Dor de ouvido: 7 principais causas e seus sintomas

A dor de ouvido pode ser originada de diferentes causas. Entre as principais estão a otite, a entrada de água no ouvido e até mesmo problemas na garganta.


Quem já sofreu de dor de ouvido sabe como incomoda. O que no começo parece só uma dorzinha pode se tornar intenso.

 

Esse é um sintoma que pode significar diferentes coisas e não necessariamente está ligado à orelha. Pode ter relações com a garganta e os dentes, por exemplo.

 

Muitas vezes você sente a dor mas não consegue saber o que causou, por isso preparamos esse conteúdo falando um pouco sobre as causas mais comuns da dor no ouvido.

 

O QUE CAUSA DOR DE OUVIDO?

A dor de ouvido pode ser originada de causas diferentes, inclusive como comentado acima, pode estar relacionado a um problema em outra parte do corpo que não necessariamente a orelha.

 

É importante saber identificar a fonte da dor para poder realizar o tratamento correto e evitar complicações.

 

Conheça um pouco mais sobre as principais causas da dor de ouvido.

 

1- Água no ouvido

 

 

 

A entrada de água no ouvido é muito comum durante um banho ou um mergulho na piscina, por exemplo. Porém, quando essa água permanece no ouvido ela pode causar dor no ouvido, zumbido ou sensação de ouvido entupido.

 

2- Otite

 

A otite é uma infecção que afeta o ouvido, essa inflamação pode causar dores intensas além de secreção e vermelhidão na orelha.

 

Por se tratar de uma doença perigosa, é importante que assim que notar os sinais de infecção no ouvido a pessoa busque ajuda médica.

 

A falta de tratamento correto para a doença pode levar a problemas como perda auditiva.

 

3- Problemas dentários

 

O ouvido é uma região conectada com as partes próximas, por isso alguns problemas nos dentes podem causar dor de ouvido.

 

Quais problemas são esses?

 

  • Nascimento do siso;
  • Cárie;
  • Dente com abscesso;
  • Bruxismo.

 

4- Infecção na garganta

 

A infecção na garganta chamada amigdalite pode também causar dores no ouvido. A doença é causada pela presença de bactérias, fungos ou vírus na região da garganta.

 

Geralmente, os sintomas são dores e incômodos nas amígdalas, mas a inflamação pode atingir os ouvidos, causando dor de garganta e ouvido.

 

5- Lesão no tímpano

 

A lesão no tímpano é uma das causas mais graves de dor no ouvido. A perfuração dessa estrutura pode acontecer por exposição a barulhos muito altos como explosões, por infecções não curadas, lesões pela inserção de objetos no ouvido, entre outros motivos.

 

Se houver rompimento do tímpano, além da dor intensa no ouvido pode haver sangramento e perda de audição.

 

Os quadros de perda auditiva devido a lesões no tímpano dificilmente são reversíveis. Em alguns casos, é possível que os pacientes façam uso de equipamentos para ajudar na audição. Várias empresas trabalham com aparelhos auditivos em Curitiba.

 

 

 

6- Micose

 

A micose no ouvido se trata de uma inflamação no ouvido devido a presença de fungos. Além da dor, pode causar muita coceira, perda auditiva e vermelhidão no local. É mais comum em pessoas que por algum motivo deixam o ouvido exposto à umidade.

 

7- Diferença de pressão

 

A dor de ouvido após o voo é algo muito comum, assim como em uma subida de carro em uma montanha. Isso acontece devido a diferença de pressão atmosférica em pontos mais altos.

 

Além da dor, pode causar a sensação de ouvido entupido. Mas os sintomas desaparecem assim que a pressão se estabiliza.

 

DOR DE OUVIDO, O QUE FAZER?

 

Independente da intensidade, quem sofre quer saber o que alivia a dor de ouvido. Para isso, é necessário identificar a causa da dor para tratar diretamente a origem do problema.

 

Antes de saber o que tomar para dor de ouvido, vale dizer que nem toda dor precisa ser tratada com remédios. Em alguns casos a dor pode desaparecer sozinha ou com alguns métodos simples, veja alguns:

 

  • Fazer uma compressa morna na região;
  • Aplicação de gelo;
  • Mascar chiclete;
  • Fazer massagem na orelha.

 

Esses métodos são apenas para casos leves de dor, em caso de dor aguda é necessário consultar um médico especialista. Alguns remédios como antibióticos podem ser receitados.

 

Compartilhe

Comente: Dor de ouvido: 7 principais causas e seus sintomas