Os cortes são acidentes muito comuns em nosso dia a dia. Eles podem acontecer de diversas formas, podendo ser superficial ou mais profundo. Nos dois casos, sempre lave o machucado com água corrente e o pressione com gaze ou pano limpo para estancar o sangramento.

Levando imediatamente o ferido ao hospital mais próximo para realizar os procedimentos.

 

Depois de ler sobre primeiros socorros, como agir em emergências, você ficou com alguma dúvida?

Se você gostou do que leu, comente aqui embaixo sobre essas dicas e mande os resultados logo a seguir. E se quiser compartilhe essas dicas com os seus amigos e amigas.

Grande abraço e até o próximo post!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.

Compartilhe

Comente: Primeiros socorros, como agir em emergências?