BR-060 em foco

Audiência em Rio Verde discute obras de duplicação da rodovia


A Assembleia Legislativa, por iniciativa do deputado Karlos Cabral (PT), realiza nesta sexta-feira, 3, audiência pública para debater a viabilização e discussão do projeto de duplicação da BR-060. O encontro tem lugar na Câmara Municipal de Rio Verde, a partir das 9 horas.

Com o intuito de discutir o tema, foram convidados representantes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), autoridades estaduais e federais, além de representantes de empresas que utilizam em maior escala o setor de transporte da região, como transportadoras, frigoríficos, armazéns, entre outros.

São esperadas o promotor do Ministério Público de Rio Verde, Wagner Pina de Cabral; o secretário municipal de Transportes, André Luiz Abreu Ferreira; o secretário municipal de Obras, Luiz Carlos Sabino; o presidente da Associação Comercial e Industrial de Rio Verde (Acirv), Ângelo Thomaz Landim Júnior; o presidente do Sindicato Rural do município, Walter Baylão Júnior; a diretora da Federação Interestadual das Empresas de Transporte de Carga, Cecília Pedroso; o diretor da Perdigão Agroindustrial de Rio Verde, Luiz Alberto Machado de Brito; o presidente da Cooperativa Agroindustrial dos Produtores Rurais do Sudoeste, Antonio Chavaglia; e o Presidente da CDL, Fernando Ramos Jayme.

BR-060
A BR-060 é considerada a mais importante rota de escoamento da produção agrícola do sudoeste de Goiás. Recentemente foi anunciado pelo Governo Federal investimento de R$ 1,3 bilhão para obras de duplicação e construção de acessos em um trecho de quase 300 quilômetros, que deve ficar pronto em três anos.

A rodovia começa em Brasília e liga os Estados de Goiás e Mato Grosso do Sul. Com pista simples na maior parte do percurso, além de tráfego lento e arriscado. O trecho sem duplicação liga a capital goiana a vários municípios de economia baseada na agropecuária. Assim, praticamente toda a produção do sudoeste do Estado usa o movimentado e perigoso corredor logístico.

A obra, autorizada pelo Ministério dos Transportes, vai ser executada por cinco consórcios formados por 12 empreiteiras. A previsão é de que no trecho de 288 quilômetros, entre Goiânia e Jataí, seja também realizada a construção de seis viadutos. Os recursos devem sair do PAC 2.

Fonte: Assembleia Legislativa do Estado de Goiás

Compartilhe

Comente: BR-060 em foco