Materiais para tijolo ecológico

O tijolo ecológico é uma das melhores maneiras de aproximar a sustentabilidade da sua casa.


O tijolo ecológico é uma das melhores maneiras de aproximar a sustentabilidade da sua casa. Além de poder ser constituído dos mais variados materiais, ainda há a possibilidade de personalizá-los levando em consideração o tipo de obra que você irá fazer. Outro ponto positivo é que o material está na moda.

Pensar na natureza é extremamente relevante para garantir muito mais bem-estar e qualidade de vida para as gerações futuras. Levando isso em consideração, conheça, abaixo, alguns dos principais materiais para tijolo ecológico que podem ser utilizados na hora de fabricar peças tão importantes,

Composição do tijolo ecológico

Levando em consideração as palavras da Associação Nacional da Indústria do Tijolo Ecológico, a produção desse material consegue economizar entre 7 a 12 árvores de médio porte. Sendo assim, podemos ver uma grande superioridade em relação ao bloco cerâmico, extremamente prejudicial para o meio ambiente.

Você também poderá ver esse tipo de tijolo sob diferentes nomes como, por exemplo:

  • blocos modulares de solo-cimento;
  • tijolo modular de solo-cimento;
  • bloco de terra comprimida.

A sua composição pode ser proveniente dos mais variados materiais, mas, ainda assim, consegue manter a qualidade. Nem todas as suas funções estão diretamente ligadas com a estrutura e, algumas vezes, precisam da sustentação por meio de vigas. Ainda assim, a composição básica é de solo, cimento e água.

Como são fabricados?

Depois de misturar o solo com a água e com o cimento, o composto terá a capacidade de ser moldado e levado para uma prensa. Por meio dela, diversas toneladas serão prensadas sobre o tijolo, garantindo que ele fique firme. Para que o formato seja garantido, será preciso uma eco máquina destinada a essa função.

Por meio da prensa, o tijolo ecológico será comprimido e, após esse período, o material precisa ser curado. Depois de endurecer, precisará estar agregado a ele uma maior capacidade e resistência de durabilidade, o que será verificado por meio de alguns testes de qualidade.

Um dos maiores benefícios da fabricação desse tipo de tijolo é que ele não precisa ser queimado, reduzindo a emissão de poluentes no ar. Além disso, também há a possibilidade de diminuir os danos do efeito estufa e a utilização de árvores para que a queima seja realizada.

Na maior parte dos casos, o tijolo ecológico confere muito mais segurança para a sua obra. Ele é responsável por deixar o clima do ambiente mais ameno e ainda tem a capacidade de acoplar a fiação elétrica e o sistema hidráulico de uma casa.

Materiais usados

O tijolo sustentável é extremamente simples de fazer, principalmente porque você pode utilizar os mais diversos materiais para que ele seja composto. Restos de demolição ou até o plástico encontrado nas praias acaba servindo como matéria-prima. Isso, de fato, contribui para a limpeza do meio ambiente.

Conheça, abaixo, alguns dos materiais mais inusitados que foram utilizados para construir um tijolo ecológico.

Resíduos plásticos

Por meio de um projeto chamado REPLAST, da empresa ByFusion, o plástico do fundo dos oceanos foi transformado em tijolo. Além de ajudar a reduzir o lixo jogado no local, também foi possível economizar, e muito, com matéria-prima.

Para complementar essa construção de tijolos, o projeto não utiliza colas ou adesivos. Para se ter uma ideia, a produção desse tipo de material acaba reduzindo em até 95% a quantidade de gases emitidos no meio ambiente.

Escavação de obra

A escavação de obra também foi um material utilizado para a construção dos tijolos ecológicos. Por meio da empresa americana Watershed Materials, todos os resíduos retirados da obra foram reaproveitados, dando lugar a uma peça funcional e que fará parte de uma nova construção.

Cinzas

Você sabia que também é possível fazer tijolos utilizando cinzas? O Eco BLAC é um tijolo sustentável criado pelos indianos e, em sua composição, podemos encontrar 70% de cinzas das caldeiras, que são misturadas com hidróxido de sódio, cal e um pouco de argila. Além disso, o material é curado à temperatura ambiente.

 

Compartilhe

Comente: Materiais para tijolo ecológico