Aprovado projeto de Karlos Cabral que pune quem praticar maus tratos contra animais

O projeto considera maus-tratos o abandono de animais em vias públicas ou ambientes inabitados, agressões, privação de alimento, confinamento, acorrentamento ou alojamento inadequado


O plenário da Assembleia Legislativa de Goiás aprovou em segunda e definitiva votação o projeto de lei nº 4585/2018, de autoria do deputado Karlos Cabral (PDT), que define e pune atos de crueldade e maus-tratos contra animais domésticos e domesticáveis no estado de Goiás.

 

Lugar de consultas médicas e odontológicas com preços especiais é na Optima Saúde! Clique aqui para agendar a sua!

 

O projeto considera maus-tratos o abandono de animais em vias públicas ou ambientes inabitados, agressões, privação de alimento, confinamento, acorrentamento ou alojamento inadequado. Em caso de alojamento, a proposta estabelece as condições adequadas que possam garantir o bem-estar animal, como dimensões apropriadas à espécie, espaço suficiente para ampla movimentação, incidência de sol, sombra e ventilação, além do fornecimento de alimento e água limpa.

Caso seja sancionada pelo governador, os infratores da lei estarão sujeitos às penas que vão desde a apreensão do animal agredido e proibição de criar ou manter animal em sua guarda, até multas de R$ 800 a R$ 5 mil por animal e ocorrência.

Karlos Cabral explica que o projeto de lei foi elaborado em parceria com a protetora animal e médica veterinária Cynthia Lavigne, presidente da Associação de Proteção e Defesa Animal (Amo Animal), de Senador Canedo. “A Dra. Cynthia é uma das pessoas que mais se dedicam à causa animal em Goiás, e nos apresentou a necessidade de aprimorar a legislação estadual, em consonância com a legislação federal, para que quem comete maus-tratos e crueldade contra animais não fique impune. Ninguém é obrigado a ter um animal em casa, mas caso tenha é obrigado a cuidar”, comentou Karlos Cabral.

Não é a primeira vez que Cabral apresenta uma matéria em defesa da causa animal. O parlamentar é autor da lei estadual 18.793/2015 que proíbe a utilização de animais de qualquer espécie nos circos dentro do território goiano.

A matéria agora segue para apreciação do governador Ronaldo Caiado (DEM).

Gabinete Karlos Cabral

Compartilhe

Comente: Aprovado projeto de Karlos Cabral que pune quem praticar maus tratos contra animais