5 Benefícios que você vai encontrar no alongamento

Definimos o alongamento como sendo uma forma simples e segura de exercitar o corpo em qualquer hora e em qualquer lugar.


Definimos o alongamento como sendo uma forma simples e segura de exercitar o corpo em qualquer hora e em qualquer lugar. O alongamento deverá ser sempre feito antes e depois de qualquer cardio, como, por exemplo:  caminhada, bicicletas ou corrida. O alongamento tem o objetivo de melhorar a flexibilidade do corpo, possibilitando assim que a pessoa possa fazer movimentos mais amplos, além de auxiliar na redução de risco de lesões.

Os exercícios de alongamento vão trazer inúmeros benefícios para a sua saúde. Fazer alongamento com grande frequência vai ajudar na circulação do seu corpo, melhorando a sua mobilidade, as suas articulações e fortalecend os ligamentos e os tendões. A prática vai auxiliar no equilíbrio corporal, algo importante para o envelhecimento saudável.

Quando a pessoa faz atividades físicas diárias, é fundamental que os alongamentos sejam feitos sempre antes e depois das atividades físicas.

Para os Cursos Online da área de massoterapia, é importante que todos os alongamentos sejam praticados de forma prazerosa e que sejam relaxantes. Sendo da mesma forma que optamos por comer algo que seja gostoso e prazeroso, e não somente por evitar problemas físicos.

Com o objetivo de melhorar o seu entendimento sobre o assunto, neste artigo vamos abordar os benefícios dos alongamentos. Além de fazer alongamento, indicamos que você faça massagens no seu dia a dia, indicamos que você procure por bons profissionais dentro da área da massoterapia, que tenha em seu curriculo um Curso de Massoterapia.

Vamos lá?

Benefícios do alongamento

Neste artigo você verá um pouco sobre o alongamento e a sua importância para a nossa saúde. A prática do alongamento vai trazer diversos benefícios para a sua saúde. Portanto, é uma forma simples de exercitar o corpo em qualquer momento e em qualquer lugar.  

É indicado que ele seja feito antes e depois das atividades físicas, melhorando assim a flexibilidade corporal, possibilitando diversos movimentos mais amplos.

O que é o alongamento?

Alongamento é um exercício em que a pessoa vai permanecer em uma poisção por alguns seguntos, com o objetivo de deixar o músculo estendido ao máximo.

O alongamento tem fundamental importância para a melhor manutenção da sua qualidade de vida, melhorando assim a sua aptidão física e a sua saúde física e mental. O alongamento é um exercício que tem a finalidade de oferecer mais agilidade, elasticidade e amplitude aos movimentos musculares.

Quais os benefícios do alongamento?

Existem diversos benefícios dentro do alongamento, que será tanto para atletas amadores quanto para os profissionais. Mas, como qualquer atividade física, o alongamento tem que ser feito de forma correta.

Os benefícios do alongamento são:

  • Relaxa o corpo e a mente completamente;

  • Dimui o estresse muscular;

  • Proporciona o bem-estar físico e mental;

  • Estimula o desenvolvimento do corpo;

  • Reduz a probabilidade de lesões musculares;

  • Restringe os riscos de promover algum problema na coluna;

  • Melhora a postura;

  • Alivia a tensão muscular;

  • Ameniza cólicas menstruais;

  • Estimula o cérebro a liberar a serotonina;

  • Diminui a incidência de cãibras.

  • Melhora a coordenação motora;

  • Proporciona relaxamento muscular;

  • Contribui para a recuperação muscular;

  • Melhora o nível de flexibilidade das fibras musculares;

  • Ativa a circulação;

  • Beneficia a coordenação motora;

  • Prepara o músculo para a atividade física.

O alongamento tem diversas vantagens para os órgãos internos, com a sua devida prática, ele vai massagear os rseus órgãos internos. Além disso, vai estimular a circulação do sangue e dos nutrientes no organismo.

1. Melhoram a postura

O alongamento também vai ajudar na redução da tensão muscular, melhora assom a sua postura corporal, evitando os desconfortos que poderão surgir de uma má postura. 

2. Aumentam a flexibilidade

Se os músculos estiverem flexíveis durante a atividade física, o desempenho durante a prática será muito melhor. Além disso, os alongamentos vão ajudar a manter e a recuperar a flexibilidade, pois é frequentemente com que exista uma diminuição com o avanço da idade.

3. Permitem movimentos amplos

O alongamento tem o objetivo de melhorar a sua flexibilidade, fazendo que você melhore os seus movimentos dentro da prática de esportes, o alongamento vai lhe ajudar a fazer movimentos mais amplos e com um maior equilíbrio.

4. Ajudam no relaxamento

O alongamento também vai lhe ajudar a aliviar a tensão muscular, que muitas vezes é responsável pelas dores nas costas e no pescoço. Além disso, alongar vai relaxar o corpo e a mente, ajudando assim no alívio do estresse.

5. Ativam a circulação sanguínea

Os alongamentos têm o intuito de melhorar o fluxo sanguíneo dentro dos músculos, algo muito importante para a recuperação após a musculação ou depois de lesões musculares.

Como deve ser feito o alongamento?

Para que exista o melhor benefício, o ideal é sempre praticar o alongamento todos os dias. É muito importante ressaltar que você jamais deve sentir qualquer tipo de dor ao alongar-se e deverá sempre fazer o alongamento da melhor forma, com calma, relaxado e inspirando pelo nariz e expirando pela boca.

Cada posição de alongamento deverá ser feita de 15 a 30 segundos, o ideal é sempre fazer um pré-aquecimento antes, como, por exemplo, uma leve caminhada de 5 a 10 minutos.

No alongamento deve-se iniciar  pelos músculos primários: superior das costas, peitoral e a posterior das pernas. E, a seguir, alongue os músculos auxiliares ou secundários como as mãos e os bíceps.

Quando não se deve fazer alongamento?

O alongamento jamais deverá ser feito antes de qualquer prática de musculação, pois ele tende a reduzir a força dos seus músculos.

O alongamento jamais deverá ser realizado quando se sente dor, ele pode lhe dar apenas um leve desconforto, e esse desconforto não pode lhe impedir de alongar corretamente o músculo.

Deve-se ter cuidado com músculos lesionados ou alguma região que esteja dolorida, com o objetivo de não agravar o problema.

 

Depois de ler sobre os 5 benefícios que você vai encontrar no alongamento, você ficou com alguma dúvida?

Se você gostou deste artigo, comente sobre o que achou dessas dicas se quiser compartilhe com os seus amigos.

Grande abraço e até o próximo post!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.

Compartilhe

Comente: 5 Benefícios que você vai encontrar no alongamento