Heuler comemora aprovação do Código Florestal

Presidente Dilma promete veto


O deputado federal Heuler Cruvinel (DEM) comemorou ontem, em mensagem no seu perfil no Twitter a aprovação do novo Código Florestal. De acordo com o deputado, “era necessária a aprovação de um Código decente,para que fosse possível produzir com tranqüilidade, sem ferir a Lei Ambiental”. O deputado também comentou que agora “a produção será conciliada com a preservação ambiental”, e que “agora os trabalhadores rurais serão cada vez mais importantes no cenário agrícola”.

Entretanto, ainda pode ser cedo para comemorar. A presidente Dilma Roussef afirmou a políticos da base governista que vetará trechos do projeto, caso a base não consiga promover “profundas mudanças no Senado”.

O que é o código
O Código Florestal é a legislação que estipula regras para a preservação ambiental em propriedades rurais. Define o quanto deve ser preservado pelos produtores. Entre outras regras, prevê dois mecanismos de proteção ao meio ambiente. O primeiro são as chamadas áreas de preservação permanente (APPs), locais como margens de rios, topos de morros e encostas, que são considerados frágeis e devem ter a vegetação original protegida. Há ainda a reserva legal, área de mata nativa que não pode ser desmatada dentro das propriedades rurais a grande questão levantada pelo novo Código é que de acordo com os ambientalistas, as mudanças vão favorecer o desmatamento, enquanto os ruralistas acreditam que a legislação vigente é muito rigorosa, prejudicando a produção rural.

Com informações do G1

Fotos

Imagem de Heuler comemora aprovação do Código Florestal

Compartilhe

Comente: Heuler comemora aprovação do Código Florestal