Dicas para escolher uma agência de marketing digital para o meu negócio?
Escolher a melhor agência de marketing digital para sua empresa pode ser uma dor de cabeça. Existem agências de todos os tamanhos, prestígio e preços, mas há fatores a serem observados que provavelmente você não pensou antes.
Escolher a melhor agência de marketing digital para sua empresa pode ser uma dor de cabeça. Existem agências de todos os tamanhos, prestígio e preços, mas há fatores a serem observados que provavelmente você não pensou antes.
Neste artigo, vamos guiá-lo com alguns passos para fazer de sua escolha um sucesso.
Liste as necessidades e objetivos de sua empresa
O primeiro passo é identificar o que sua empresa precisa e para onde você quer ir. Ter estes pontos claros ajudará a sua nova agência a ter um contexto mais claro do que realmente funcionará para você.
Se, por exemplo, você precisar de uma campanha digital, dívida quais são seus objetivos mensais, qualitativos e quantitativos.
Conduzir o reconhecimento de agências
Antes de pedir um resumo a qualquer agência, faça uma busca por pelo menos 10 agências que possam lhe interessar e não se deixe levar pelo nome extravagante que elas irão inventar.
De acordo com Pedro Amorim, diretor da Estação Indoor, vale sempre a pena olhar o site de uma agência de marketing digital, pois é lá que você irá conhecer mais sobre o seu portfólio.
Se eles não tiverem um site bem estruturado com as melhores práticas, provavelmente também não o farão para seus projetos. Verifique também se eles têm redes sociais e se seu conteúdo é criativo e gera valor.
Obtenha informações de cada agência
Uma vez que você tenha sua lista de agências, o próximo passo é pedir informações a cada uma delas, talvez este passo seja um pouco tedioso, mas quanto mais informações você tiver, mais provável é que você escolha a melhor agência.
Aqui está uma lista das informações que você deve pedir:
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Portfólio de conteúdo
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Que serviços eles oferecem?
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Quantos anos eles possuem com esta agência?
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Qual é o método de trabalho deles?
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Com quais marcas eles trabalharam? (Dica: Pergunte pelas marcas que são similares ao seu ramo de negócios).
Estas perguntas o ajudarão a saber se é uma agência de marketing digital que realmente se adapta às necessidades da sua empresa.
E olhe com muito cuidado o atendimento ao cliente e se a pessoa que o atendeu foi amigável ou não e tentou resolver todas as suas dúvidas, essa "boa sensação" que você sente será um bom sinal para fazer uma boa partida.
É a sua vez de se apresentar
Agora, talvez você tenha 3 a 5 agências que gostou e será sua vez de apresentar seu projeto a eles, de preferência agendando uma videochamada ou uma reunião cara a cara com eles.
Lembra-se do primeiro passo? Agora é a hora de aplicá-lo, pois você poderá apresentar sua empresa, o que você faz e os objetivos e necessidades que está enfrentando.
É importante que você tenha identificado alguns pontos gerais importantes como, por exemplo:
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O segmento de seu mercado: demográfico, socioeconômico, interesses, etc.
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Se você tem algum objetivo a curto ou médio prazo.
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O período de tempo em que você necessita de seu projeto.
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Se você tem redes sociais e uma história geral do que você fez digitalmente.
A proposta
E não, não é uma proposta de casamento, mas é como se fosse. Uma vez que a agência de marketing digital lhe faz a melhor oferta de custo-benefício, este será o momento ideal para realizar o seu projeto, que juntos trabalharão para aumentar as suas vendas e trazer um posicionamento de marca muito mais bem sucedido.
Nesta etapa a agência lhe fará uma proposta baseada nas necessidades explicadas acima, você terá que analisar e comparar cada detalhe, recomenda-se que a agência explique sua proposta, como, quando e onde eles realizaram seu projeto.
Não hesite em fazer-lhes todas as suas perguntas.
A decisão final
Neste último, mas mais importante passo, você terá que decidir com qual agência você gostaria de trabalhar.
Alguns dos fatores mais importantes que o ajudarão a escolher são: que o orçamento seja adequado à sua empresa, que a estratégia esteja de acordo com seus objetivos e, acima de tudo, que a maneira como eles funcionam (entrega, processos, atendimento, criatividade,, etc.) seja compatível com sua maneira de trabalhar.
Tomar a decisão final nem sempre é fácil, mas se você seguir os 5 pontos anteriores, você terá mais clareza na última etapa.
Então não esqueça: Ter uma agência de marketing digital que compreenda as suas necessidades e se adapte ao seu método de trabalho é imprescindível para aumentar as suas vendas.