Iris quer perdão a prefeitos do MDB que apoiaram Caiado

A mensagem do prefeito surpreendeu o ambiente emedebista no momento em que se aprofundava o debate a respeito de possíveis expulsões de quadros da legenda que apoiaram a candidatura de Ronaldo Caiado (DEM) ao governo do estado nas eleições do ano passado


O prefeito Iris Rezende endereçou, no final da tarde desta quarta-feira (10/07), carta aberta ao presidente regional do MDB, Daniel Vilela, oportunidade em que conclama os envolvidos nos acontecimentos políticos que geraram a luta interna no partido à "abertura para um amplo entendimento que começa pelo gesto simples do perdão". 

A mensagem do prefeito surpreendeu o ambiente emedebista no momento em que se aprofundava o debate a respeito de possíveis expulsões de quadros da legenda que apoiaram a candidatura de Ronaldo Caiado (DEM) ao governo do estado nas eleições do ano passado. Entre os nomes estão os prefeitos Adib Elias (Catalão), Paulo do Vale (Rio Verde) e Renato de Castro (Goianésia).

"O MDB precisa gerar uma mensagem importante para a sociedade, tendo por base a reconciliação", ressalta Iris. "Tenho absoluta certeza de que, a despeito das emoções provocadas pela dureza do debate, possam as partes iniciar um profícuo e duradouro diálogo, de modo a alcançar a sonhada unidade", disse Iris.

"O ódio jamais constrói", disse Iris na carta. "Pelo contrário, colabora de maneira explosiva para a desintegração social ao contaminar as relações institucionais e ao aprofundar situações que geram impasses e incertezas", destaca.

O prefeito fez duas citações bíblicas na mensagem enviada a Daniel Vilela. Em Mateus 18:20-22, destaca a passagem em que Jesus aconselha a perdoar "até setenta vezes sete". Em Efésios 4:32, aponta o ensinamento que fala em perdão mútuo.

Iris disse, também que "como é da tradição do MDB, temos que persistir e primar pela conduta consequente, que fortaleça uma mensagem de desprendimento e desapego no que diz respeito à luta pelo poder, sempre tendo como norte as causas maiores da sociedade".

O prefeito lembra que o apoio que pessoalmente deu à candidatura de Daniel Vilela ao governo "revestiu-se de extrema coerência para com as posições que assumimos desde as origens, a partir da visão de que o MDB tem uma missão maior no âmbito político, no sentido de conduzir o debate responsável, construtivo e patriótico".

Disputa interna
Ao falar sobre a disputa interna, Iris observa que "a decisão firmada por prefeitos e lideranças do MDB durante as eleições, no sentido de apoiar a candidatura de Ronaldo Caiado ao governo pelo DEM, constituindo-se uma dissidência, naturalmente trouxe grande incômodo nas hostes da legenda, uma conflagração que se arrasta até os dias atuais diante das expectativas de julgamento deste caso, por parte da Comissão de Ética do partido".

Mais adiante, adverte que "uma decisão a respeito, contudo, reveste-se de grande complexidade política, em especial porque os ânimos ainda permanecem acirrados com a predominância, até aqui, de posições favoráveis à expulsão de importantes quadros do MDB, grandes militantes e dirigentes que conosco marcharam em memoráveis jornadas contra a ditadura militar e pela conquista das liberdades democráticas".

Iris lembra que os nomes que são passíveis de julgamento "também desempenham papel de relevo como gestores muito bem avaliados em seus municípios, além de serem líderes que contribuíram de maneira efetiva para o crescimento do MDB em Goiás e no Brasil".

"Situações politicamente delicadas podem ser uma excelente oportunidade para demonstração de amadurecimento", reflete Iris em sua carta aberta. Ele fez a defesa da unidade interna. "Esse é o grande caminho para que o MDB se mantenha forte, aguerrido e combativo, jamais permitindo que circunstâncias da conjuntura possam afetar a sua caminhada histórica", conclui.

Compartilhe

Comente: Iris quer perdão a prefeitos do MDB que apoiaram Caiado