O xadrez como ferramenta pedagógica

Alunos usam o jogo para melhorar capacidade de raciocínio lógico


Foi realizado na última terça-feira, 31, um torneio de xadrez na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Domingos Moni. A atividade promovida pela Secretaria de Educação, Esporte e Lazer faz parte do projeto Unidades Integradas: Aprender em Dois Tempos, e envolveu 13 participantes da unidade escolar.

O “Unidades Integradas” tem a função de promover o acesso ao ensino, esporte e lazer, no contraturno, como direito social do aluno, tendo como foco as escolas da Rede Pública Municipal, que serão assistidas em muitas outras modalidades educativas culturais.

O secretário da Educação, Esporte e Lazer, Levy Rei de França destacou que o xadrez é um jogo que propicia interação e o entretenimento sadio, colaborando para que a escola se transforme em um espaço cultural prazeroso, podendo atender ao aluno na sua formação integral.

Para estudiosos, "jogar xadrez" e saber os movimentos corretos das peças, mais do que simplesmente saber as regras do jogo, é um o plano de jogo, uma  estratégia, uma tática.
 
O primeiro e segundo lugar do torneio ficaram, respectivamente, com Murilo Souza Araújo (6º C) e Wesley dos Santos Nascimento (8º E).

Assessoria de Imprensa - Secretaria Municipal de Educação

Fotos

Imagem de O xadrez como ferramenta pedagógica

Compartilhe

Comente: O xadrez como ferramenta pedagógica