Projeto de Karlos Cabral prevê reconhecimento histórico e cultural das ferrovias goianas

De acordo com a proposta, a ferrovia foi o instrumento mais eficiente de interiorização do Brasil


O deputado Antônio Gomide (PT) vai relatar o projeto de nº 5372/19, que reconhece como patrimônio histórico e cultural do povo goiano, todas as linhas e ramais ferroviários, estações, oficinas, escolas, casas de agentes, viadutos, pátios, pontes e passarelas existentes no estado de Goiás. O deputado Karlos Cabral (PDT) é o autor da propositura que tramita na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), da Assembleia Legislativa de Goiás.

De acordo com a proposta, a ferrovia foi o instrumento mais eficiente de interiorização do Brasil. Em Goiás, cidades surgiram, se consolidaram e famílias foram formadas à beira dos trilhos, atraídas pelo desenvolvimento econômico na região ferroviária. Para o parlamentar é preciso “reconhecer a importância histórica e cultural das linhas férreas e suas instalações associadas para preservar esse patrimônio”, destaca o texto.

Em sua justificativa, Karlos Cabral ressalta que “a estrada de ferro surgiu como uma alternativa para romper o estrangulamento da economia goiana quanto à sua demanda por um meio de transporte que viesse atender as necessidades de escoamento de sua produção. Vários motivos levaram ao abandono das estradas de ferro em Goiás, e se o estado não se posicionar a favor de suas ferrovias, as pouquíssimas que sobraram, não serão nada além de meros departamentos de transporte de algumas empresas exportadoras”.

Alego

Compartilhe

Comente: Projeto de Karlos Cabral prevê reconhecimento histórico e cultural das ferrovias goianas