Deputados discutem elefante branco

Hospital de Urgências de Santa Helena está de portas fechadas


Uma das maiores obras do Governo Cidinho. Encravado em Santa Helena está o Hospital de Urgências da Região Sudoeste, que deveria ser referência no atendimento de pessoas das cidades de Rio Verde, Acreúna, Aparecida do Rio Doce, Cachoeira Alta, Caçu, Castelândia, Itajá, Itarumã, Lagoa Santa, Maurilândia, Montividiu, Paranaiguara, Quirinópolis, Santa Helena de Goiás, Santo Antônio da Barra, São Simão, Turvelândia, Jataí, Aporé, Caiapônia, Chapadão do Céu, Doverlândia, Mineiros, Perolândia, Portelândia, Santa Rita do Araguaia e Serranópolis. Inaugurado no fim de dezembro de 2010 às pressas, o Hospital fechou as portas logo no início do ano.

É para discutir essa situação que os deputados petistas Karlos Cabral e Mauro Rubem promovem audiência pública na cidade de Santa Helena para discutir o que fazer com esse grande “elefante branco” parado. Para Karlos Cabral, a atual situação do Hospital é vergonhosa: “Foram gastos quase R$ 12 milhões de dinheiro público para que esse hospital fosse construído e mais R$ 12 milhões em equipamento para que se atendesse quase 580 mil usuários por ano. Esse hospital parado é caso de cadeia. Os responsáveis pelo não funcionamento deveriam dar explicações sobre essa situação. Vamos deixar os milhões de dinheiro público ir pelo ralo?”

Com um perfil de atendimento direcionado à urgência, como traumatologia, ortopedia, cirurgia geral, neurologia e demais urgências, o hospital foi estruturado para funcionar com 123 leitos, dos quais vinte da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), sendo dez adultos, dez pediátricos e outros 18 leitos de observação. No local, também deveriam ser disponibilizados exames de média e alta complexidade, como ultrassonografia, tomografia, eletrocardiograma, radiologia convencional e de laboratório clínico.

A audiência acontece às 14h, no auditório da OAB, ao lado do prédio da Prefeitura, em Santa Helena.

Fotos

Imagem de Deputados discutem elefante branco

Compartilhe

Comente: Deputados discutem elefante branco